Voltar

Vai mudar de cidade? Saiba como se recolocar no mercado

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / Deklofenak Confira dicas poderosas de como se recolocar profissionalmente em uma nova cidade ou estado.

Toda e qualquer mudança é sempre um processo delicado. Mudar de emprego, de carreira, de casa, de carro, entre outras coisas, tudo isso requer tempo, pesquisa, boas oportunidades e, principalmente, bastante planejamento para que as coisas saiam conforme o esperado.

Mas e quando a mudança é de cidade, de estado ou mesmo de um país? É bastante comum nos depararmos com pessoas que conquistaram ascensão e sucesso em suas carreiras ou profissões nos próprios locais onde residem. Porém, existem aqueles que desejam ir mais longe e buscam novos rumos ou mesmo recebem oportunidades em lugares mais distantes. Para muitos, a procura por crescimento e êxito profissional podem estar reservadas em um novo ambiente.

Essa mudança se torna ainda mais difícil quando você não conhece a fundo a cidade e muito menos o mercado para onde está indo. Contudo, apesar de ser uma tarefa complicada, saiba que é possível sim se recolocar no mercado e garantir uma boa oportunidade profissional estando em um novo endereço.

Se você está planejando mudar de cidade e quer garantir seu espaço em um mercado desconhecido, confira dicas preciosas de como se preparar para esta nova fase em sua vida:

Atualize o seu currículo

Se você está mesmo decidido a se mudar e quer garantir um emprego, é hora de renovar o seu currículo. Antes de enviá-lo às possíveis empresas, lembre-se de atualizar seus dados e inserir o novo endereço.

Ou se o seu objetivo é conquistar uma vaga antes mesmo de se mudar, é importante colocar uma observação com a previsão de mudança, antes de enviar sua carta de apresentação a possíveis empregadores. Assim, você evitará ser rejeitado pelos recrutadores antes mesmo das seleções.

Utilize a internet a seu favor

Outra dica importante é dar uma boa pesquisada no mercado da sua nova cidade. Estude empresas e indústrias ligadas à sua área de atuação e verifique as ofertas de trabalho relacionadas à sua profissão. Para isso você pode utilizar programas de recrutamento disponíveis na internet ou mesmo as redes sociais como a Catho e o LinkedIn, por exemplo.

Se houverem boas oportunidades, não exite em se cadastrar para os processos seletivos, mesmo ainda não tendo realizado a mudança. Nestes casos, há muitas empresas que aceitam realizar a primeira etapa da entrevista via Skype.

Faça um novo Networking

Ao se mudar para uma nova cidade é bom ter em mente que você precisará ter bastante paciência e dar um passo de cada vez. Não espere que as coisas aconteçam rapidamente, até porque ninguém te conhece e você precisará “vender o seu peixe” novamente.

Comece aos poucos a fazer networking, busque participar de eventos ligados a sua formação, treinamentos, formações ou mesmo pedir contatos para amigos ou conhecidos que já estão inseridos no mercado. Vá a luta!

Saiba esperar

Esta é uma dica valiosa para quem está embarcando nesta nova jornada. Se os processos seletivos, no geral, costumam ter várias etapas e tendem a demorar, imagina em uma nova cidade, sem ter um marketing pessoal construído ainda? Por isso, tenha paciência e não se precipite.

Fique firme e não desanime se a oportunidade não surgir rapidamente. Acredite em seu potencial, construa um bom currículo e corra atrás do que você quer. Logo logo as oportunidades virão.

 

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!