Árvore frondosa, com muitos galhos, flores e sementes ilustrando a metáfora do autoconhecimento

Anton Watman/Shutterstock O autoconhecimento é a chave para sermos a melhor versão de nós mesmos!

Conta-se que uma sementinha estava muito triste na ponta de um galho porque ela olhava para aquela árvore enorme e achava que ela era a parte mais feia e desimportante da árvore. Ela achava que as folhas e galhos eram muito mais parte da árvore do que ela. Ela então, de tanta tristeza, se soltou do galho chorando e caiu na terra. Logo ela se integrou com a terra e elas foram se tornando uma coisa única, até que germinasse e crescesse como a outra árvore. Assim a sementinha conheceu quem realmente era, descobriu sua potência interna de transformação.

Quando Começa o Processo de Cura

Sobre a cura você já sabe: “Quanto mais me conheço mais me curo e me potencializo.” Mas é importante você entender o que eu chamo de cura. Curar-se é mais que sarar uma ferida. Você se cura toda vez que você entende que você é a melhor pessoa que você poderia ser com as condições que você tinha para se desenvolver. Você se cura sempre que aceita e respeita sua história – contando para você a melhor história da sua vida.

Você se cura toda vez que para de culpar e julgar seus pais e entende que culpá-los por qualquer coisa que tenha acontecido no seu caminho é uma mentira. Você se cura toda vez que verdadeiramente perdoa a sua história e a história das pessoas que viveram com você e entende que tudo contribuiu para que você fosse exatamente quem você é.

Você se cura toda vez que reconhece seus pontos fortes e de melhoria e abraça suas sombras porque você não poderia existir sem ela, já que somos seres duais. Entende que sua sombra é apenas uma parte de você e que a outra parte é luz e ambas fazem de você uma pessoa extraordinária que só precisa trabalhar para mostrar mais a luz que a sombra para as pessoas.

Isso é cura em nível profundo e é também autoconhecimento. É conhecer, reconhecer e aceitar – por meio do perdão – todo seu passado, que gerou seu presente e projeta seu futuro.

Se Conheça e Autoconheça – se!

E finalizo esse texto dizendo que há uma diferença entre nos conhecer e nos autoconhecer. Quando você se conhece você espera que os outros te deem feedbacks e isso não é ruim, mas muitas vezes acreditamos que somos aquilo que os outros pensam sobre nós, e isso nem sempre é verdade. Acreditar na visão dos outros sobre nós pode ser prejudicial.

PSC

Alguns nos veem como pessoas maravilhosas que não falha, não se enraivecem; são sempre espertos e sagazes. Muitas vezes acreditamos nessa visão e, quando cometemos um pequeno erro somos tomados por descontentamento e frustração, como se não fosse permitido a nós errar ou sermos ludibriados, por exemplo.

Outros acreditam que somos pessoas sempre invejosas e traiçoeiras. Bravos, incompreensivos, grosseiros. Isso nos faz acreditar que somos pessoas ruins que não merecem o carinho e o amor dos demais.  E isso, na verdade, é apenas uma parte de nós, que alguma tomada de consciência pode ser cada vez mais diminuída e trabalhada.

Enfim, o autoconhecimento tira de nós o peso da avaliação alheia. Os feedbacks são sempre bem-vindos, mas apenas o autoconhecimento é capaz de nos a consciência individual de quem somos; de nossa sombra e nossa luz. O autoconhecimento não depende de uma impressão externa, ele nasce de um processo de viagem interior, do contato com o transcendente em nós, elevado pela meditação, mas também facilitado por ferramentas diversas, como a Roda da vida.