O Transtorno Dissociativo de Identidade é uma condição psiquiátrica em que um indivíduo apresenta traços de duas ou mais personalidades. As diferentes identidades dessa pessoa podem assumir o controle e reagir de maneiras completamente distintas nas mesmas situações. De forma geral, uma pessoa com esse transtorno tem lapsos profundos de memória, ou seja, momentos que lhe escapam e em que não sabe onde esteve; com quem e nem o que estava fazendo. Não se tem uma resposta definitiva para a origem do problema, mas acredita-se que as múltiplas personalidades podem ser desencadeadas por situações traumáticas. Conheça, a seguir, os casos mais famosos de pacientes com esse transtorno.

Transtorno Dissociativo de Identidade: Casos Famosos

Louis Vivet

Um dos primeiros casos do Transtorno Dissociativo de Identidade documentados no século 19. O jovem francês era filho uma prostituta e, ainda criança, enveredou-se pelo mundo do crime. Preso ainda na infância, só saiu da instituição de correção ao fim de sua adolescência e foi trabalhar numa vinícola. Um dia, teve um incidente com uma víbora que não o picou, mas o fez acreditar que não podia se mover da cintura para baixo.

Após passar por um ano de tratamento num hospital psiquiátrico, Vivet voltou a andar, mas era outra pessoa. Além de não reconhecer as pessoas de seu passado, seus gostos haviam mudado. Sua vida foi preenchida por passagens por hospitais psiquiátricos, até que um dos médicos diagnosticou o transtorno, afirmando que Vivet tinha 10 personalidades distintas. Atualmente, acredita-se que eram somente três.

Billy Milligan

A primeira pessoa do mundo a ser absolvida de um crime devido ao diagnóstico de Transtorno Dissociativo de Identidade. Nos anos 70, três mulheres foram violentadas perto da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. A descrição das vítimas era bastante distinta no que se referia à personalidade do agressor, no entanto, todas haviam sido atacadas por Billy Milligan que, na época, tinha apenas 22 anos.

Descobriu-se que o jovem sofria do transtorno, tendo 24 personalidades distintas e que, no momento dos crimes, estava no comando à personalidade de um homem iugoslavo chamado Ragen e uma mulher lésbica chamada Adalana. Embora tenha sido absolvido dos crimes, Milligan passou anos em tratamento psiquiátrico, até que os médicos chegaram ao consenso de que as personalidades haviam sido fundidas.

Chris Costner Sizemore

Uma das histórias mais impressionantes de Transtorno Dissociativo de Identidade é de Chris Sizemore, que sofreu um forte trauma quando era criança ao assistir a retirada de um homem morto de uma vala. Naquela ocasião, ela disse aos pais que havia outra garota lá com ela, mas ninguém sabia quem era. Durante a infância, Chris era repreendida por ações que jurava não ter cometido.

PSC

Porém, a descoberta da doença se deu somente quando ela teve um bebê e uma de suas personalidades, conhecida como Eva Black, tentou matar a criança sendo impedida por outra personalidade, chamada de Eva White. Chris passou muitos anos em tratamento e foram descobertas 22 personalidades bastante distintas, que acabaram se fundindo numa só. A história se tornou um filme intitulado “As Três Máscaras de Eva”.

O Transtorno Dissociativo de Identidade demanda acompanhamento psiquiátrico por toda a vida do indivíduo. Ele pode escolher fundir ou não as diferentes identidades numa só. Um recente filme chamado “Fragmentado” trata do assunto e mostra a história de um jovem e suas múltiplas personalidades e mostra como elas influenciam seus comportamentos de forma profunda e descomunal. Assista e entenda melhor sobre este transtorno.

Trailer Filme Fragmentado

Interessante, não é mesmo? Se você gostou do artigo compartilhe em suas redes sociais e passe este poderoso conhecimento adiante.