Diferentemente das hipnoses convencionais, a hipnose ericksoniana não sugere nenhum tipo de indução à pessoa que está no processo. Ela é feita por meio do estado de percepção alterado da pessoa, de relaxamento, com o objetivo de acessar informações que já estão no seu próprio inconsciente, de maneira livre, sem intervenções.

Criada pelo Dr. Milton Erickson, psiquiatra estadunidense, a hipnose ericksoniana ofereceu fundamentos para a criação da Programação Neurolinguística — PNL. A hipnose ericksoniana é muito utilizada em diversos processos terapêuticos, psiquiátricos e psicológicos; em constelações; na PNL; no coaching e em muitos outros. Neste artigo, você vai conferir os seus principais benefícios. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

1. Processo de ressignificação

Ressignificar consiste em atribuir um novo significado a uma experiência. A hipnose nos possibilita acessar determinados eventos passados, sendo que muitos deles tiveram para nós um significado negativo. Gradativamente, podemos extrair lições e aprendizados desses momentos, atribuindo-lhes um sentido mais positivo e inspirador.

2. Comunicação mais efetiva

Acessar os recantos mais íntimos da mente permite que as pessoas tenham mais clareza nas suas ideias, sentimentos e crenças. Naturalmente, isso facilita também que consigam expressar esses conceitos com mais facilidade, tanto ao falar como ao escrever. A hipnose ericksoniana, portanto, ajuda o indivíduo a comunicar-se com mais efetividade.

3. Aceitação

Segundo as ciências que estudam a mente humana, parece ser um consenso que as pessoas são mais felizes quando superam os acontecimentos e também aquilo que não gostam em si mesmas. Essa superação, porém, é resultado da aceitação. Aceitar o que não está sob o nosso controle e agir em relação ao que está é um dos maiores ensinamentos para sermos felizes.

4. Maior efetividade em constelações

A hipnose ericksoniana tem sido utilizada como um importante facilitador nos processos de constelação, como a constelação sistêmica e a constelação familiar. Acessando os níveis inconscientes dos indivíduos participantes, obtemos melhores resultados nessas práticas, pois os significados são mais profundos e mais claros.

5. Melhoria nos relacionamentos/conexões

PSC

Se a hipnose ericksoniana nos ajuda a aceitar, a compreender e a nos comunicar com mais clareza, fatalmente isso tornará os nossos relacionamentos melhores. Podemos ver isso dentro das famílias, nos relacionamentos amorosos, nas amizades e até mesmo nas relações profissionais. Assim, é mais fácil resolver e prevenir conflitos.

6. Aprimoramento em rapport

O rapport é uma conexão consciente e inconsciente que as pessoas estabelecem entre si enquanto se comunicam. Ele envolve a escolha de palavras, as expressões faciais, os gestos, a linguagem corporal, o tom de voz, a empatia, a simpatia, a demonstração de interesse, entre outros fatores. Eles contribuem para que resultados mais positivos sejam extraídos de cada conexão.

7. Maior interação no estado de flow

Já aconteceu de você perder noção do tempo por estar muito mergulhado em uma atividade, como se a estivesse executando automaticamente? Isso é relativamente comum e pode beneficiar a nossa produtividade. Esse processo é conhecido como “estado de flow, e a hipnose ericksoniana nos ajuda a alcançá-lo com mais facilidade.

8. Ampliação da percepção

Ampliar a percepção significa estar mais consciente do que se passa ao nosso redor. Isso inclui a detecção de detalhes, a concentração, a precisão daquilo que falamos ou fazemos, enfim, esforços mentais que amenizam a ocorrência de erros e que melhoram os resultados que podemos alcançar.

9. Desenvolvimento do “ouvir na essência”

Quando falamos que a hipnose ericksoniana melhora a comunicação, não estamos falando apenas do falar e do escrever, mas também do ler, do ouvir e do compreender. Entender o que o outro nos comunica também é essencial para resolver conflitos e ter relações mais saudáveis. A hipnose promove esse benefício.

10. Quebra de crenças limitantes

Ressignificar não quer dizer apenas obter um novo entendimento sobre os fatos, mas também sobre crenças que carregamos conosco desde a infância. Esse tipo de hipnose nos permite identificar essas crenças que, muitas vezes, bloqueiam o nosso progresso. Assim, podemos substituí-las por ideias mais construtivas.

11. Mudança de comportamentos indesejados

Se os comportamentos partem de crenças, é fato que modificar as nossas ideias também modificará as nossas atitudes. Assim, uma pessoa que sempre se achou feia e teve insegurança na vida amorosa, por exemplo, pode ressignificar essa crença e desenvolver uma postura mais autoconfiante, por meio da hipnose ericksoniana.

12. Transformação de pensamentos sabotadores

“Eu nunca vou ser feliz”, “eu vou morrer sozinho”, “meu pai me odeia”, “quem nasce pobre morre pobre” — esses são apenas alguns exemplos de pensamentos sabotadores, ou seja, de ideias que bloqueiam os nossos esforços para alcançar os nossos objetivos. Derrubá-los e transformá-los é um dos poderes desse tipo de hipnose.

13. Aprendizado por meio do acesso ao inconsciente

Quantas riquezas emocionais e intelectuais estão em nosso inconsciente? No dia a dia, bloqueamos o acesso a muitos desses conhecimentos e percepções sensoriais que poderiam nos ajudar. Acessar o inconsciente por meio da hipnose ericksoniana nos ajuda a superar os fatos, a refletir sobre as nossas crenças e a adotar novos comportamentos, que nos conduzam à felicidade nas diferentes áreas das nossas vidas.

O benefício da hipnose ericksoniana é que ela atua diretamente na vida da pessoa, tanto no contexto pessoal como no profissional, realizando mudanças significativas e duradouras, por meio de um processo altamente eficaz. Não é à toa que tantas práticas terapêuticas e de desenvolvimento pessoal a estejam utilizando, como base ou complemento, para potencializar os resultados que cada indivíduo pode vir a alcançar.

E você, querida pessoa, o que pensa sobre a hipnose ericksoniana? Já teve alguma experiência com a hipnose? Como foi? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!