Lightsource/© Depositphotos.com O Transe Conversacional proporciona uma maior integração entre Coach e Coachee durante as sessões de Coaching

Transe Conversacional é um estado de atenção focado no qual o diálogo entre as pessoas tem como objetivo remeter as reflexões a níveis cada vez mais profundos e subjetivos. Pode ser considerado um estado em que se a consciência perde a noção do tempo e através de sugestões diretas e/ou indiretas, o Coachee terá maior potencial para agir e mudar.

O transe auxilia a pessoa a se conectar com seu inconsciente, sua sabedoria interior, em um nível mais profundo e a desenvolver soluções novas e criativas às questões trabalhadas durante a conversa com o Coach.

Para gerar um estado de conexão mais profundo é necessário criar um transe conversacional, nesse estado o Coach estabelece um diálogo focado, uma forma de flow com seu Coachee. Esse estado sugere a criação do campo relacional ou vibracional, tem como consequência o rapport, rapport de alma. Transe é hipnose e hipnose é transe. Transe é um estado de atenção focado em um nível maior.

O processo de Coaching feito através do transe conversacional conecta o coach ao seu coachee através de perguntas poderosas, com a finalidade de levá-lo cada vez mais a tratar o assunto da sessão com profundidade.

Como Acontece o Transe Conversacional de Milton Erickson

Nesse modelo de conversa desenvolvido por Erickson, a habilidade de ouvir e expandir a reflexão usando as estratégias “leading e pacing” permite que o Coach promova e induza o coachee a conectar se com seus sentimentos, desenvolvendo assim formas mais criativas para resolver seus próprios conflitos internos.

O transe conversacional é um estado de comunicação onde às informações trocadas referem-se aos: estados internos inconscientes, acerca das possíveis percepções da pessoa, sobre o seu estado atual. Essa conexão tem uma profundidade diferenciada uma vez que a atenção está totalmente voltada para o momento presente e para o assunto abordado, é também uma profunda expressão da mente inconsciente, pois enquanto está em transe conversacional, o sentimento que existe no intercâmbio da comunicação entre o Coach e o Coachee transcendem o significado das palavras.

PSC

O transe conversacional é o estado mais eficiente para a comunicação uma vez que nesse estado, há maior fluidez dos sentimentos e pensamentos ocorrendo naturalmente entre as partes, é um diálogo onde não existem percepções diferenciadas e sim um fluxo de cocriação continua. O transe conversacional é uma conversa espontânea, que acontece de forma natural. Por esse motivo, um Coach que queira estabelecer a conexão e conscientemente atingir esse estado deve ter atenção verdadeira ao Coachee.

Para potencializar esse processo, o Coach deve adotar técnicas e estratégias de indução ericksonianas, e com isso, deve agir de forma muito tranquila, iniciando um caminho que aponte cada vez mais para “interior” do Coachee. A intenção com isso é identificar o verdadeiro conflito que existe por traz das palavras conscientemente ditas inicialmente, é sem dúvida a forma mais eficiente de se comunicar e auxiliar o Coachee na descoberta de si mesmo.

Por ser uma técnica indireta, o transe conversacional tem resultados mais eficientes do que o transe hipnótico convencional, uma vez que o primeiro é para o coachee apenas uma conversa confortável e exatamente por se sentir extremamente confortável e à vontade surgem níveis de percepções e sensações cada vez mais intensas e profundas.

É, portanto, um estado de aprendizagem acelerada por permitir um intercâmbio direto entre as conexões neurológicas do Coach e seu Coachee, uma possibilidade de atuação no mesmo nível de percepção e sensações no qual a criatividade age em prol da solução eficiente e visceral de conflitos que deriva desta conexão profunda.

Maravilhoso, não é mesmo? Quer conhecer mais sobre esta extraordinária ciência criada por Milton Erickson? Conheça a Formação em Coaching Ericksoniano e potencialize suas sessões de Coaching e sua comunicação.