Voltar

Vamos Falar Sobre Depressão – Sintomas e Tratamento!

Publicado em | 0 comentários
Depressão

Sander van der Werf/Shutterstock Depressão não é uma tristeza passageira e precisa ser tratada com respeito e responsabilidade

Gostaria de dizer o contrário, mas a depressão não é uma tristeza passageira, e como tal, ela não passa quando menos esperamos.  Esta é uma doença séria, grave, e que segundo a Organização Mundial da Saúde, já afeta mais de 615 milhões de pessoas em todo o mundo. Por isso, é importante compreender que este distúrbio precisa de tratamento e acompanhamento especializado.

Em nosso dia a dia, todos nós vivemos situações que nos deixam tristes e um pouco para baixo. Isso é normal, mas à medida que vamos vivendo acontecem outras coisas, muitas delas boas, e, então, esta tristeza naturalmente vai embora. Já com a depressão não é assim, uma vez que este entristecimento pode durar longos períodos, levar a uma profunda melancolia e também ao recolhimento.

Portanto, diferente de quem está apenas triste, virar a chave não é uma tarefa tão fácil assim para a pessoa deprimida. Vale ressaltar também que em decorrência de problemas pessoais, familiares, afetivos, financeiros ou profissionais momentâneos, a depressão pode até ficar camuflada por um tempo, entretanto, a constância da tristeza não deixa dúvidas que a questão é bem maior do que uma tristeza.

Depressão Não é só Tristeza!

Quem está deprimido não vê “graça” em nada, perde o interesse naquilo que antes lhe chamava atenção e, nos casos mais extremos, até mesmo o entusiasmo com a vida. Isso leva o indivíduo a dissociar-se de tudo, do trabalho e de suas relações pessoais, familiares e afetivas, pois a depressão tira o sentido de tudo que ele antes considerava importante.

A primeira pessoa a perceber que algo não está bem, geralmente, é o próprio deprimido, pois a doença transforma seu modo de pensar, ser, sentir e agir. Familiares e amigos mais próximos também podem perceber as mudanças, entretanto, como muitas vezes a depressão é confundida com tristeza, a maioria das pessoas acha que é só uma fase e que ela logo vai passar.  Infelizmente, não é bem assim!

Com isso, silenciosamente a doença vai maltratando a pessoa, destruindo suas energias, tirando sua motivação, entusiasmo, matando seu desempenho, suas esperanças e crenças positivas em relação a si. Ou seja, ela vai distorcendo a realidade, pois o doente vê tudo de forma sempre pior do que realmente é, e com isso, vai adoecendo em todos os sentidos.

Tratar é Preciso!

Por tudo isso que já mencionei e por todos os efeitos negativos associados à depressão é importante que a pessoa que sofre destes sintomas tenha apoio e condições de tratar seu problema de forma adequada. Geralmente, o tratamento é feito por meio de psicoterapia e intervenção medicamentosa.

Ressalto que este apoio psicológico é essencial para que a pessoa possa falar sobre seu problema, expor seus sentimentos, dores e angústias, identificar suas origens, tratar os sintomas e ter o auxílio que precisa para voltar a enxergar a vida de forma mais positiva.

Portanto, se você sente que mais que uma tristeza, é a depressão que pode estar afetando você e prejudicando sua vida pessoal e profissional, busque ajuda e faça um tratamento especializado. Isso vai te ajudar a entender melhor o problema e tratar seus efeitos e a superá-lo da melhor maneira possível. Faça isso por você. Cuide-se bem!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!