pressmaster Características empreendedoras fundamentais que todo vendedor de alta performance de possuir.

Exercendo suas atividades na área comercial, é observável que profissionais de vendas que se destacam e atingem uma performance acima da média, possui atributos em comum com os empreendedores.

Além da condição técnica, um vendedor de sucesso possui um conjunto de comportamentos e hábitos geradores de oportunidades para fechamento de novos negócios constantemente, bem como o empreendedor. Ambos, fazem com que cada dia seja aproveitado intensamente, sem desperdício de tempo, superando os obstáculos e objeções que forem surgindo.

Características do Vendedor Empreendedor

Confira abaixo elementos fundamentais que compõe o perfil de um empreendedor de sucesso e que devem ser adotados por todos os vendedores que almejam alta performance e maximização de resultados em seu trabalho.

Iniciativa

Busque constante oportunidades de negócios. Esteja sempre atento aos sinais que o cliente expressa ao longo do atendimento. É possível que ele esteja buscando determinado produto ou serviço mas acaba percebendo, com o auxílio do vendedor, que outras ofertas também possam lhe servir bem. Deste modo o vendedor consegue ajuda-lo ainda mais efetivamente e naturalmente aumenta o volume de seu faturamento.

Perseverança

O empresário, principalmente de micro e pequena empresa, trabalha bastante sozinho, portanto a persistência deve ser sua aliada e desistir é uma palavra que não pode fazer parte do vocabulário deste profissional.

PSC

Normalmente o vendedor também atua de maneira bastante autônoma em seu dia a dia, mesmo trabalhando no mesmo ambiente que outros. Pois, o ideal é que ele passe a maior parte do tempo focado nas diversas tarefas, demandas diárias para prestar um atendimento pontual e de excelência aos seus clientes. Foco é o elemento determinante para conseguir atingir grandes resultados, em qualquer tipo de atividade.

Capacidade de planejamento

Clareza de onde está e onde quer chegar, bem como o que é necessário fazer para atingir seu estado desejado. Este é um atributo que não se restringe aos vendedores ou empreendedores, mas todos os profissionais bem sucedidos. Criar estratégias, planos de ações e priorizá-las durante o decorrer de sua trajetória, visando sempre os melhores caminhos para atingir suas metas e objetivos.

Eficiência e qualidade

Outra característica do empreendedor a ser desfrutada pelos vendedores é o bom aproveitamento dos recursos disponíveis, direcionando os esforços sempre em prol da conquista do cliente. Deve-se prestar um atendimento de alta qualidade, dispondo de todas as informações necessárias de interesse do cliente e entregando soluções efetivas.

Rede de contatos

Um vendedor de referência possui ampla cartela de clientes, melhor ainda, clientes fiéis.  Participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto/serviço e mercado de atuação, ajuda a formar bons contatos. Assim também se refere ao empreendedor.

Para empreender, não é necessário ter uma empresa, tanto vendedores quanto qualquer outro profissional pode e deve ser autônomo em seu campo de atuação. Trata-se de não esperar a oportunidade surgir, mas sim cria-las. É você quem define o ritmo de seu crescimento profissional!

E você, tem empreendido na sua carreira? Comente, compartilhe e contribua com seus amigos!