estudar empreendedorismo

A. and I. Kruk/Shutterstock Ensinar empreendedorismo é importante para que os empreendedores desenvolvam suas habilidades e conduzam melhor seus negócios

É muito comum, no Brasil, empresas novas fecharem as portas precocemente e não alcançarem o sucesso no mundo do empreendedorismo e os resultados que seus empreendedores buscavam ao investir em um negócio. Apesar de alguns empresários conquistarem êxito sem ter qualquer suporte, a maioria ainda fracassa desnecessariamente. Ainda assim, a criação de empresas contribui para o crescimento econômico e para o desenvolvimento social do país e é muito importante para todos.

Ter como uma das disciplinas o empreendedorismo, o qual tem o caráter revolucionário, acresce a vocação tradicional de formar empregados e acadêmicos. Ensinar e estudar empreendedorismo são uma quebra de paradigmas de uma metodologia tradicional que não é adequada para formar empreendedores.

Porque Estudar Empreendedorismo

A disciplina não tem como prioridade a transmissão de conhecimento e sim o desenvolvimento de características pessoais que são necessárias para ser um empreendedor de sucesso. É parte da rotina de um empresário saber identificar e aproveitar as oportunidades. O estudo do empreendedorismo permite a identificação de condições de sucesso na criação e na gestão de negócios, já que se fundamenta em análises de algumas características básicas que são encontradas no empreendedor de sucesso.

Um dos objetivos da disciplina empreendedorismo é despertar as pessoas para essa área, motivá-las a criar suas próprias empresas e gerar o próprio emprego. A metodologia não vai ensinar o aluno a abrir o seu próprio negócio, pois o objetivo é fazer com que o aluno incorpore ao seu potencial uma opção de gerar o trabalho por conta própria e que vá em busca desse objetivo durante toda a jornada de sua evolução profissional.

Abrir o próprio negócio passa a ser uma questão pessoal que envolve amadurecimento, aprendizado e desenvolvimento da sua visão, além de percepção e capacidade de aproveitamento de oportunidades. Atualmente, a tradição de ensino em formar empregados nos níveis universitário e profissionalizante não é mais compatível com a organização da economia mundial. Muito se questionou sobre o ensino de empreendedorismo, e suas questões fundamentais que se configuram como verdadeiros paradoxos.

Desafios de Ensinar Empreendedorismo

O que ensinar? É possível ensinar a ser um empreendedor? Como? Um empreendedor nasce ou é resultado de genes favoráveis? De acordo com pesquisas é possível aprender a ser um empreendedor, desde que o indivíduo esteja em condições diferentes das encontradas no ensino tradicional. Mas as questões não param por aí, também há questões relacionadas à capacidade da universidade para ensinar empreendedorismo, levando em consideração os seus métodos tradicionais de ensino.

PSC

Esse conhecimento não é transmitido por um professor, mas sim gerado pelos próprios alunos por meio da autoavaliação de seu comportamento na construção de seus métodos de aprendizado e na elaboração de sua visão de empresa. É preciso que a conexão do aluno com o mundo exterior seja intensa e sem intermediários, pois o verdadeiro ambiente para o aluno-empreendedor é o mercado. É no mercado que se articulam as forças produtivas, sociais, econômicas e políticas.

Nele, o conhecimento do qual o aluno necessita é altamente mutante e contingente.  Cada vez mais, o emprego vem dando lugar às novas formas de participação, com isso as empresas precisam de profissionais com visão global do processo e que possam identificar e satisfazer as necessidades dos clientes. A exigência hoje, mesmo para quem vai ser empregado é de um alto nível de empreendedorismo.

Por isso, as empresas estão em busca de colaboradores que não só dominem a tecnologia, mas que conheçam também o negócio; atendam às necessidades dos clientes, saibam identificar oportunidades, e que busquem e gerenciem os recursos, tornando-os viáveis e positivos.