Profissional sorrindo na porta do trabalho, mostrando que é possível conciliar trabalho e vida pessoal

PKpix/Shutterstock Equilíbrio é a palavra-chave para conquistar equilíbrio nestas duas áreas de sua vida!

Conciliar trabalho e vida pessoal é um dos desafios que sempre acompanharam os profissionais, afinal, é importante conquistar equilíbrio para sair-se bem nestas duas áreas tão importantes de nossa existência e dar um sentido especial a cada uma delas. Por isso mesmo, eu já quero iniciar este artigo fazendo uma pergunta – você está conseguindo sair-se bem nesta empreitada?

A grande verdade é que nem sempre esta é uma tarefa fácil, pois em determinadas épocas de nossa vida, ou o trabalho ou o âmbito pessoal acabam exigindo mais de nós, o que faz com que alguma parte fique um pouco de lado. Como consequência disso ou, nós vamos muito bem na carreira e, na vida pessoal mal, ou ainda o contrário. Quando isso acontece é hora de agir para mudar esta situação e traçar estratégias para equilibrar-se.

Como Equilibrar Trabalho e Vida Pessoal?

Por mais que tenhamos muitos compromissos, não podemos usar isso como desculpa para negligenciar áreas importantes de nossa vida. O trabalho é importante, como também cuidar da família, saúde, amizades, do casamento ou namoro como também dos nossos filhos. Ressalto isso porque quando não estamos equilibrados nestes setores, acabamos por correr o risco de prejudicar áreas que vão bem. Portanto, equilíbrio é a chave.

Você deve estar imaginando ai que já sabe tudo isso. Certo, mas nunca é demais relembrar de tudo que você tem a perder e também pode ganhar ao conseguir conciliar trabalho e vida pessoal, não é mesmo? Vamos ver então como o Coaching pode te ajudar a vencer este desafio.

Coaching no Equilíbrio Pessoal e Profissional

O processo de Coaching é uma metodologia que trabalha no desenvolvimento de habilidades; na eliminação de gaps e na aceleração de resultados.  Uma destas competências é a gestão do tempo, elemento essencial a quem deseja conciliar carreira com outros aspectos de sua vida e ter sucesso.

Além disso, o método atua de modo que a pessoa consiga definir suas metas pessoais e profissionais e assim, possa trabalhar assertivamente e, fazer uma boa administração do tempo, para realizá-las efetivamente. Neste caminho, o processo de Coaching ajuda também a que o profissional consiga entender quais são os aspectos que tanto estão potencializando como dificultando a que consiga conciliar sua rotina.

PSC

Destaco ainda outro elemento fundamental para conseguir esta conciliação de demandas, agendas, sonhos, desejos e responsabilidades, o autoconhecimento. Quando a pessoa sabe o que quer, seja na carreira ou em sua vida pessoal, ela consegue ter uma motivação maior para conseguir focar nas duas áreas sem deixar nenhuma de lado.

Portanto, se você também quer conquistar este equilíbrio, uma excelente alternativa é investir num processo de Coaching, que pode dar a você o suporte que precisa para ter uma vida mais alinhada, congruente com seus anseios e valores, como também mais realizada e feliz. Experimente!