Voltar

Testes Psicológicos Para Emprego – Quais São e Como Utilizá- los?

Publicado em | 0 comentários

ra2studio/Shutterstock Os Testes Psicológicos servem para avaliar se o perfil comportamental do candidato é compatível com aquele exigido para a vaga e são utilizados pela maioria das empresas

É muito comum aos candidatos a um novo trabalho reclamar dos famosos testes psicológicos para emprego. Isso ocorre porque cada recrutador e empresa escolhem os métodos que consideram ser os mais adequados e nem sempre deixam claro o objetivo de cada avaliação.

Os testes psicológicos são aplicados com o objetivo de identificar e avaliar o perfil comportamental do profissional. Por isso, são extremamente importantes para avaliar e escolher aquele que melhor se encaixa ao perfil da vaga em aberto.

Assim, durante a busca por um novo emprego a pessoa pode ser submetida a diversos tipos de testes diferentes. Então, é melhor conhecer e saber como eles funcionam e preparar-se para sair-se bem em qualquer avaliação.

Principais Tipos de Teste Psicológicos Para Emprego

Coaching Assessment – Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Coaching e baseado 100% no modelo mental do brasileiro, este teste avalia qual o perfil comportamental predominante no candidato de modo a adequá-lo à vaga. Consiste em saber se este é mais – Executor, Planejador, Comunicador ou Analista.

Teste Grafológico – Este teste consiste na avaliação comportamental do candidato por meio de sua forma de escrever, ou seja, de sua letra. A pessoa é convidada a escrever 20 linhas de texto. Aqui são avaliados itens como: capacidade de trabalhar em equipe, forma de lidar com a pressão, respeito à hierarquia, índice de confiabilidade e engajamento.

Teste Myers-Briggs – Este teste foi criado na década de 60, nos Estados Unidos. Considerado um dos mais comuns; consiste em um questionário com várias questões de múltipla escolha que tem por objetivo traçar o perfil do candidato, segundo 16 personalidades, e identificar se elas se encaixam à vaga.

Teste Projetivo – Este teste é um dos mais complexos, pois se baseia no conceito de Freud sobre projeção. Nesta avaliação o candidato é convidado a organizar informações ambíguas em relação a determinados temas. Com base em sua formatação, o psicólogo recrutador irá traçar um perfil da própria personalidade do profissional avaliado.

Teste de Rorschach – Desenvolvido pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach, na década de 1920, também consiste em avaliar o candidato por meio da projeção de sua personalidade. Para isso, lhe são apresentados 10 com 10 desenhos, com borrões e formas ambíguas. Evidencia a forma de leitura inconsciente do candidato e traz poderosas informações sobre seu perfil.

Como podemos perceber existem diversos tipos de testes psicológicos que são frequentemente aplicados durante os processos de seleção. Cada um, ao seu modo, avalia os modelos mentais dos candidatos e sua forma de pensar e agir em determinados contextos.

Por isso, tanto aos selecionados como aos selecionadores, é essencial conhecê-los para saber responder e aplicá-los com efetividade e sabedoria. Na Formação Professional & Self Coaching além de ter uma formação completa como Coach, você também terá a oportunidade de fazer um treinamento de Consultor em Análise Comportamental, onde será certificado e aprenderá como a aplicar a ferramenta Coaching Assessment em seus clientes.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!