As mudanças organizacionais são acontecimentos cada vez mais comuns dentro das empresas e organizações. Isso porque as mudanças e atualizações constantes do mercado e os impactos causados por ele exigem que as empresas se adéquem cada vez mais a novas realidades.

mudança organizacional nas empresas podem acontecer por diferentes motivos seja para a ampliação da empresa ou criação de filiais, seja para implementar uma nova estrutura corporativa, seja para promover melhorias no ambiente de trabalho, seja para aumentar a competitividade da empresa, produtos ou serviços oferecidos, entre outras coisas.

Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

Exemplos de Tipos de Mudança Organizacional

Confira os principais tipos de mudança organizacional adotadas pelas empresas e exemplos práticos de como elas funcionam no dia a dia.

1 – Mudança Incremental

Como o próprio nome sugere, a mudança incremental está relacionada a acrescentar, somar ou agregar algo, normalmente alguma melhoria nos processos ou na estrutura organizacional. Um exemplo disso é a implementação de novos sistemas, controle de ponto, implantação de novas rotinas, novos projetos, entre outras coisas.

2 – Mudança Transformacional

mudança transformacional está focada na transformação. Não acrescenta nada, mas modifica e transforma o ambiente, os processos, a estrutura e até mesmo as pessoas ou profissionais. Um exemplo bem comum deste tipo de mudança na prática é a mudança ou organização de profissionais e departamentos onde alguns colaboradores são desligados da empresa, outros transferidos de cargo ou posição e mesmo nas novas contratações.

3 – Mudança Evolucionária

PSC

Já a mudança revolucionária é adotada a partir de um objetivo específico bem determinado, seja para resolver algum conflito ou dificuldade, seja para atender alguma deficiência da empresa ou mesmo pelas dificuldades do mercado.

Exemplo disso são a definição de novos objetivos ou metas para um novo ano ou para a realização de um novo projeto, por exemplo.

4 – Mudança Revolucionária

E, por fim, como o próprio nome sugere, a mudança revolucionária surge a partir de um objetivo geral que visa promover uma grande revolução e transformação na empresa que pode impactar não só os colaboradores como também o mercado, concorrentes e clientes.

Um exemplo da mudança revolucionária pode ser a recolocação de uma empresa no mercado. Uma empresa que declara falência como a famosa Parmalat, que ficou afastada por muitos anos do mercado, por exemplo, voltou a ativa com uma nova proposta e se recolocando de forma diferente e com uma estratégia diferente no mercado.

10 Benefícios em promover mudança organizacional na empresa

Se a sua organização planeja algumas mudanças significativas em sua estratégia e sistemas de gerenciamento, você precisará de um plano bem definido que considere os desejos e as necessidades das principais partes interessadas em sua organização.

Mudar a forma como você gerencia as informações inevitavelmente mudará a forma como as pessoas fazem as coisas e, sem comunicação e apoio suficientes, será difícil atrair pessoas para a mudança. Um plano de gerenciamento de mudança organizacional considera todas as pessoas e equipes envolvidas em uma transição futura, como a mudança irá afetá-los, qual a responsabilidade de cada um e o que eles precisam saber para ter sucesso tanto durante quanto após a transição.

Segue abaixo 10 benefícios em resposta ao tempo dedicado com o desenvolvimento do plano de gestão de mudança organizacional:

  1. Avaliação e Motivação

Com um plano estratégico de gerenciamento de mudanças, sua organização terá uma visão de como será o processo de mudança e quais metas precisam ser alcançadas para atingir a meta final. Isso permite que os encarregados da transição avaliem o sucesso do projeto durante cada etapa crítica e também ofereça uma oportunidade para motivar indivíduos e equipes a alcançar os objetivos desejados com reconhecimento para aqueles que obtêm sucesso.

  1. Alinhamento de recursos existentes

Só porque você está fazendo alterações em sua estratégia e sistemas de gerenciamento, isso não significa necessariamente que você precisa substituir todos os recursos existentes. A chave é integrar seus recursos atuais em sua visão de futuro, a fim de aproveitar ao máximo o que você tem e o que está investindo. Com um plano eficaz de gerenciamento de mudanças, sua organização estará mais bem preparada para alinhar seus recursos existentes com o novas ferramentas e estratégias implementadas.

  1. Manutenção das Operações do Dia-a-Dia

Embora alguns sacrifícios possam ser necessários para alcançar o futuro desejado, você deve implementar mudanças sem prejudicar suas operações atuais. Um plano efetivo de gerenciamento de mudanças considerará o que os indivíduos e as equipes precisam para continuar desempenhando seus trabalhos e manter as operações do dia-a-dia sem efeitos negativos perceptíveis.

  1. Considerando as preocupações dos funcionários

Abordar as preocupações dos funcionários permite que as organizações sejam mais eficientes e eficazes. O desenvolvimento de um plano de gerenciamento de mudanças permitirá que sua organização resolva essas preocupações e mantenha as linhas de comunicação abertas com todos os indivíduos e equipes envolvidos na transição.

  1. Reduzindo Risco e Ineficiência

Reservar um tempo para criar um plano de gerenciamento de mudança organizacional permitirá economizar tempo e reduzir riscos no final. Criando um plano que considere todos os indivíduos e equipes envolvidos na transição, você pode reduzir a possibilidade de uma tentativa frustrada de alteração e reduzir o tempo necessário para implementar a alteração.

  1. Aumento da auto-estima

Quando os funcionários percebem que os líderes de suas organizações dedicam tempo para desenvolver um plano de gerenciamento de mudanças que considere seus desejos e necessidades, eles conseguem ter um desempenho melhor e se envolver mais na transição. Portanto, certifique-se de que sua equipe se sinta apoiada e de que ela tenha as informações necessárias para o sucesso.

  1. Antecipação de Desafios

Seu plano deve definitivamente considerar a possibilidade de bloqueios que impeça sua organização de atingir suas metas. Quando você tem um plano efetivo de gerenciamento de mudanças, você estará mais bem preparado para prever e responder aos desafios que possam surgir durante e após a transição.

  1. Custos Reduzidos

Desenvolver um plano de gerenciamento de mudanças com antecedência também permitirá que sua organização reduza o custo da transição, permitindo que você gerencie melhor seu orçamento. Com as pessoas certas envolvidas, você pode reduzir ineficiências e desperdícios e evitar projetos caros que não contribuem para as metas finais.

  1. Maior ROI

Além de reduzir custos com um bom plano de gerenciamento de mudanças organizacionais, você também pode aumentar o retorno do seu investimento. Quando você tem a equipe conceitual correta para seus funcionários e processos, é mais provável que você veja retornos positivos dos investimentos feitos nas alterações que está implementando.

    Quer saber como motivar e potencializar os resultados de sua equipe?
    Clique aqui e baixe agora meu ebook “Leader Coach”! É um presente!

  1. Oportunidades para desenvolver mais

Em síntese, um plano de gerenciamento de mudança organizacional permite que as empresas desenvolvam mais durante a transição. Você pode desenvolver um conjunto de práticas recomendadas para manter o crescimento e a inovação no futuro, desenvolver líderes para levá-lo até lá e desenvolver equipes que estejam mais bem preparadas para que isso aconteça.

 

E você, já viu algumas dessas mudanças acontecerem em seu ambiente de trabalho? Como foi esta experiência? Contribua com o conhecimento e lembre-se de sempre curtir e compartilhar em suas redes sociais.

Copyright: Syda Produtcions/Shutterstock