Voltar

Valores Pessoais – Quais são os Seus?

Publicado em | 0 comentários

Racorn/Shutterstock Nossos valores guiam nossas ações, no trabalho e na vida pessoal, e dizem muito sobre quem somos e os nossos resultados

O que é importante para você? Esta resposta dirá muito sobre os valores que guiam sua vida, suas ações e resultados. Independente de quais sejam, o fato comum é que todo ser humano possui seu próprio conjunto de valores e, estes, correspondem ao seu modo de se relacionar com as pessoas e o mundo à sua volta.

Costumeiramente vemos e ouvimos falar dos valores das empresas, entretanto, pouco nos atemos aos nossos próprios valores pessoais. Ainda assim, de forma consciente ou inconsciente, eles se manifestam diariamente em nossa forma de pensar, se relacionar, agir e expressar nossas ideias, por exemplo.

Por isso, devemos estar atentos às mensagens que estamos transmitindo as pessoas com quem nos relacionamentos no trabalho, em família e sociedade, pois quando não temos claros quais são os nossos valores, damos margens a julgamentos que, muitas vezes, podem criar uma imagem errada de nós, ou seja, que não condiz com a realidade.

Porém, antes mesmo de mostrar ao mundo quais são os valores que o guiam é essencial que você mesmo conheça a sua essência e saiba, verdadeiramente, o que é mais importante em sua vida. Trabalho, família, sucesso, dinheiro, fama? O que guia você? Por que e para quê você se levanta todos os dias? Qual a razão da sua existência? O que é importante para você?

Pare por alguns instantes e reflita sobre as questões levantadas acima. Reflita sobre as coisas que lhe trazem motivação e dão sentido à sua vida.

Exemplos de Valores Pessoais

Família: Quando a família é um dos valores mais importantes para a pessoa tudo que ela faz se baseia na manutenção desta instituição e no bem-estar das pessoas que compõe o seu ciclo familiar, sejam estes parentes consanguíneos ou não. Neste caso, a família é de onde o indivíduo tira todo o suporte emocional e força que precisa para se motivar, buscar seu crescimento pessoal e profissional, conquistar seus sonhos e objetivos na vida.

Trabalho – Quando o trabalho é a força motriz de uma pessoa, ela geralmente ama o que faz, dedica-se quase que integralmente à sua profissão, pois acredita que somente por meio de seu ofício poderá conquistar reconhecimento, prestígio, realizar seus sonhos e objetivos e alcançar satisfação, felicidade e grandes resultados em sua vida.

Dinheiro – Quando a pessoa tem seus valores guiados pelo dinheiro, tudo que ela faz é no sentido de conquistar mais e mais recursos financeiros que lhe permitam chegar ao patamar de vida que considera o ideal para si. Aqui, o dinheiro é o meio encontrado pelo indivíduo para obter reconhecimento e conquistar os bens materiais e imateriais que deseja ter em sua vida.

Lealdade – A pessoa que se guia pela lealdade é fiel, em primeiro plano, aos seus próprios valores e princípios e, por isso, não se corrompe para obter “vantagens”, sejam elas quais forem. Além de leal a si mesmo, também é leal aos amigos, colegas de trabalho, familiares e mesmo a desconhecidos, pois sua crença é tão certa que, independente de quem seja a pessoa, o que mais importa para ela é o peso de suas próprias ações.

Reflita sobre quem você é e sobre quem você deseja ser e avalie se os seus valores e suas ações estão realmente sintonizados. Sua resposta dirá muito sobre os seus resultados. Se os valores se baseiam em coisas materiais você irá viver para atender esta necessidade. Caso sejam relacionas com sentimentos de amor e proteção à família, por exemplo, você colocará todas as suas energias em conquistar o estado de satisfação e realização desejado. Pense nisso!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!