Confira dicas importantes para utilizar o e-mail corporativo de forma eficiente | Depositphotos vkraskouski

O e-mail corporativo deve ser utilizado restritamente a assuntos profissionais. É importante que você esteja com ele aberto a maior parte do tempo, pois é através dele que recebemos demandas e outras orientações de trabalho. Há pessoas que perdem o foco e o recebimento de um e-mail pode comprometer seu rendimento. Uma dica é estabelecer um prazo, de 20 a 30 minutos, realizando tarefas sem checar o e-mail, evitando distrações, depois disso conferir a caixa de entrada, pois nela podem conter novas informações e até cancelamentos da demanda a qual está se dedicando. O e-mail é um poderoso documento, então tudo que estiver contido nele é de responsabilidade de quem o enviou.

Usar o e-mail corporativo para uso pessoal é o problema mais recorrente. Vale lembrar que o uso indevido do e-mail pode gerar demissão por justa causa. É importante que se separe bem atividades pessoais e profissionais. Aproveite seu horário de intervalo para checar seu e-mail pessoal. Outro cuidado importante é checar o destinatário da mensagem, e quando o e-mail é enviado em grupo tome cautela ao responder, fique atento se você está respondendo ao grupo todo, ou apenas ao emissor.

Em qualquer caso evite gírias, palavrões, apelidos e abreviações de palavras, hoje, muito utilizadas nas redes sociais. Tenha cautela com a informalidade, lembre-se que o e-mail é um documento corporativo. Hoje temos a tecnologia a nosso favor, o e-mail é uma das ferramentas mais importantes. Não é raro você chegar para um dia normal de trabalho, abrir sua caixa de entrada e se deparar com dezenas, e até centenas, de e-mails.

Crie pastas e faça marcações que possam ajudar na organização. Evite excluir e-mail, como já disse anteriormente eles são documentos, antes de mandar qualquer e-mail para lixeira, avalie o conteúdo.