Voltar

Trabalhando Tipos de Trauma com o Coaching

Publicado em | 0 comentários

Sangoiri/Shutterstock Traumas são feridas físicas e emocionais que devem ser tratadas adequadamente

A palavra trauma é de origem grega e significa: ferida. Não por acaso, este termo representa os fatos imprevistos que ocorrem de forma violenta em nossa vida e que nos causam lesões físicas ou danos emocionais ou mesmo os dois.

Os traumas podem acontecer em qualquer momento de nossa existência. Entretanto, muitas pessoas sofrem destes males ainda na infância ou adolescência.

Por isso, quando não identificados e tratados corretamente, elas carregam estes acontecimentos ruins para sua fase adulta, o que traz sérios prejuízos à sua vida como um todo.

Existem diversos tipos de traumas, entre eles, destaco aqueles causados por acidentes, abusos, perdas, pela violência urbana (assaltos, estupros, sequestros), catástrofes naturais (furações, terremotos e enchentes) ou ainda aqueles provenientes das guerras.

Em todos estes casos, o indivíduo que sofre determinado trauma é submetido a situações de forte estresse, agressão, dor, desamparo, medo ou abuso. Cada um destes fatores, de diferentes formas, pode trazer graves limitações físicas e psicológicas à vítima.

Por isso, tanto nestas como noutras situações traumáticas, contar com apoio especializado, é fundamental para que o indivíduo possa aprender a lidar com o acontecimento e evitar que isso prejudique sua vida de forma sistêmica.

Como o Coaching Pode Ajudar

Se durante uma sessão de Coaching, o profissional coach identificar que o seu cliente possui problemas emocionais graves, provenientes de traumas, é necessário orientar o coachee a buscar, de imediato, um tratamento adequado.

É importante salientar isso porque, embora o Coaching use técnicas e ferramentas de ciências, como a Psicologia, este processo não se configura como terapia. Em se tratando da existência de traumas, muitas vezes, o indivíduo pode sofrer de transtornos psicológicos graves como depressão, ansiedade, compulsões e distúrbios de personalidade, por exemplo.

Nestes casos, é papel do coach orientar seu cliente a buscar tratar as marcas físicas e dores emocionais causadas por seus traumas e também buscar formas efetivas para vencê-los.

Somente de posse de todas as suas faculdades mentais, é que a pessoa terá condições de vivenciar o processo de Coaching, de forma integral, e assim definir seus objetivos de vida e os melhores caminhos para alcançar plenamente seus sonhos e metas pessoais e profissionais.

Além disso, o processo auxilia a pessoa a vencer crenças limitantes provenientes destes traumas e a enxergar uma nova realidade, onde até então, via apenas o lado ruim da situação. Isso liberta o cliente de situações negativas e abre novas possibilidades para ele viver mais plenamente sua vida!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!