Vampiro Emocional fazendo sinal piscando

Top Vector Studio/ Shutterstock O vampiro emocional adora sugar suas energias. Cuidado!

Você conhece algum vampiro emocional? É daquele tipo de pessoa que está sempre com a energia negativa e que não suporta ver ninguém bem que já sai com uma pérola para sabotar a motivação e alegria dos outros? Talvez dizer sim para estas perguntas seja muito para você, porém, faça uma autoavaliação das suas atitudes atuais e depois avalie se você também não está sugando a energia dos outros em seu trabalho e vida pessoal ou ainda se não está sendo sugado.

Trago estes questionamentos porque muitas vezes, sem perceber, estamos rodeados de vampiros emocionais ou somos o próprio “Drácula” na vida das pessoas próximas.  Estes sanguessugas adoram sugar a energia dos outros, sabotar sua felicidade, seu entusiasmo e motivação. Para isso fazem ou falam sempre coisas negativas para tirar a animação dos demais. Como os vampiros dos filmes, eles realmente não suportam a luz alheia e, ainda que de forma inconsciente, sugam emocional e fisicamente todos à sua volta.

Os Vampiros Emocionais no Dia a Dia

A sedução é uma das marcas dos sugadores de plantão. Nos casos das relações afetivas e de amizade, os vampirescos sempre chegam aparentando ser uma boa pessoa; adquirem a confiança do outro, pegam o que querem e, quando obtêm o que querem, simplesmente vão embora.  Assim, também podemos chamar de vampiro emocional aquela ser que é viciado em fazer os outros se apaixonarem por ele, mas que não se apaixona por ninguém ou os amigos interesseiros, que só aparecem quando querem algo.

Outro exemplo de sugador é aquela pessoa que só conta histórias negativas, tragédias e que reclama de tudo o tempo todo. O vampiro emocional tem um filtro particularmente aguçado para coisas ruins e aposto que você conhece muitos indivíduos assim. Se você pergunta se ele está bem, logo diz que tudo está ruim e elenca uma dezena ou mais de problemas e tristezas que tiram a energia de qualquer um. Portanto, se conhece alguém assim, melhor evitar.

A Origem dos Vampiros Emocionais

Como especialista em comportamento humano, posso afirmar que o vampiro emocional não nasce das sombras ou dorme num caixão nas profundezas da terra. Eles são formados todos os dias a partir de experiências negativas dos indivíduos em suas próprias relações. Nascem da falta de patrocínio positivo na infância e adolescência, da falta de amor, das crenças limitantes herdadas de terceiros, de experiências ruins não ressignificadas, de comportamentos negativos repetidos e, sem feedbacks de melhoria, e da falta de referências positivas na vida. Portanto, nada é por acaso. E embora eles estejam por ai, nós mesmos podemos ter estes tipos de atitudes sem perceber. Fique atento!

Tudo isso não justifica, mas influencia diretamente nestes comportamentos tão autossabotadores. Digo isso porque o maior prejudicado sempre é o próprio vampiro emocional, que não consegue desenvolver relações positivas com ninguém, que vive uma vida vazia, sem sentido, que é focada em seduzir, usar e apagar a luz do outro.

Tome Cuidado!

PSC

Se você conhece alguém assim, saiba que corre o perigo de ser sugado. Para fazer uma blindagem emocional, crucifixo e alho não resolvem, pois é melhor mesmo é evitar veementemente pessoas assim. Caso esta não seja uma alternativa, sempre que o vampiro emocional quiser te sugar, pense e fale coisas positivas e corte sua conversa ruim na hora. Quando você não dá espaço, fica mais difícil de o sugador conseguir o que quer e de fazê-lo voar para longe.