Treinamento Interno dentro da empresa

Didis/Shutterstock O treinamento interno é essencial ao desenvolvimento dos colaboradores

Quando falamos na capacitação dos profissionais nas empresas, investir em treinamento interno é um elemento-chave para o desenvolvimento dos colaboradores e para sua evolução contínua. Não por acaso, hoje mais do que nunca, as organização tem investido no aprimoramento dos seus funcionários e feito do Treinamento e Desenvolvimento parte de seu investimento anual.

A intenção é capacitar seus profissionais a atender suas necessidades e suprir suas demandas no que tange a qualificação da mão de obra. Neste sentido, o treinamento interno surge como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano, uma vez que ele é precedido da identificação dos seus gaps em relação à capacitação dos seus funcionários e sucedido pelo treinamento interno, que é focado em eliminá-los.

Para isso, o departamento de Gestão de Pessoas e as lideranças devem estar sempre atentos à formação dos seus colaboradores, para que assim possam planejar seus treinamentos internos de acordo com as demandas da organização, acertar em suas escolhas de cursos e formações e oferecer realmente o que é preciso para capacitar sua mão de obra.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante
desenvolvimento!Clique aqui e descubra como isso
é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Tipos de Treinamento Interno

Quando falamos em treinamento e desenvolvimento empresarial é muito importante que as empresas entendam qual é o papel do treinamento interno na formação e capacitação do seu capital humano. Mesmo que o acesso à educação e formação técnica no Brasil tenha crescido nos últimos anos, sabemos que ainda existe um déficit muito grande no que concerne a formação profissional em determinadas áreas do comércio e da indústria, por exemplo.

Para sanar este gap, as empresas assumiram o papel de formar seus profissionais internamente e de oferecer a eles a oportunidade de desenvolvimento dentro de seu espaço de trabalho. Eu mesmo já atendi dezenas e dezenas de empresas ministrando meus treinamentos de Coaching In Company, quando o curso de Coaching é aplicado dentro da própria organização para o aprimoramento técnico, emocional e comportamental dos colaboradores.

PSC

Os treinamentos internos podem ser aplicados para desenvolvimento de uma competência técnica específica quando, por exemplo, os profissionais precisam desenvolver o conhecimento sobre como operar um novo sistema operacional ou mesmo um novo maquinário. Outros são voltados para o aprimoramento das competências de liderança, gestão de pessoas, planejamento estratégico, administração do tempo, gestão de projeto ou mesmo para a formação de coaches internos; que são os colaboradores que treinados para aplicar as técnicas e métodos do Coaching dentro da empresa.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Portanto, podemos dizer, sem errar, que investir em treinamento interno é essencial a que as organizações possam atender suas necessidades, eliminar seus gaps e formar profissionais cada vez mais capacitados a realizar seu trabalho com maestria. Também fomenta a especialização, a que os funcionários possam alcançar alto desempenho e melhorar sua produtividade e aumentar sua satisfação em estar numa empresa que investe em seu desenvolvimento profissional e acredita em seu potencial.