Profissional desfocando olhando o celular durante o expediente - perfeito exemplo de falta de atenção no trabalho

George Rudy/Shutterstock Ficar no celular é um exemplo de atitude que ajuda na falta de atenção no trabalho

Com um dia a dia repleto informações, lidar com a falta de atenção no trabalho pode ser verdadeiramente um grande desafio para os profissionais. São e-mails, reuniões, as conversas dos colegas ao lado, as mensagens no celular, as notícias na internet: tudo faz com que nossa atenção se divida em várias partes. Portanto, manter o foco é mesmo uma tarefa desafiadora.

Ainda assim é essencial manter o profissionalismo e buscar estratégias efetivas para não deixar que todos os destratores ao nosso redor levem embora a nossa produtividade e atrapalhem os nossos resultados. Outro ponto importante em relação à falta de atenção no trabalho é que ela não acontece por acaso. Em alguns momentos é fruto dos problemas do profissional, da falta de motivação para realizar suas demandas, da procrastinação ou ainda da falta de comprometimento com seu serviço propriamente dita.

Em todo caso, os reflexos de tudo isso são sempre negativos, pois afetam diretamente o desempenho do trabalhador e sua reputação profissional. Para evitar exatamente problemas desta natureza, eu trouxe algumas dicas poderosas para manter o foco e evitar que o excesso de distrações leve embora o seu sucesso na carreira.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante
desenvolvimento!Clique aqui e descubra como isso
é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

5 Formas de Lidar com a Falta de Atenção no Trabalho

Veja agora cinco dicas poderosas para eliminar a falta de atenção no trabalho, aumentar sua produtividade e ter resultados melhores e mais expressivos.

Organize-se

PSC

Uma boa organização é essencial para que seu dia de trabalho seja mais produtivo. Quando você sabe o que tem que fazer, consegue organizar melhor os prazos e as datas de entregas dos seus projetos, reuniões e demandas; e trabalhar de forma mais objetiva para garantir que tudo aconteça conforme o planejado. Faça isso!

Elimine a Procrastinação

Tanto quando a demanda está acima dos seus conhecimentos quanto abaixo, o colaborador pode acabar encontrando várias desculpas para procrastinar sua realização, tanto por entender que pode fazer muito rápido aquele trabalho, como por não saber como realiza-lo. É exatamente neste intervalo que surgem as distrações que levam a pessoa a perder o foco e, muitas vezes, a atrasar a entrega de um job importante ou mesmo fazê-lo de última hora. Portanto, busque eliminar a procrastinação do seu dia a dia.

Motive-se

A automotivação é uma grande aliada dos profissionais que têm foco, pois é o que faz com que eles se mantenham sempre motivados em qualquer situação. Também o que ajuda a que fiquem concentrados em seu trabalho e sejam mais produtivos em seu dia a dia. Não por acaso, é o que os diferencia daqueles que sempre alteram sua produtividade em decorrência de fatores externos.

Defina Metas

Metas são um norte, ou seja, um caminho a seguir e uma forma de manter-se sempre na direção da realização de suas demandas e objetivos profissionais. Portanto, para aumentar a atenção em seu trabalho, defina suas metas diárias de produtividade e assegure que cumprirá com o planejado.

É comprovado que os sentimentos influenciam diretamente na sua produtividade. Clique aqui, faça o nosso teste
e descubra qual o seu nível de felicidade!

Gestão do Tempo

Uma boa administração do tempo é essencial a que um profissional consiga realmente manter o foco e obter os resultados que precisa para crescer na carreira e apresentar bons resultados na empresa. Portanto, seja criterioso ao realizar seu trabalho, evite distrações na internet, celular e conversas paralelas e foque em cumprir bem suas tarefas dentro do seu horário de trabalho.

Aproveite estas superdicas e busque colocá-las verdadeiramente em prática. Em pouco tempo você verá como seu poder de concentração irá aumentar significativamente e como a sua produtividade seguirá no mesmo ritmo. Foco e boa sorte!