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Toda Venda é uma Negociação

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NotarYes/Shutterstock Ser um bom negociador é uma das principais habilidades do vendedor de sucesso

Toda venda é uma negociação, a busca do caminho do meio, o servir, se conectar, estabelecer vínculos e acreditação. Vender é um processo contínuo que exige do profissional disciplina e foco.

Quando se está em uma negociação com um cliente é preciso ter o controle da situação e aplicar congruência sistêmica, além das técnicas de vendas para que assim, o fechamento possa ocorrer de forma natural.

A falta de imaginação criativa, principalmente a falta de foco da venda na solução do problema do seu cliente é o grande problema da maioria dos vendedores. É preciso entender desde o início do atendimento qual a real necessidade do seu cliente e tentar buscar o melhor produto ou serviço para atendê-lo.

Otimismo, Criatividade e Competência

Nesta fase, o otimismo, a criatividade e a competência são três características fundamentais em um processo de negociação. Um vendedor otimista consegue fazer com que seu cliente tenha prazer em conversar com ele. Mas, se ele é criativo na hora de sair das objeções, e competente para apresentar as melhores soluções para os problemas que seu cliente possui, então, com certeza, ele não terá dificuldades em fechar um bom negócio.

O relacionamento ainda é a melhor técnica de vendas. Com certeza a criação de vínculo, afinidade e confiança é o melhor caminho, isso é capaz de transcender qualquer técnica formal. Trabalhar o relacionamento com seus novos clientes é garantir seu retorno e que ainda eles indicarão novos clientes. É isso que faz o sucesso de um profissional de vendas.

Técnicas de Vendas Poderosas

Existem algumas técnicas de vendas que se usadas corretamente podem eliminar muitos obstáculos que podem surgir que farão com que o profissional aumente suas vendas. É preciso que a atenção esteja focada em pequenos detalhes:

  • Ouça com atenção, só interrompa-o se for muito longo. Ouvir na essência é um dos grandes poderes de um vendedor.
  • Concorde sempre que possível: “eu posso avaliar”, “compreendo o seu ponto de vista”, entre outros.
  • Discorde quando for possível: “esta é a única razão para não continuarmos essa conversa?”.
  • Confirme os critérios: “já que compreendeu as vantagens, o que mais é preciso para que possa realizar esta venda?”. Atitudes assim ajudam a aumentar as vendas.
  • Saiba questionar: “Só para entender melhor, o que lhe incomoda tanto em…?”.

Perguntar é uma forma de fazer com que o cliente nos forneça melhores respostas e de conseguir mais informações sobre elas. Mas lembre-se sempre, de que não há técnicas de vendas que não necessitem que o vendedor escute e preste devida atenção no que seu cliente lhe diz.

As perguntas são as respostas, assim se especializar na arte de pergunta significa entender as respostas antes de elas serem dadas. Lembre-se que tudo isso vai funcionar quanto maior for à congruência e verdade da relação entre as pessoas que estão negociando.

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