Para ter uma equipe entrosada é necessário investir em treinamentos que promovam a união entre seus membros. Muitas dinâmicas em grupo têm como objetivo a interação entre os colaboradores e servem para estreitar os laços entre eles. Pensando nisso, neste artigo falarei sobre a importância do Team Building, o que é e mostrarei como ele pode ser útil para o desenvolvimento dos profissionais de sua empresa.

Team Building: O Que é e Quais São os Benefícios Para a Empresa?

A expressão Team Building significa construção de time e é exatamente esse o objetivo deste tipo de atividade. A intenção não é transformar os colegas de trabalho em amigos de infância, mas sim criar um relacionamento positivo entre todos, de forma que seja mais fácil trabalhar em equipe.

Dentre os benefícios obtidos por meio de atividades de Team Building estão:

  • Integração entre funcionários.
  • A oportunidade para que cada um possa analisar seu próprio comportamento perante a equipe e também o comportamento dos colegas.
  • Identificar o papel de cada um dentro da equipe levando em consideração suas características e habilidades.
  • Motivação dos funcionários.

Exemplos de Team Building

Depois de conhecer os benefícios, é hora de conferir seis exemplos de Team Building que podem ser aplicados na sua empresa.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

1ª Atividade: Construção de um Objeto

PSC

Esta atividade consiste em fornecer peças para que os participantes, juntos, possam construir um objeto. Para deixar a brincadeira mais interessante, inclua outras peças para desafiá-los a encontrar quais são as certas e, então, concluir a montagem. É necessário deixar claro que todos devem contribuir. Esta dinâmica serve para mostrar a importância do trabalho em equipe, além de ser interessante para os gestores analisar o comportamento de cada um durante a realização.

2ª Atividade: Trilha às Escuras

Os participantes devem estar vendados e, então, formar uma fila e colocar a mão sobre o ombro do colega da frente. Apenas o primeiro da fila estará sem a venda nos olhos e sua missão é guiar a todos, mas em silêncio, apenas direcionando-os para onde devem ir. É uma atividade que pode ensinar várias lições sobre liderança, como a importância de confiar no líder, mas também a dificuldade que ele encontra se for trabalhar sozinho, sem a ajuda de seus colaboradores.

3ª Atividade: Masterchef

Uma forma de confraternizar e, ao mesmo tempo, fortalecer os laços da equipe é promovendo uma competição gastronômica. Os funcionários devem ser divididos em grupos e, então, preparar um prato especial. Aqui poderão ser observados o comportamento de cada um ao trabalhar em equipe, além da criatividade e capacidade de improvisar. Ao final, todos poderão saborear os pratos, conversar e se tornar mais próximos uns dos outros.

4ª Atividade: Logotipo da moeda

Comece pedindo a todos os participantes para esvaziarem os bolsos, bolsas e carteiras de quaisquer moedas que possam ter e colocá-los na mesa à sua frente. Se alguém não tiver moedas ou tiver poucas, outras pessoas na sala poderão compartilhar suas moedas com elas. Instrua cada pessoa a criar seu próprio logotipo pessoal usando as moedas na frente deles em apenas um minuto. Outros materiais que podem ter, como canetas, cadernos, carteiras, etc., também podem ser usados ​​na criação do logotipo. Se houver um grupo particularmente grande, as pessoas podem ser divididas em equipes de 3-6 pessoas e instruídas a criar um logotipo que as represente como uma equipe ou a sala inteira possa se reunir para usar as moedas para criar um logotipo para a organização / grupo / departamento / etc. Cada participante solitário pode explicar seu logotipo para o grupo ou se a sala foi dividida em grupos, o líder pode fazer com que cada grupo discuta o que levou ao logotipo da equipe.

5ª Atividade: Jogo de Destaques da Vida

Esta é uma excelente atividade de quebra-gelo perfeita para pequenos grupos e grandes grupos. Comece pedindo a cada participante que feche os olhos por um minuto e considere os melhores momentos de suas vidas. Isso pode incluir momentos que eles tiveram sozinho, compartilharam com a família ou amigos; esses momentos podem pertencer a sucessos profissionais, revelações pessoais ou aventuras excitantes da vida. Depois que os participantes tiverem tido um momento para percorrer os pontos altos de suas vidas, informe-os que a busca por destaques está prestes a ser reduzida. Mantendo os olhos fechados, peça a cada participante que tome um momento para decidir que 30 segundos de sua vida eles gostariam de reviver se tivessem apenas trinta segundos restantes em sua vida. A primeira parte da atividade permite que os participantes reflitam sobre suas vidas, enquanto a segunda parte permite que eles conheçam seus colegas de trabalho em um nível mais íntimo. A segunda parte do jogo é a seção “review”. O líder da atividade perguntará a cada participante o que os seus 30 segundos causaram e por que o escolheram, o que permitirá aos participantes sentirem as paixões, os amores e as personalidades de cada um.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

6ª Atividade: Duas verdades e uma mentira

Comece fazendo com que cada membro da equipe escreva secretamente duas verdades sobre si mesmas e uma mentira em um pequeno pedaço de papel. Não revele a ninguém o que você escreveu! Uma vez que cada pessoa tenha completado este passo, permita de 10 a 15 minutos para uma conversa aberta e bem descontraída, onde todos questionam um ao outro em suas três perguntas. A ideia é convencer os outros de que sua mentira é realmente uma verdade, enquanto, por outro lado, você tenta adivinhar as verdades e mentiras de outras pessoas fazendo perguntas. Não revele suas verdades ou minta para ninguém – mesmo que a maioria da equipe já tenha percebido! Após o período de conversação, reúna-se em um círculo e, um por um, repita cada uma de suas três afirmações e peça ao grupo que vote em qual delas acha que é a mentira. Você pode jogar este jogo de forma competitiva e conceder pontos para cada mentira que você adivinhar ou para enganar outros jogadores em sua própria mentira. Este jogo ajuda a incentivar uma melhor comunicação no escritório, além de permitir que você conheça melhor seus colegas de trabalho.

 

Você já realizou alguma atividade de Team Building na sua empresa? Que benefícios pode perceber na equipe depois disso? Conheça também o poder do Coaching em Grupo e compartilhe sua experiência nos comentários!

Copyright: Rawpixel.com/Shutterstock