Entenda o que é outplacement e como o método é utilizado pelos empresas para recolocar um profissional demitido | Depositphotos Mazirama

Outplacement é uma ferramenta de gestão de pessoas utilizada para ajudar no processo de desligamento e na recolocação do profissional demitido pela empresa. Esse apoio é muito importante para que os executivos possam lidar com os impactos da mudança e planejar, mais assertivamente, sua transição de carreira.

Por muito tempo o método foi utilizado apenas em nações mais desenvolvidas, a exemplo dos Estados Unidos. Com a expansão econômica e a implantação de multinacionais, por todo o mundo, empresas que já tinham esta prática, levaram o conceito de outplacement para outros países, inclusive o Brasil.

Atualmente existem profissionais e consultorias especializadas em processos de outplacement. A demissão pode ser feita pelo gestor imediato do profissional ou pelo consultor contratado. O papel dessas empresas é ajudar a planejar o desligamento dos executivos, fazer isso de forma respeitosa e digna, e oferecer a estes o suporte que precisam para minimizar os danos e se recolocarem no mercado.

Benefícios do Outplacement

Para o Executivo

  1. Minimizar os impactos negativos da demissão;
  2. Ter apoio para visualizar novas oportunidades;
  3. Ajuda para planejar a nova carreira.
  4. Demonstrar publicamente sua responsabilidade social;
  5. Oferecer ao profissional demitido uma consultoria de carreira;
  6. Manutenção do bom clima organizacional.
  7. Planejamento da Demissão – Neste primeiro momento, quando já foi decidido pelo desligamento, a empresa em conjunto com a consultoria começa a planejar o processo de outplacement, o que inclui definir a pessoa que será contratada para a função da pessoa demitida, como também a data, a forma de demissão e o início do outplacement propriamente dito.

Para a Empresa

O Passo a Passo do Outplacement

  1. Planejamento do dia “D”– Também existe um planejamento para o dia do desligamento. Detalhes como datas comemorativas, aniversário são levados em conta para não causar trauma no futuro ex-colaborador. Com tudo ajustado, é comunicada a demissão.
  1. Sensibilização – Passado o momento do comunicado oficial do desligamento, são apresentados ao profissional os objetivos do outplacement e os benefícios que a empresa irá manter até sua recolocação.
  1. Encontrando um novo emprego – Além de ajudar o colaborador demitido a lidar melhor com este fato, a empresa de consultoria também é responsável por ajudá-lo a encontrar um novo trabalho.

Coaching na Transição de Carreira

Depois de anos e anos dedicados à empresa, enfrentar uma demissão, ainda que planejada, pode ser sim, um processo difícil e doloroso. Querendo ou não, num primeiro momento, a imagem do consultor de outplacement ainda será associada ao desligamento e trará constantemente esta má lembrança.

O Coaching de Carreira, realizado por um profissional de fora da organização, ajuda o executivo a planejar o novo momento e sua carreira dali em diante. Além de ajudar a lidar melhor com esta ruptura, o Coaching traz, com suas perguntas poderosas, novas reflexões e a possibilidade de o profissional fazer uma autoavaliação mais profunda e pontual do acontecido.

PSC

Se a pessoa desligada deseja, por exemplo, entender melhor os motivos de sua demissão ou mesmo transformá-la em oportunidade para dar um novo rumo à sua carreira, ele terá no Coaching, técnicas e ferramentas extraordinárias para orientá-lo quanto a isso.

Para visualizar melhor este assunto, na prática, indico o filme: Amor sem Escalas, com o ator George Clooney, que aborda este tema e mostra a vida de um especialista em Outplacement em várias situações de demissão.