Em se tratando de tranquilidade, em uma escala de 0 a 10, o quanto você se considera uma pessoa tranquila e equilibrada? O quanto você tem se esforçado para ser uma pessoa mais positiva? Você sabe quais são os benefícios de ser uma pessoa tranquila?

Com a vida agitada e turbulenta que levamos e tantos compromissos pessoais e profissionais que desempenhamos diariamente, tem sido cada vez mais complicado viver momentos de pura calmaria. Ser uma pessoa equilibrada é um fator cada vez mais fundamental para mantermos a nossa saúde emocional e física.

Manter a tranquilidade nos momentos mais complicados e desafiadores das nossas vidas é algo extremamente difícil de fazer, porém, pode trazer resultados muito melhores e benéficos.

Ser uma pessoa calma nos ajuda a focar em nossos planos e objetivos, a tomar as melhores decisões com foco e sabedoria e, principalmente, a ser pessoas mais felizes e livres de qualquer ansiedade e estresse.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

Precisamos estar sempre tranquilos?

Viver com tranquilidade é ótimo, mas precisamos entender que a vida é feita de diferentes momentos, de modo que nem sempre conseguimos ou devemos ficar tranquilos. Se você tem apenas 1 hora para entregar a sua declaração de imposto de renda, por exemplo, ficar muito tranquilo pode não ser a melhor ideia nesses momentos, não acha?

A questão é que, na vida, enfrentamos momentos desafiadores, em que o estresse, o medo e a ansiedade aparecem. Ao contrário do que muita gente pode acreditar, essas emoções são importantes, pois permitem que nós nos preparemos para as adversidades que estão por vir. Se uma pessoa tivesse ansiedade 0, o que é impossível, ela não olharia para os dois lados da rua antes de atravessá-la, por exemplo, o que certamente aumentaria muito os riscos de um acidente.

PSC

Portanto, viver com tranquilidade não significa estar relaxado 24 horas por dia, afinal de contas, precisamos lidar com as situações da vida, que nem sempre são fáceis. Contudo, o que devemos fazer é garantir que os nossos níveis de ansiedade e estresse sejam proporcionais aos fatos. Se eles ultrapassam o nível do que é proporcional, estamos diante de um estresse que já não é produtivo, e aí sim a tranquilidade desaparece de vez.

Portanto, viver com tranquilidade significa viver em equilíbrio. É preciso entender que nem sempre vai estar tudo bem, mas que nós somos seres inteligentes, com capacidades incríveis para superar os desafios. Ser tranquilo significa administrar a intensidade das emoções, sobretudo das negativas, ao longo dos altos e baixos da vida. Uma vida 100% sem problemas não existe, mas nós também não devemos focar apenas no que há de negativo na nossa jornada. É esse o segredo da tranquilidade!

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

30 dicas para desenvolver a tranquilidade                              

Confira dicas poderosas de como se tornar uma pessoa tranquila e conseguir passar por momentos críticos da vida com mais harmonia e serenidade:

  1. Evite ser uma pessoa impulsiva;
  2. Reflita antes de tomar qualquer tipo de decisão;
  3. Exercite o pensamento positivo, na medida do possível;
  4. Vigie os seus pensamentos e comportamentos sabotadores;
  5. Pare de reclamar;
  6. Seja uma pessoa grata por tudo o que possui;
  7. Não alimente as suas preocupações mais do que o necessário para resolver os seus problemas;
  8. Elimine as expectativas negativas;
  9. Tenha cuidado com as suas palavras, pois elas têm poder tanto para o bem quanto para o mal;
  10. Vivencie as suas tristezas, mas administrando a sua intensidade e a sua proporcionalidade aos fatos;
  11. Exercite a sua sabedoria;
  12. Ignore os comentários maldosos e negativos sobre você ou sobre a sua vida (as famosas “críticas destrutivas”);
  13. Mude a sua postura perante a dificuldade, entendendo que nenhum mal é eterno;
  14. Tente enxergar o lado positivo de cada situação;
  15. Pare de focar a sua atenção nos seus problemas, concentrando-se nas possíveis soluções;
  16. Estimule a sua felicidade e o seu bem-estar, realizando atividades que lhe sejam prazerosas;
  17. Pratique a meditação diariamente;
  18. Limpe a sua mente de todo pensamento impuro e negativo, na medida do possível;
  19. Não tente controlar todos os aspectos da sua própria vida, nem queira ser perfeito. Além disso, pare de comparar-se com as outras pessoas;
  20. Seja uma pessoa mansa e humilde;
  21. Ouça os seus medos e verifique se eles são de fato proporcionais às ameaças identificadas;
  22. Evite envolver-se em brigas e discussões, dando preferência ao diálogo como meio de encontrar as soluções;
  23. Foque no presente;
  24. Procure manter a paz com todos ao seu redor;
  25. Mantenha a sua mente equilibrada e estável;
  26. Identifique os seus pensamentos negativos e tente enxergar novas maneiras de interpretá-los;
  27. Desenvolva o hábito de ser uma pessoa alegre e agradável na maior parte do dia;
  28. Seja alguém que as pessoas queiram estar perto;
  29. Exerça o seu autocontrole;
  30. Pratique atividade física regularmente.

Procure auxílio quando necessário

Ao ler as dicas acima, certamente entendemos que boa parte das atitudes que conduzem à tranquilidade está sob o nosso controle. No entanto, não podemos cobrar essa tranquilidade a todo instante. Há momentos da vida em que o estresse predomina, e está tudo bem, pois isso faz parte da experiência humana.

O que não podemos permitir e aceitar como natural é o aparecimento do estresse, da ansiedade e da tristeza por períodos prolongados e em uma intensidade desproporcional aos fatores que causaram essas emoções. Isso acaba com a nossa qualidade de vida e pode indicar a presença de transtornos ansiosos e/ou transtornos de humor.

Se viver com tranquilidade se tornou algo aparentemente impossível para você, saiba que isso não é verdade. Contudo, você vai precisar de ajuda para restabelecer o equilíbrio da sua mente e das suas emoções. Para isso, não hesite em recorrer aos médicos psiquiatras e aos psicólogos. Somente eles poderão diagnosticar qualquer transtorno que esteja acometendo a sua mente e recomendar o tratamento apropriado.

Além das medicações, novos hábitos de vida podem ser recomendados, como a meditação, a atividade física regular, a vida social, os hobbies, o abandono de antigos padrões de pensamento e comportamento etc. Lembrando que cada caso é um caso, de modo que a sua transformação dependerá exclusivamente de você e do seu psicólogo.

Uma vida mais tranquila não só é possível, como também é recomendada. Portanto, dê o seu melhor e, se julgar necessário, peça ajuda. Isso não faz de você alguém fraco. Muito pelo contrário: revela o quanto você é corajoso e está disposto a ser mais tranquilo, saudável e feliz!

E você, ser de luz, tem conseguido conduzir a vida com tranquilidade? O que tem feito para conseguir isso? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!