Saber como ser um bom gerente de vendas é importante para guiar a equipe de forma correta e impulsionar os resultados

Goran Bogicevic/Shutterstock Para ser um bom gerente de vendas é importante saber motivar e engajar a equipe

Quando se é líder de uma equipe de vendedores é sempre importante se perguntar como ser um bom gerente de vendas? Onde eu posso melhorar? E também procurar conhecer seus pontos fortes e de melhoria, para assim poder se desenvolver de forma sistêmica e mais abrangente. A grande questão é que nem todos os chefes têm esta consciência e acabam passando a vida toda repetindo as mesmas crenças e os mesmos comportamentos, sem se dar conta de que para se tornarem verdadeiramente referências para seus liderados, precisam investir sempre em seu crescimento.

Como líderes somos os guias de nossa equipe. É a ela que delegamos as tarefas, ensinamos como realizar o trabalho, atribuímos as metas e também a realização dos projetos. Para que os resultados sejam alcançados plenamente, os vendedores devem sentir-se realmente inspirados por nossa liderança e, reconhecer em nossas ações, algo de positivo que os engaje e motive sempre a querer ir mais longe e a dar o melhor em seu trabalho.

O Que Você Deve Saber Para Ser um Bom Gestor?

Portanto, para ser um bom gerente de vendas é essencial investir em sua evolução profissional, buscar identificar seus gaps, os pontos que precisam ser trabalhados, melhorados ou mesmo eliminados. Também é essencial desenvolver novas competências técnicas, emocionais e comportamentais, para que possa transmitir, com congruência e segurança, conhecimentos à sua equipe, lidar com as pessoas de forma assertiva e aprimorar as habilidades já existentes.

E sabe por quê? Porque hoje no mercado não há mais muito espaço para líderes ultrapassados, que não buscam expandir seus talentos e experiências e que preferem ficar estagnados na carreira. Por tudo isso e mais um pouco, ressalto que as lideranças, em qualquer área que seja, devem estar sempre muito bem preparadas para conduzir pessoas, gerenciar processos e conquistar os resultados que as empresas precisam para crescer, avançar e consolidar sua marca.

Dicas Poderosas de Como Ser um Bom Gerente de Vendas

  • Invista continuamente em sua evolução profissional (cursos, especializações, leituras, workshops, Coaching em Vendas);
  • Desenvolva uma comunicação assertiva, clara e eficaz;
  • Conheça bem sua equipe e o perfil dos seus liderados;
  • Tenha ações congruentes com o que você diz e prega;
  • Construa relacionamentos interpessoais positivos;
  • Aprenda a motivar e engajar seus profissionais da forma correta;
  • feedbacks de melhoria, correção e reconhecimento sempre;
  • Trabalhe como prazos e metas realistas;
  • Mantenha sempre uma relação respeitosa com seus profissionais;
  • Esteja aberto a ouvir o que eles têm a dizer e considerar suas sugestões;
  • Aprenda como cobrar seus vendedores da maneira correta, valorizando suas competências e habilidades e empoderando-os;
  • Reconheça os resultados de sua equipe sempre;
  • Seja parceiro de sua equipe de vendas e busque oferecer-lhe desenvolvimento constante por meio do compartilhamento de experiências, oferecimento de cursos e programas de treinamento;

Estas são algumas dicas poderosas que todo gestor de vendas deve seguir para se tornar uma referência positiva para os seus liderados e impulsionar os resultados de sua equipe de profissionais de forma contínua e consistente.

Quer uma ajudinha para potencializar seus resultados? Conheça a formação em Coaching em Vendas, desenvolva novas habilidades como líder de vendas e torne-se verdadeiramente o gestor que toda equipe e empresa desejam ter.

PSC