Voltar

Tipos de Gestão mais Utilizados pelos Empreendedores

Publicado em | 0 comentários
Tipos de gestão

Uber Images/Shutterstock Cada empreendedor tem seu próprio tipo de gestão, entretanto, nem sempre esta pode ser a melhor. Leia o artigo e entenda porquê!

Quando falamos em empreendedorismo, logo pensamos em tipos de gestão que os empreendedores usam para conduzir e gerenciar seus negócios. Neste sentido, saiba que mesmo os empresários mais inexperientes desenvolvem seu próprio modelo, sua forma de administrar seu empreendimento e também suas ações e estratégias.

No início de uma organização ainda é muito comum que o empreendedor não tenha tão claro quais são as diretrizes de sua administração, ou seja, ele ainda não identifica se a sua liderança é autoritária, democrática, participativa ou centralizada, por exemplo. Deste modo, o dono da empresa acaba operacionalizando as tarefas e tomando decisões sem basear-se em tipos de gestão específicos.

Ainda assim, ainda que de forma não oficial ou clara, sempre há modelos de liderança presentes em todo negócio. E, são eles, que nós vamos buscar identificar a seguir. Continue lendo e confira!

Tipos de Gestão usados por Empreendedores

Gestão Centralizada –

A gestão centralizada acontece quando o empreendedor concentra todas as decisões em sua figura e exclui sua equipe deste processo. Também é um modelo de administração em que o líder tem grandes dificuldades em delegar as tarefas aos seus liderados, em confiar-lhes responsabilidades e, por isso, acaba interferindo sempre em todas as atividades da empresa.

Com isso, o empresário acaba focando demais nas demandas operacionais e administrativas e deixando de se concentrar nas estratégias de crescimento do seu negócio, o que acarreta prejuízos ao crescimento da sua empresa e também desmotivação na equipe, que não se sente reconhecida pelo líder como plenamente capaz de executar seu trabalho sem monitoramento.

Gestão Democrática

Neste tipo de gestão, como o nome sugere, o empreendedor faz uma liderança  democrática e mais aberta, dividindo as responsabilidades com sua equipe e incluindo-a nos processos de construção dos resultados. Com isso, o líder tem mais tempo para focar no crescimento do seu empreendimento, planejar as ações, definir estratégias e implantar as melhorias e os projetos focados na expansão o seu negócio. Este elo de confiança é importante, pois faz com que todos se sintam importantes e pertencentes na construção de resultados. Também faz com que os colaboradores fiquem mais motivados a dar o seu melhor, pois sentem que o dono da empresa confia em suas capacidades e habilidades e reconhece isso.

Gestão Meritocrática

Este é um dos tipos de gestão que estão ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Consiste em administrar o negócio por meio da meritocracia, valorização dos profissionais, ou seja, incentivando sua produtividade, motivação e engajamento e reconhecendo o comprometimento e os resultados alcançados pelos colaboradores da empresa. Com isso, o empreendedor tem como aliados os seus funcionários, uma vez que valoriza seu trabalho, promove seu crescimento e reconhece sua participação ativa nos sucessos da empresa.

Estes são alguns tipos de gestão que os empreendedores usam em suas empresas e que são as diretrizes que do gerenciamento dos seus empreendimentos. E ai, qual delas tem mais a ver com suas atitudes empreendedoras? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!