A valorização profissional é um aspecto muito apreciado pelos colaboradores em seu trabalho e carreira. Demonstra o respeito, reconhecimento e cuidado da organização com seus profissionais e que ela deseja manter sua satisfação sempre em alta. Como forma de reconhecer isso, os colaboradores mostram ainda mais comprometimento com a empresa, o que é influencia diretamente nos resultados e crescimento de ambos.

Podemos entender então a valorização profissional como uma via de mão dupla, em que empresa e colaborador têm sempre muito a ganhar e que vale ser alimentada de maneira constante e positiva. Entretanto, você, como profissional, tem verdadeiramente demonstrado comprometimento com sua empresa? Será que você não tem recebido o reconhecimento que merece porque não está realmente comprometido com seu trabalho? O que tem feito para mudar isso?

No decorrer deste artigo vamos abordar mais profundamente sobre a importância que a valorização profissional possui no ambiente de trabalho e, também, algumas dicas que você, como colaborador, pode fazer para que a empresa em que você trabalha passe a te valorizar cada vez mais. Vamos lá.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Importância da Valorização Profissional

Como já dito anteriormente, a valorização profissional é uma ferramenta bastante eficaz e traz grandes benefícios para a empresa e, também, para o profissional, alvo da valorização.

Isso porque a valorização profissional nada mais é do que uma via de mão dupla, pois, o profissional produz mais, gerando assim mais lucro para a empresa e, em contrapartida, a empresa recompensa esse esforço e empenho, o que resulta em uma maior motivação e satisfação do colaborador para com a empresa.

PSC

É evidente que a questão não é tão simples, sendo preciso um estudo minucioso a fim de reconhecer questões como o clima organizacional e, também, quais são as ações de contrapartida que a empresa adota a fim de oferecer ao colaborador um bom ambiente de trabalho.

Mas, falando diretamente da importância que a valorização profissional possui, dentro do ambiente de trabalho, podemos justificá-la pelos benefícios que ela é capaz de proporcionar. Sendo para empresa ou, mesmo, para funcionário.

Como destaques podemos citar:

Benefícios para a empresa:

  • Aumento de produtividade;
  • Melhora de clima organizacional;
  • Mais comprometimento e engajamento os colaboradores;
  • Menores índices de absenteísmo e turnover;
  • Economia e redução de custos decorrentes do maior nível de comprometimento dos colaboradores diante da missão e objetivos empresarias;
  • Construção da imagem de uma boa empresa para se trabalhar.

Benefícios para o colaborador:

  • Redução dos níveis de estresse e ansiedade;
  • Sentimento de pertencimento;
  • Aumento dos níveis de motivação e satisfação, sobretudo à medida que surgem oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Como Conquistar Valorização Profissional?

Trago estas reflexões para que você possa fazer uma autoavaliação e compreender, de forma clara e objetiva, que em qualquer relação é essencial que haja reciprocidade, ou seja, cada um deve dar o seu melhor. Se você deseja aumentar o nível do seu engajamento e, consequentemente, aumentar suas chances de ser valorizado em seu emprego, atente-se às minhas dicas e busque ter comportamentos compatíveis com o que a empresa espera de você!

4 Dicas de como Mostrar Comprometimento com a Empresa

Respeite as regras

Respeitar as regras, a hierarquia, cumprir os horários e prazos corretamente é uma forma de demonstrar comprometimento com a empresa. Isso evidencia que você é um profissional que entende a importância de manter os processos alinhados e de segui-los conforme orienta à organização. Além disso, mostra também que você é um colaborador com quem se pode confiar e contar para dar bons exemplos.

Vista a camisa!

Vestir a camisa é não medir esforços para fazer acontecer e levar a empresa a conquistar as metas e objetivos projetados. É colaborar ativamente com ideias, soluções, ser proativo e inovador em seu trabalho, buscar aprender com os mais experientes, ensinar os mais jovens e fomentar os resultados de forma sistêmica. Isso inclui investir continuamente em seu autodesenvolvimento, compreender seus pontos fortes e de melhoria e trabalhar para potencializar suas habilidades e eliminar gaps.

Seja proativo

Proatividade é agir sem precisar necessariamente receber ordens para isso. Se uma torneira está pingando, o que te impede de fechá-la? Se o seu colega está fazendo um trabalho do modo errado, o que custa orientá-lo a fazer do modo certo? Seja proativo, demonstre suas intenções positivas, resolva os problemas, faça sua parte e sempre um pouco mais. Colabore com suas ideias, proponha soluções para os problemas e seja um profissional sempre ativo.

Busque aprimorar as suas habilidades

Ir à procura do desenvolvimento de suas habilidades, seja através de workshops, palestras, vivências ou cursos é uma atitude extremamente importante. Isso porque ela permite que você atinja novos patamares técnicos e, até mesmo, comportamentais que vão te ajudar efetivamente, e na prática, tornando-o um profissional cada vez mais capacitado para o seu atual emprego e, também, para uma possível promoção ou novo processo seletivo.

Lembre-se que, quando falamos de habilidades, existe uma gama imensa delas que podem te ajudar de diferentes modos, mesmo que não sejam estritamente técnicas para a função que você exerce. Algumas dessas habilidades que podem te ajudar, seja qual for a sua profissão, e que, mesmo assim,  vão agregar muito para a sua trajetória profissional são:

  • Liderança;
  • Comunicação interpessoal;
  • Resiliência;
  • Criatividade;
  • Inteligência emocional;
  • Tomada de decisão;
  • Autocrítica;
  • Autoconhecimento entre outras.

Em resumo, podemos dizer que comprometimento representa muito para as empresas, pois uma equipe engajada e motivada rende muito mais do que qualquer outra. Como reflexo, vemos organizações priorizando a valorização profissional como forma de reconhecer seus colaboradores e dar-lhes as oportunidades de crescer que buscam em sua carreira.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso”Termômetro da Felicidade” !

 

Imagem: