Por definição, ter sinergia é saber que o todo é maior do que as partes. Uma equipe tem sinergia quando os participantes se engajam em causas comuns que têm como objetivo o benefícios de todos: aquele time específico, outros colaboradores e a empresa.

Antes de continuar lendo esse artigo, é importante se lembrar de que a eficiência não é necessariamente algo individual. Em uma empresa os resultados são alcançados por conta de um esforço global, ou seja, do trabalho de todos os colaboradores. Por isso, é correto dizer que a eficiência está ligada ao trabalho em grupo.

A partir de agora vou explicar melhor o conceito de sinergia e como isso influencia no nosso dia a dia.

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso feito pra você!

Entendimento entre um grupo

Como a sinergia pressupõe no mínimo duas pessoas, ela será fruto da colaboração, da compreensão genuí­na entre as pessoas, da mentalidade de ganho mútuo e da visão do resultado global. Não por acaso, este é um item que está na minha lista de hábitos típicos de pessoas altamente eficazes.

Quando uma empresa investe em sinergia, ela ganha um diferencial competitivo. Isso ocorre, pois as pessoas e áreas que trabalham juntas produzem mais e com um padrão de qualidade elevado. Afinal, haverá troca de conhecimento, experiências e incentivo mútuo para entregar o trabalho de outro nível. Além dos resultados quantitativos para a corporação, existem aquelas consequências boas conectadas com o dia a dia. Com a sinergia afiada, os colaboradores terão uma melhora significativa nas relações interpessoais e no desenvolvimento profissional e pessoal.

PSC

Já deu para perceber que essa é uma virtude que não se consegue em curto prazo, não é mesmo? É preciso que as pessoas cultivem suas relações por um período que não pode ser determinado comummente, pois cada grupo tem o seu tempo.

Aplicação da sinergia

Um trabalho em conjunto da área de Recursos Humanos, da gestão e das lideranças pode trazer resultados impressionantes. Ações como workshops com jogos e dinâmicas que promovam o trabalho em times e feedbacks individuais e em grupo podem cooperar para a criação e a sustentação de equipes com sinergia.

Claro que quando você começar a falar de sinergia, muitas pessoas terão dúvidas quanto à capacidade de transformação e atuação das pessoas, pois, provavelmente, elas são desconfiadas em relação ao potencial infinito que todos temos dentro de nós. Nesse momento saiba que o coaching pode despertar uma chama de motivação e visão de futuro.

Existem treinamentos e capacitações externos que podem ajudar. O Coaching Group do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), por exemplo, é um processo em que os participantes entram em uma espécie de flow coletivo: uma comunicação com uma fluidez única, experimentando descobertas, ressignificações, o despertar de potenciais inexplorados e uma dose cavalar de autocon­hecimento. O momento é tão poderoso que se torna quase impossível não se deixar levar por essa atmosfera benigna!

Quando o somatório de energias diversas acontece em um mesmo local, todos passam a reproduzir outra corrente, dando forma a uma energia nova, intei­ramente outra em relação às individuais. O produto da junção das energias que todos temos dentro de nós é uma corrente elétrica sui generis, diferente de tudo que se está acostumado a ver, por isso trata-se exatamente não de uma energia, mas de sinergia.

Nos processos de Coaching em Grupo, a sinergia é nada mais do que uma espécie de mola propulsora capaz de tudo transformar e também de fazer com que tudo aconteça. A expli­cação para isso é bem simples: nossas energias individuais são múltiplas, como, aliás, também somos cada um de nós. Quando acionadas em conjunto, pelo efeito único da experiência do Coaching Group, o que acontece é uma explosão sinérgica, que na prática acaba multiplicando o potencial das próprias energias individuais.

Além disso, ainda existem as formações individuais que podem contribuir para evolução de um funcionário e de vários em momentos diferentes. O Leader Coach Training (LCT) do IBC, por exemplo, é uma formação completa para líderes de alto desempenho. O curso serve como uma poderosa ferramenta de coaching para capacitar aqueles líderes em potencial. Quando a liderança está motivada e tem conhecimento suficiente, ela conseguirá fazer uma administração mais eficiente da equipe. É possível incentivar a sinergia entre os funcionários, guiar pelos caminhos da inteligência emocional e desenvolver cada vez mais as habilidades de cada colaborador.

Outro ponto é analisar o candidato no momento da contratação. O IBC tem um curso de Consultor em Análise Comportamental destinado aos profissionais de Recursos Humanos (RH), psicólogos, líderes, gestores e mais. Esse método usa o Coaching Assessment, um sistema de mapeamento de perfil comportamental feito especificamente para a seleção de candidatos, remanejamento e até a prevenção de possíveis causas de problemas relacionados à conduta.

Vida pessoal

É fundamental que a vida profissional e a vida pessoal caminhem juntas. Afinal, uma tem ligação direta com a outra. Se não estamos bem no nosso lar, é provável que não conseguiremos estar muito bem no local de trabalho. Por isso, é interessante trabalhar com a sinergia também quando está fora da organização.

Falo de tudo: programas fora de casa, reuniões na sala de estar e até viagens. Se você mora com mais pessoas, por exemplo, é essencial criar um bom relacionamento tanto para os momentos de entretenimento quanto para aqueles de tarefas domésticas.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

A importância da sinergia

Ações como essas que falei acima contribuem fortemente para a criação de um sentimento de coletividade, troca saudável de conhecimento, comprometimento e até de solidariedade. Quem não gostaria de ter essas características em uma equipe, não é mesmo? E você viu por aqui que é possível ter times com essa virtude!

Aqui é essencial não esquecer de que a virtude da sinergia deve existir em todos os níveis hierárquicos: desde o chefe até o assistente. Quando há compreensão genuína, as pessoas encontram soluções que são melhores do que encontrari­am agindo individualmente. A promoção da participação das pessoas funciona como um elemento fundamental para a obtenção da sinergia entre equipes. Pessoas com habilidades e competências distintas formam equipes de alto desempenho quando elas têm autonomia, metas bem definidas e outros colegas que têm o mesmo objetivo e que estão interessados em trabalhar em grupo.

Um projeto, planificação ou empreendimento, seja ele de médio ou longo prazo, exige diferentes performances, mudanças de ritmo, ora com um ataque feroz e fulminante, ora com um recuo estratégico ou com uma espera calcula­da. Grosso modo, essas regras valem tanto para as questões individuais quanto profissionais.

Um esforço de sinergia permite que os indivíduos estejam em sintonia com as metas globais da empresa a todo o momento, evitem erros já que todos poderão verificar as informações, alinhem as expectativas, pensem globalmente, passem e recebam conhecimento e incentivem uns aos outros a serem o melhor de si.  É uma forma de praticar um papel significativo na comunidade que a empresa acaba construindo com os funcionários. Cada um terá uma função e poderá ajudar e ser ajudado para executá-la da melhor maneira possível. Os resultados serão sentidos individualmente e coletivamente.

E você, acha que a sua equipe tem sinergia? Compartilhe esse artigo com os seus colegas de trabalho!

Copyright: 406987666 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem