Voltar

Valorizando a ética e moral em tempos de crise

Publicado em | 0 comentários
definição de ética

Ivelin Radkov / Shutterstock Sempre que alguém lhe oferecer uma vantagem desonesta, pense em sua família, amigos e no exemplo que deseja dar a eles.

Todos os dias, somos bombardeados com notícias de escândalos de corrupção envolvendo empresas públicas e privadas — como no caso da Petrobras e de suas organizações parceiras. Até mesmo instituições ligadas ao esporte (a exemplo da FIFA), têm ganhado destaque mundial no que se refere ao envolvimento em negociações ilegais.

A sensação geral é de que estamos cercados de por pessoas sem moral e ética e por instituições corruptas. Isso ocorre porque existem indivíduos com valores distorcidos, que não pensam duas vezes antes de se corromper em troca de dinheiro, vantagens e status.

Honestidade e seu legado

O caminho da honestidade é, muitas vezes, difícil e repleto de dramas e dificuldades. Apesar disso, jamais devemos desistir de ser éticos e comprometidos com nossa própria idoneidade. Afinal, nada melhor do que poder fechar o dia e dormir com a certeza de que suas crenças, valores e comportamentos não prejudicaram ninguém, não é?

Por isso, ainda que muitas vezes fiquemos revoltados com as dificuldades impostas pela corrupção e pela falta de zelo com o dinheiro público, é fundamental que cada um siga firme, faça sua parte e mantenha-se sempre no caminho reto.

Neste sentido, quando alguém lhe oferecer alguma “vantagem” desonesta, pense nos seus filhos, em sua família e em seus amigos. Que exemplo você quer dar a eles? Qual legado você quer deixar? Você deseja ser lembrado como um pai correto, uma mãe honesta, com valores éticos, ou como alguém que se corrompeu?

Lembre-se que cada um de nós é um espelho, e não apenas para nossos herdeiros, mas para todas as pessoas que estão à nossa volta. Assim, seja no trabalho, em casa ou em sociedade, esteja sempre atento a seus comportamentos, e não permita que nada corrompa suas crenças e sua ética.

Cada uma de nossas ações, por mais simples que seja, reflete quem somos e impacta na vida e na história das pessoas com as quais nos relacionamos. Mostre a face da verdade e do respeito a si mesmo, aos seus valores e ao próximo, pois tudo que fazemos de bom ou ruim, em maior ou menor proporção, sempre afeta alguém.

Lute por seus objetivos, diga não as “vantagens” e mantenha-se correto e ético. Lembre-se que a sua consciência tranquila e a moral não tem preço!

Gostou desse artigo? Comente e compartilhe em suas redes!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!