Kzenon/Shutterstock Conheça as vantagens e desvantagens do Coaching em grupo e saiba porque contratar este serviço para sua empresa

Por ser Master Coach Senior e também treinador muitos clientes e alunos sempre me perguntam quais são as vantagens e desvantagens do Coaching em grupo. Esta é uma dúvida recorrente ainda mais no universo corporativo, onde muitas vezes os processos são contratados para equipes de profissionais.

Por minha experiência, acredito que esta é uma abordagem bastante eficaz e  assertiva, pois permite o desenvolvimento de uma inteligência coletiva maior, ou seja, um espaço de cocriação onde todos podem colaborar mutuamente para o crescimento dos participantes.

Mas claro; tudo isso depende da permissão que cada pessoa dá a si mesma de expor suas dificuldades, medos e pontos de melhoria e buscar, com a ajuda do outro, uma força a mais para aprender e evoluir profissional e pessoalmente.

Vamos, então, listar algumas vantagens e desvantagens do Coaching em grupo para que você possa compreender melhor como este processo funciona. Continue lendo e avalie qual o modelo mais atende as suas necessidades.

Vantagens do Coaching em Grupo

  • Auxílio de um Coach, profissional especializado, que conduzirá este processo com toda maestria, respeito, discrição, expertise e profissionalismo.
  • Maior integração entre as pessoas/profissionais/líderes e criação de uma inteligência coletiva;
  • Oportunidade de conhecer melhor seus colegas e expandir sua visão sobre eles e a empresa;
  • Oportunidade de fazer uma gestão de conflitos interpessoais de forma mais efetiva, onde os participantes ouvem a visão do outro, expõem as suas opiniões e buscam um denominador comum para resolvê-los;
  • Desenvolvimento de um ambiente de cocriação onde todos dão o seu melhor para solucionar os problemas;
  • Poder trabalhar problemas coletivos de forma coletiva também, fortalecendo as forças individuais e transformando o grupo numa energia maior;
  • Aprimoramento das competências individuais e coletivas dos líderes;
  • Resolver problemas interpessoais e de comunicação entre os coachees.

Desvantagens do Coaching em Grupo

  • Resistência dos participantes a expor-se publicamente aos seus colegas;
  • Dificuldade maior para as pessoas mais tímidas e que têm dificuldades de falar em público;
  • Enfrentamento direto dos problemas interpessoais, o que pode levar, num primeiro momento, a discussões acaloradas e nem sempre respeitosas.

Como podemos perceber as desvantagens do Coaching em grupo são muito menores do que suas vantagens. Este modelo de desenvolvimento humano é muito positivo e um poderoso acelerador do desenvolvimento de líderes, colaboradores e empresas. Por isso, seja qual for o momento de sua organização, leve todos os benefícios do Coaching para seus profissionais, elimine problemas interpessoais e conquiste alto desempenho conjunto.

Se este é o seu objetivo, tenho aqui a solução exata para você. Estou falando da formação Professional & Self Coaching – PSC; o melhor curso de Coaching do Brasil, ideal para você, para seus funcionários, líderes e para sua empresa.