Saber inspirar e motivar os colaboradores de uma equipe é fundamental para obter resultados significativos no seu comprometimento, engajamento e produtividade. Para isso, é interessante saber como fazer uma reunião motivacional para incutir na sua equipe o desejo de fazer mais e melhor.

É importante sempre lembrar de que, antes de serem profissionais, os membros do seu grupo são seres humanos e, também por isso, desejam e necessitam de incentivos para alcançar o máximo do seu potencial.

O gestor que entende a importância da motivação no ambiente corporativo consegue ter melhores resultados, em termos de eficiência e comprometimento, por parte da sua equipe. Então, que tal conferir as 5 dicas que listamos abaixo para tornar as reuniões com a equipe mais motivadoras e eficientes? Continue a leitura e saiba mais!

1. Promova descontração na medida certa

O planejamento de uma reunião motivacional inclui deixar o ambiente menos formal, mas sem exageros, pois os colaboradores ainda devem ter bem claro que se trata de uma reunião de trabalho. Uma forma de obter descontração na medida certa é oferecer alguns petiscos e um cafezinho para que os membros possam degustar enquanto discutem os pontos do próximo projeto. Torne o ambiente da reunião agradável para que as pessoas queiram estar lá para discutir os planos da empresa.

Por mais que isso gere descontração, lembre-se de que você está em um ambiente profissional, sem música alta etc. Envie um convite a todos da equipe comunicando a realização da reunião, definindo a data, o horário e a duração. Explique que se trata de uma reunião motivacional, com o objetivo de obter feedbacks e dar os próximos passos nos projetos da empresa, fortalecendo a motivação e a integração de todos. Dessa forma, todos chegarão à reunião já sabendo do que se trata.

2. Dê feedbacks humanizados

Uma das regras de como fazer uma reunião motivacional é apresentar feedbacks positivos para os funcionários, ou seja, dizer a eles o que foi feito corretamente até o momento. Corrigir os erros e dar novas orientações é importante, mas, em termos de motivação, o que fala mais alto é saber que está sendo feito um bom trabalho. Então, comece a reunião falando sobre as metas alcançadas, dando destaque ao papel crucial de cada indivíduo.

PSC

Lembre-se daquele velho conselho corporativo: elogie em público e critique em particular. Deixe as críticas (construtivas e humanizadas, é claro!) para os momentos de reunião individual com cada liderado. Uma reunião motivacional deve focar mais no que deu certo e no que pode melhorar, não sendo o momento mais apropriado para lidar com erros e questões mais delicadas, OK? Tenha essa sensibilidade para não deixar “cair” a energia do momento.

3. Utilize recursos visuais para apresentar metas

Depois de apresentar resultados e dar feedbacks, é chegada a hora de mostrar aos liderados os próximos passos que serão dados nos projetos da organização. Esse é o momento de o líder mostrar que confia e acredita na capacidade de cada um para que as novas metas sejam plenamente alcançadas. É também a ocasião para reforçar que o trabalho de todos os presentes é necessário para que isso seja possível, afinal de contas, o desempenho de todos influencia e é influenciado pelo desempenho de todos.

Os colaboradores se sentirão mais comprometidos em cumprir as tarefas necessárias para atingir as metas se tiverem bem claro o caminho para chegar aos resultados. Dessa forma, nessa reunião, apresente as metas visualmente bem-explicadas. Além de listar o objetivo final, você deverá apresentar os passos necessários para chegar lá. Deixe claro que o trabalho de todos os profissionais é essencialmente relevante para que se atinjam os alvos estipulados.

4. Passe a palavra aos colaboradores

Uma reunião motivacional não deve ser um monólogo do gestor, pois o líder não vai realizar todo o trabalho sozinho, não é mesmo? Portanto, passe a palavra para os membros da sua equipe para que, além de ouvir as opiniões que eles podem dar — que que podem ser ótimas soluções! — todos possam discutir a respeito das tarefas a serem executadas, dando-lhes mais confiança para exercê-las. Ouça as sugestões de todos, contribuindo com uma gestão mais democrática.

É importante que o líder organize a reunião de modo que ele possa apresentar os conteúdos sem ser interrompido e, depois, passe a palavra a quem quiser se pronunciar. Isso evita a desorganização e as conversas paralelas que podem fugir do tema. Assim, você consegue manter a reunião dentro da duração estipulada, sem prolongá-la mais do que o necessário.

5. Traga referências motivacionais externas

Já que estamos falando de uma reunião motivacional, é importante enriquecê-la com algumas referências externas que gerem reflexões positivas. Estamos falando de músicas, frases, vídeos e breves palestras. Selecione bem esses conteúdos antes de apresentá-los à equipe. Verifique tudo aquilo que tenha a ver com o momento vivido e que possa despertar a motivação de todos.

Além dessas referências, também é possível realizar algumas dinâmicas motivacionais simples, como as várias que já apresentamos aqui no blog. O líder deve escolher esse momento de dinâmicas e reflexões, podendo ser realizado no início, no meio ou no encerramento da reunião.

6. Deixe um canal de comunicação aberto

Antes de a reunião terminar, explicite para os seus colaboradores que o canal de comunicação está aberto, ou seja, que eles podem vir até você em qualquer momento da execução do projeto para solicitar orientação. Os funcionários se tornam mais motivados, ao passo que conseguem conversar efetivamente com o líder e estabelecer uma relação de diálogo dentro e fora das reuniões.

Para isso, reforce a todos a localização da sua sala, o seu e-mail, o seu telefone, entre outros canais de comunicação que possam ser utilizados. Finalize o encontro perguntando se alguém tem alguma dúvida. É importante que todos saiam da reunião com a mente esclarecida e com o coração motivado para dar o melhor de si.

Saber como fazer uma reunião motivacional é essencial para um momento em que o bom desempenho de todos os profissionais envolvidos reflete o resultado desejado. Siga as dicas acima e extraia o melhor desses momentos!

E você, ser de luz, já conduziu ou já participou de alguma reunião motivacional? Como foi a sua experiência? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!