Como vencer a incompetência com Coaching

Dmitry Guzhanin Líder competente

Segundo o dicionário informal, incompetência é a ação de não ser competente e refere-se à pessoa que não tem competência ou habilidade em relação a determinado assunto ou conhecimento. Se pensarmos bem, todos nós em maior ou menor proporção, também somos incompetentes em algo, isso não quer dizer, porém, que não possamos aprender e nos tornarmos habilidosos no que quisermos.

O problema é que a falta de competência para determinadas demandas e assuntos, especialmente no trabalho, dificulta muito o nosso crescimento do profissional. Por isso, e para evitar que percamos ótimas oportunidades de ascensão, precisamos contar com mecanismos efetivos que nos ajudem a identificar as nossas incompetências e vencê-las por completo.

 

Coaching para Vencer a Incompetência

Neste sentido, o Coaching se destaca como um dos mais poderosos métodos de desenvolvimento humano, uma vez que ajuda o profissional, líder ou pessoa a identificar quais são as suas competências em déficit no aspecto pessoal e na carreira e as habilidades e qualificações que precisa aprimorar e desenvolver para que possa ir além.

O fato é que ninguém quer ser taxado de incompetente, pois todos nos somos verdadeiramente capazes de aprender e reter novos conhecimentos e transformá-los em grandes resultados. Por isso mesmo, acredito que tanto as empresas quanto os seus colaboradores devem trabalhar juntos para ampliar sua qualificação e evoluir.

O Coaching apoia ambos neste sentido, ajudando os coachees (clientes) a identificarem seus gaps e desenvolverem suas habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais de forma rápida, planejada e objetiva. Para isso, usa ferramentas, técnicas e métodos efetivos e que são capazes de diminuir progressivamente a incompetência em qualquer área.

PSC

Além disso, o processo também trabalha fatores como: comunicação, relacionamento interpessoal, liderança, gestão do tempo, produtividade, engajamento, planejamento, visão estratégica, entre outros, para que assim as pessoas possam compreender onde podem e precisam melhorar continuamente e desenvolver estas competências com assertividade.

O Coaching ainda atua no desenvolvimento de elementos importantes para a manutenção da performance e aumento das competências do profissional, tais como: autoestima, foco, automotivação, resiliência e autoconfiança, uma vez que para crescer e expandir suas competências, é preciso acreditar em si mesmo, em suas qualidades, talentos e habilidades e investir no próprio aprimoramento.

Este autoconhecimento é essencial, pois dá origem ao empoderamento que a pessoa precisa para valorizar o que sabe; suas experiências, aprendizados adquiridos ao longo do tempo, como também a buscar entender onde moram suas incompetências e fazer sua parte para complementar seus conhecimentos e eliminar seus gaps. O Coaching é o apoio ideal para isso!

E você, onde gostaria de ser mais competente? Quais habilidades e conhecimentos você precisa desenvolver? Para qualquer resposta, saiba que o Coaching pode ajudar você a ir além. Para isso, conheça e faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC e seja o melhor profissional e ser humano que você pode ser.