Timidez na Adolescência

Creatista/Shutterstock A timidez na adolescência pode levar ao isolamento social. Veja dicas de Coaching para lidar com a questão de forma assertiva!

Até certo ponto, a timidez na adolescência é um comportamento comum entre os adolescentes mais introvertidos e que gostam de ficar “na sua” e mais reservados. Entretanto, quando esta dificuldade de socialização é fruto de traumas, baixa autoestima e falta de autoconfiança é importante estar atento aos filhos e buscar formas efetivas de ajudá-los a vencer sua vergonha.

Aqui é importante deixar claro que existem jovens tímidos em decorrência de seu perfil comportamental natural e aqueles que são mais recolhidos por sentirem-se desconfortáveis com sua própria aparência ou por terem sido reprimidos em grande parte de sua vida.

No primeiro caso, a timidez na adolescência, embora exista, não chega a limitar seus relacionamentos interpessoais totalmente, pois este adolescente, ao seu jeito, acaba se identificando com outras pessoas como ele e criando um ambiente seguro para se relacionar. Já no segundo caso, podemos dizer que é mais preocupante, pois esta timidez remonta a problemas emocionais provenientes de situações repressoras, onde o jovem foi desestimulado a ser como é.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Timidez na Adolescência e a Relação com a Família

Quando falamos em timidez na adolescência, os pais e responsáveis precisam estar atentos aos seus próprios comportamentos e, especialmente, às suas crenças para não ultrapassar os limites do bom senso e acabar desrespeitando a identidade dos seus filhos e fazendo-os ficar retraídos.

Não é porque seus descendentes pensam e têm ações diferentes das suas que eles estão errados ou são piores. Lembre-se que um ambiente familiar positivo é aquele onde os filhos sentem-se confortáveis para ser quem são e onde também são respeitados, amados, protegidos e acolhidos por seus pais.

Dicas de Coaching Para Vencer a Timidez na Adolescência

PSC

Quanto mais reconhecidos e empoderados seus descendentes estiverem, mais abertos e confiantes eles estarão para mostrar-se e se relacionar positivamente com as pessoas à sua volta. Como reflexo disso, sua timidez vai sendo diminuída e dando espaço a que o tímido possa sentir-se mais seguro, possa comunicar sem tanto medo de julgamentos ou sem achar-se inferior aos demais.

Neste sentido, o Coaching traz métodos poderosos para ajudar a vencer a timidez na adolescência. Para isso, o primeiro passo é identificar qual a origem da timidez e compreender como isso afeta as relações e autoestima da pessoa. Caso seja algo que esteja impedindo o jovem de se relacionar e ter uma vida social normal, o processo vai ajudar o adolescente a identificar suas qualidades, dons e talentos, para assim enxergar e valorizar mais quem ele é.

Por outro lado se a timidez dor apenas um reflexo de sua personalidade, o Coaching vai ajudar o jovem a entender também como é importante estar presente, se relacionar com as pessoas, trocar ideias e experiências e estar mais aberto a si mesmo e ao outro. Na prática isso significa deixar um pouco de lado o papel de observador e tornar-se mais protagonista, ou seja, abrir-se para participar mais dos eventos familiares, escolares e sociais e fazer sua história.

Somado ao apoio dos pais, este processo, com certeza, trará resultados extraordinários e ajudará o jovem a vencer seus medos, inseguranças e superar o problema da timidez na adolescência com muito mais leveza, otimismo e assertividade. Pense nisso e conte com o Coaching para sanar a questão e ir além.