“Caçador de cabeças” é a tradução literal para o termo headhunter, que diz respeito ao profissional responsável por buscar e selecionar os melhores talentos para uma empresa, geralmente para ocupar cargos executivos.

Ao ser contratado, o headhunter tem a função de levantar todas as informações da organização, bem como as suas necessidades de contratação. É ele o responsável por traçar o perfil do profissional que atenderá à demanda da empresa e por fazer todo o processo de recrutamento.

Mas quais são as vantagens e desvantagens de contar com a ajuda desse profissional? Confira as respostas no artigo a seguir. Boa leitura!

Vantagens

headhunter encontra o candidato ideal dentro da sua rede de relacionamentos, na qual conhece os profissionais não apenas pelo currículo, mas pela sua bagagem e experiência de mercado. Ele acompanha o desempenho e a evolução do seu network, realizando uma “caça de talentos” para a empresa da qual é contratado.

Esse especialista também oferece uma visão sistêmica do mercado, orientando a organização sobre qual é a melhor decisão a ser tomada. Por isso, antes de contratar um headhunter, é essencial que a empresa saiba o que realmente espera desse profissional e dos talentos a serem encontrados.

headhunter é uma pessoa muito bem relacionada, que possui habilidades como comunicação, percepção e liderança. A vida dele é justamente entender o que as empresas necessitam e encontrar talentos compatíveis com essas necessidades. Além disso, ele conhece o mercado e está sempre atualizado sobre as mudanças que ocorrem nele.

PSC

Nesse sentido, o headhunter que adota o coaching como metodologia de trabalho agrega ainda mais à sua expertise. Uma formação em coaching, como o Professional & Self Coaching — PSC, promovido pelo IBC, oferece ferramentas e técnicas de desenvolvimento humano que contribuem significativamente com os processos de “caça aos talentos” dos headhunters, tais como testes de mapeamento comportamental e mensuração de resultados.

Desvantagens

A primeira e mais óbvia desvantagem da contratação de um headhunter é que o serviço dele custa dinheiro. Nas empresas mais abastadas, pode ser bacana contar com alguém com essa experiência, mas, se esse não for o seu caso, o jeito é treinar algum colaborador para fazer essa função na área de recursos humanos.

Outra desvantagem é que, quando um processo seletivo é conduzido pela própria empresa, os funcionários responsáveis pelo recrutamento já conhecem a cultura da organização e a sua estrutura, o que facilita a procura por alguém cujas características sejam compatíveis com as da empresa.

O headhunter, por outro lado, teria que se ambientar e estudar essas características primeiro, o que tende a ser um processo mais lento. Além disso, pode ser que a própria empresa não consiga expressar a esse profissional exatamente o que procura.

Caso a sua empresa consiga “driblar” essas duas questões — de finanças e de comunicação ao headhunter acerca da cultura da organização — não há por que não confiar no trabalho desse profissional. Como em tudo aquilo que é estratégico, vale a pena conhecer melhor a profissão e verificar o que ela pode oferecer à sua realidade.

Características de um bom headhunter

É essencial conhecer os traços que definem um headhunter competente, tanto para quem deseja contratar esse profissional para a empresa quanto para quem deseja exercer essa profissão. Confira, a seguir, 7 características essenciais para ser um headhunter de sucesso.

1. Clareza de comunicação

Como o headhunter precisa construir uma boa rede de contatos, tanto com empresas quanto com profissionais, é fundamental que ele tenha uma comunicação clara. Trocar informações detalhadas e convincentes, com bons relacionamentos interpessoais, objetividade e uma boa dose de simpatia faz a diferença para quem deseja exercer essa ocupação.

2. Flexibilidade

Esse profissional precisa conversar com pessoas de todas as áreas e circular por diferentes ambientes, como empresas, eventos corporativos, universidades, enfim, espaços que favorecem o encontro na vida profissional. Além disso, ele precisa entender que as empresas têm culturas e necessidades distintas entre si, de modo que a sua atuação deve ser personalizada para cada uma delas.

3. Comprometimento

Um headhunter não pode conduzir o seu trabalho “de qualquer jeito”. Ele realmente precisa se dedicar até encontrar um profissional adequado para a vaga e para a cultura organizacional da empresa que o contratou. Se a pessoa escolhida estiver fora dos padrões esperados, a credibilidade do profissional cai por terra. Por isso, esse profissional deve ser atento e detalhista em cada etapa dos processos seletivos que conduzir.

4. Proatividade

Como o nome sugere, o headhunter é um “caçador de cabeças”, de modo que ele deve ir à luta até encontrar alguém com as características desejadas, sem esperar que essa pessoa “caia em seu colo”. Além disso, ele precisa conhecer as empresas que o contratam, conversar com os seus gestores, mergulhar na cultura da organização, tirar dúvidas, enfim, ter iniciativa, além de ser um divulgador do seu próprio trabalho a outras instituições que possam usufruir de seus talentos.

5. Poder de negociação

Uma parte bastante específica e muito importante do trabalho do headhunter é mostrar que a sua escolha faz sentido. Assim, ele deve explicar à empresa contratante por que aquele candidato é o melhor. Também deve convencer o candidato de que aquela empresa e aquela vaga são a melhor escolha para ele. Muitas vezes, o candidato (especialmente se for de alto nível) está empregado, o que demanda do headhunter um poder de negociação e convencimento para que mude para a nova empresa.

6. Atenção às tendências tecnológicas

Ao longo do tempo, as formas de recrutar e contratar profissionais sofreram grandes transformações, sobretudo por conta da tecnologia. Hoje em dia, existem portais, redes sociais e algoritmos que combinam o que a empresa deseja e o que cada candidato pode oferecer. Se os próprios profissionais de recursos humanos tiveram que aprender a dominar essas tecnologias, o mesmo se espera dos headhunters.

7. Decisão entre a generalização e a especialização

Por fim, é importante saber que existem headhunters generalistas e especialistas. Os generalistas atuam em qualquer área profissional, enquanto os especialistas desenvolvem as suas competências na contratação de talentos de uma única área, focando em conhecer melhor os atributos desse segmento. É uma escolha particular, sendo que algumas empresas preferem os generalistas, enquanto outras preferem os especialistas.

Como você pode perceber, a contratação de um headhunter apresenta vantagens e desvantagens, mas, em geral, a atuação desses profissionais costuma ser muito benéfica para que as empresas possam contratar profissionais de alta qualidade. O importante é que as organizações pesquisem, peçam referências e contratem headhunters confiáveis e competentes.

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