Como-fazer-uma-reunião-motivacional

Veja 5 Dicas de Como Fazer uma Reunião Motivacional Com Sua Equipe

Por: José Roberto Marques | Blog | 11 de agosto de 2017

Saber inspirar e motivar os colaboradores da equipe é fundamental para obter resultados significativos em seu comprometimento, engajamento e produtividade. Para isso, é interessante saber como fazer uma reunião motivacional para incutir na sua equipe o desejo de fazer mais e melhor. É importante sempre lembrar de que, antes de serem profissionais, os membros do seu grupo, são seres humanos e, também por isso, eles desejam e necessitam de incentivos para alcançar o máximo do seu potencial.

5 Dicas Poderosas de Como Fazer uma Reunião Motivacional

O gestor que entende a importância da motivação no ambiente corporativo consegue ter melhores resultados, em termos de eficiência e comprometimento, por parte de sua equipe. Então, que tal conferir as cinco dicas que listei abaixo para tornar as reuniões com a equipe mais motivadoras e eficientes? Confira:

1 – Descontração na Medida Certa

O planejamento de uma reunião motivacional inclui deixar o ambiente menos formal, mas sem exageros, pois os colaboradores ainda devem ter bem claro que se trata de uma reunião de trabalho. Uma forma de obter descontração na medida certa é oferecer alguns petiscos e um cafezinho para que os membros possam degustar enquanto discutem os pontos do próximo projeto. Faça do ambiente da reunião agradável para que as pessoas queiram estar lá para discutir os planos da empresa.

2 – Dê Feedbacks

Uma das regras de como fazer uma reunião motivacional é apresentar feedbacks positivos para os funcionários, ou seja, dizer a eles o que foi feito corretamente até esse momento. Corrigir os erros e dar novas orientações é importante, mas em termos de motivação o que fala mais alto é saber que se está realizando um bom trabalho. Então, comece a reunião falando sobre as metas alcançadas, dando destaque ao papel crucial de cada indivíduo.

3 – Use Recursos Visuais Para Apresentar as Metas

Os colaboradores se sentirão mais comprometidos em cumprir as tarefas necessárias para atingir metas se tiverem bem claro o caminho para chegar aos resultados. Dessa forma, em uma reunião, apresente as metas visualmente bem explicadas, além de listar o objetivo final, você deverá apresentar os passos necessários para chegar lá. Deixe claro que o trabalho de todos os profissionais é essencialmente relevante para que se atinjam os alvos estipulados.

4 – Passe a Palavra aos Colaboradores

Uma reunião motivacional não deve ser um monólogo do gestor, pois o líder não irá realizar todo o trabalho sozinho, não é mesmo? Passe a palavra para os membros da sua equipe para que, além de ouvir as opiniões que eles irão dar – e que podem ser ótimas soluções, possa discutir a respeito das tarefas a serem executadas, dando-lhes mais confiança para exercê-las.

5 – Deixe um Canal de Comunicação Aberto

Antes de a reunião terminar, explicite para os seus colaboradores que o canal de comunicação está aberto, ou seja, que eles podem vir até você em qualquer momento da execução do projeto para solicitar orientação. Os funcionários se tornam mais motivados, ao passo que conseguem conversar efetivamente com o líder e estabelecem uma relação de diálogo dentro e fora das reuniões.

Saber como fazer uma reunião motivacional é essencial para um momento em que o bom desempenho de todos os profissionais envolvidos reflete no resultado desejado. Aproveite e compartilhe estas dicas poderosas e espalhe conhecimento.