EpicStockMedia/Shutterstock As férias são um direito do trabalhador assegurado por lei e que deve ser respeitado pelas empresas

Responda rápido: Quanto tempo é necessário para o trabalhador ter direito às suas férias?  Se você disse 12 meses, acertou! Entretanto, por mais que esta informação seja de domínio público, por incrível que pareça, a maioria dos profissionais brasileiros desconhece seus próprios direitos.

O direito sobre férias é um dos benefícios assegurados pela Consolidação das Leis Trabalhistas, a famosa (CLT). Porém, não basta apenas ter 12 meses consecutivos de carteira assinada para ter seu tempo de descanso, pois é o contratante e não o colaborador, quem decide o momento que irá conceder o período de folga ao trabalhador.

Embora muitos questionem; este também é um direito das empresas assegurado pela CLT. Por isso mesmo, ela não pode ser desobedecida pelo trabalhador; que deve buscar conciliar sua necessidade com às necessidades da organização para, juntos, acharem um denominador comum nesta situação.

Tudo que o Trabalhador Precisa Saber Sobre o Direito a Férias

  • As férias devem ser de no mínimo 20 e no máximo 30 dias;
  • Todo empregado, após 12 meses de trabalho seguidos (período aquisitivo), já tem, seu direito a férias, assegurado;
  • Caso o empregador extrapole o período aquisitivo (12 meses antes) e o período concessivo (12 meses depois) ao prazo, a empresa é obrigada a pagar duas vezes o valor dos vencimentos do colaborador.

E se mesmo passando os 24 meses consecutivos de carteira assinada, a organização ainda não liberar o funcionário para seu período de descanso, certamente, ela correrá o risco de ser processada e entrar para a lista de empresas que não respeitam os direitos do trabalhador. Porém, em muitos casos, é o trabalhador que acaba sendo o mais prejudicado, pois ao denunciar a empresa, ele também corre o risco de perder seu emprego.

Por que as Férias são Importantes?

Ter seu período de descanso garantido é benéfico tanto para o colaborador quanto para a empresa que, tendo um profissional descansado, com as energias renovadas, corpo e mente em equilíbrio e mais disposto e motivado; também consegue extrair, de seu trabalho, bem melhores resultados.

Para o profissional além de ter a segurança de ter seus direitos trabalhistas reconhecidos e respeitados, as férias são o período em que ele pode aproveitar para relaxar sua mente, focar em outros projetos, viajar com sua família, aproveitar o que construiu com seu trabalho, desenvolver suas ideias e realizar seus sonhos pessoais.

PSC

Por isso, em se tratando de férias, o melhor mesmo é buscar uma consenso entre organização e trabalhador. Isso permite um melhor entendimento e que, juntos, possam definir o momento ideal para que o funcionário possa se ausentar.

Isso também garante que o colaborador possa programar seu período fora e que e empresa possa se organizar para cobrir sua ausência, nestes dias, sem que haja prejuízos à produtividade como um todo. E se você quer aproveitar seu período de férias para ir além e evoluir pessoal e profissionalmente, invista em você. Faça a Formação Professional & Self Coaching- PSC e obtenha ferramentas extraordinárias para aumentar seu desempenho em todos os sentidos.

Aproveite; comente, curta e compartilhe este poderoso artigo em suas redes sociais!