Todos os dias, somos bombardeados com notícias de escândalos de corrupção envolvendo empresas públicas e privadas — como no caso da Petrobras e das suas organizações parceiras. Até mesmo instituições ligadas ao esporte (a exemplo da FIFA) têm ganhado destaque mundial no que se refere ao envolvimento em negociações ilegais. No mundo da política, então, não faltam exemplos de indivíduos que utilizam os cargos para os quais foram popularmente eleitos em benefício próprio.

A sensação geral é de que estamos cercados por pessoas sem moral e ética e por instituições corruptas. Isso ocorre porque existem indivíduos com valores distorcidos, que não pensam duas vezes antes de se corromper em troca de dinheiro, vantagens e status.

A honestidade e o seu legado

O caminho da honestidade é, muitas vezes, difícil e repleto de dramas e dificuldades. Apesar disso, jamais devemos desistir de ser éticos e comprometidos com a nossa própria idoneidade. Afinal, nada melhor do que poder fechar o dia e dormir com a certeza de que as suas crenças, valores e comportamentos não prejudicaram ninguém, não é mesmo?

Por isso, ainda que muitas vezes fiquemos revoltados com as dificuldades impostas pela corrupção e pela falta de zelo com o dinheiro público, é fundamental que cada um siga firme, faça sua parte e mantenha-se sempre no caminho reto.

Nesse sentido, quando alguém lhe oferecer alguma “vantagem” desonesta, pense nos seus filhos, na sua família e nos seus amigos. Que exemplo você quer dar a eles? Qual legado você quer deixar? Você deseja ser lembrado como um pai correto, uma mãe honesta, com valores éticos, ou como alguém que se corrompeu? A corrupção e a desonestidade só existem porque há pessoas que fazem essas propostas indecentes, bem como pessoas que aceitam essas ofertas.

Reflexões sobre a moral

O conceito de moral refere-se ao conjunto de regras, normas, leis e também de boas práticas que não estão escritas em lugar nenhum, mas que são admiradas pela sociedade, regendo a conduta das pessoas. Naturalmente, podemos entender que a moral varia e sofre mudanças de acordo com a época, com o lugar e com a cultura das pessoas.

PSC

Assim, o que é moralmente aceito em um país pode ser visto com maus olhos em outro. O que é positivo em uma religião pode ser negativo em outra. O que é normal em um grupo de jovens pode ser chocante entre indivíduos mais velhos. O que é comum no ocidente pode ser condenado no oriente, e assim por diante.

O importante é que cada grupo social tem as suas regras, sempre com o objetivo de desenvolver entre as pessoas relacionamentos positivos, procurando o que é bom, o que é justo e o que é certo para vivermos em harmonia — mesmo que esses conceitos variem consideravelmente.

Reflexões sobre a ética

O conceito de ética, por sua vez, consiste justamente em examinar as regras propostas pela moral para verificar se elas ainda fazem sentido ou se é importante que novas crenças e mentalidades sejam desenvolvidas, acompanhando a evolução da humanidade e da vida em sociedade. Não é à toa que tantos filósofos e pensadores de diversos locais e épocas dedicaram as suas vidas à ética.

Um exemplo clássico é o de que roubar é uma atitude imoral, ou seja, que contraria as regras da sociedade. Mas e se a pessoa roubou um pedaço de pão porque vive em miséria apenas para socorrer o filho pequeno que chorava de fome? Será que essa conduta ainda é errada? Será que os fins desse caso justificam os meios? Agora estamos diante de uma questão ética, ou seja, de uma reflexão sobre a moral.

O fato é que a ética e a moral caminham juntas para que as pessoas sejam mais virtuosas, ou seja, que façam o bem e abandonem os hábitos que prejudicam a si mesmas e aos outros. Se uma atitude vai contra esse princípio, vai contra a ética e a moral.

Dicas gerais para manter a ética e a moral

  • Siga as regras definidas pela sociedade em que você vive;
  • Dentro da legalidade, manifeste-se em relação ao que você considera injusto;
  • Na dúvida em relação a falar ou agir de uma maneira que possa ofender ou prejudicar alguém, não fale/aja;
  • Não critique alguém que não esteja presente, nem compartilhe informações da vida da pessoa sem a autorização dela;
  • Lute pelos seus objetivos sem que isso envolva prejudicar alguém de forma intencional;
  • Assuma a responsabilidade sobre as suas atitudes, sejam elas positivas ou negativas;
  • Fale a verdade;
  • Cumpra o que você promete e prometa apenas o que puder cumprir;
  • Respeite a todos, sem distinção;
  • Reconheça os seus próprios erros e não cobre do outro aquilo que nem mesmo você é capaz de dar.

Somos espelhos

Lembre-se de que cada um de nós é um espelho, e não apenas para os nossos herdeiros, mas para todas as pessoas que estão à nossa volta. Assim, estando você no trabalho, em casa ou na sociedade, esteja sempre atento aos seus comportamentos e não permita que nada corrompa as suas crenças e a sua ética.

Cada uma das nossas ações, por mais simples que seja, reflete quem somos e impacta a vida e a história das pessoas com as quais nos relacionamos. Mostre a face da verdade e do respeito a si mesmo, aos seus valores e ao próximo, pois tudo o que fazemos de bom ou ruim, em maior ou menor proporção, sempre afeta alguém.

Assim, lute pelos seus objetivos, mas diga não às “vantagens” desonestas e mantenha-se sempre correto e ético. Lembre-se de que a sua consciência tranquila e a moral não têm preço! Além do mais, que graça tem conquistar algo sem mérito algum? Será que o velocista que se aproveita da queda do adversário se sente realmente vencedor?

E você, ser de luz, com avalia as questões de honestidade, ética e moral no mundo ou ao menos na realidade ao seu redor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!