Voltar

Teste Vocacional – Qual o Papel dele em sua Carreira?

Publicado em | 0 comentários

Muitos jovens, desde muito cedo, já “sabem” claramente qual carreira desejam seguir quando chegarem à vida adulta. Entretanto, essa revelação não acontece assim, para todo mundo e, por este motivo, muitas pessoas sofrem quando têm que decidir seu futuro profissional. Pensando nisso, surgiu o Teste Vocacional, uma ótima alternativa para pessoas indecisas. Saiba mais a seguir.

Teste Vocacional - Qual o Papel dele em sua Carreira?

Kurhan/Shutterstock Os testes vocacionais ajudam o futuro profissional a definir qual carreira deve seguir

O FUTURO DESCONHECIDO DOS JOVENS

A decisão sobre qual profissão seguir e o que estudar envolve uma série de fatores importantes e, muitas vezes, é acompanhada de forte pressão de família, dos amigos e também da sociedade. Entretanto, a meta nem sempre é garantir satisfação e plenitude às pessoas, mas sim status, retorno e estabilidade financeira.

Isso ocorre porque a busca pelo sucesso começa antes mesmo dos jovens iniciarem seus estudos nas universidades e, é vista como essencial para garantir-lhes grandes realizações na vida. Porém, é fundamental entender que escolher a profissão, pelo maior custo-benefício, nem sempre é o que fará a pessoa realmente feliz.

A IMPORTÂNCIA DO TESTE VOCACIONAL

O que muitos pais não sabem é que a projeção de desempenho superior, nem sempre é positiva para os filhos. Neste sentido, é importante sempre lembrar que cada pessoa, mesmo sem ainda ter sua carreira definida, tem uma tendência natural a determinadas áreas do conhecimento.

Neste contexto de muitas dúvidas, os testes vocacionais se destacam como excelentes apoios aos jovens, quando o assunto é definir a profissão mais compatível com seus anseios e habilidades reais. Quando falo em habilidades reais, ressalto isso porque, nem sempre, o que todos acham ser o melhor, realmente é o melhor para a pessoa.

EXPECTATIVA x REALIDADE

Para ilustrar melhor isso, imagine o exemplo de um jovem que deseja ser médico porque toda sua família (pai, mãe, irmão, tios ou avós) foi ou é da área de medicina. Entretanto, ele não suporta ver sangue, não gosta de contato com pessoas, gosta de fazer seus horários e odeia veementemente hospitais.

Tudo isso, com certeza, acaba gerando um forte conflito entre as expectativas da família e a realidade do indivíduo, não é mesmo? Para evitar equívocos desta natureza, é importante ter ferramentas efetivas, que ajudem as pessoas a libertarem-se de tradições e padrões que não servem aos seus anseios.

VANTAGENS DO TESTE VOCACIONAL

O teste vocacional é um inventário, ou melhor, um questionário de perguntas e respostas que oferece à pessoa um mapeamento completo de seu perfil comportamental. O objetivo desta metodologia é fazer um alinhamento que permita ao jovem identificar, de fato, quais carreiras são as mais compatíveis com aquilo que busca fazer e realizar.

O T.V é feito, de acordo com as aptidões, habilidades, talentos, gostos e paixões do futuro profissional. O resultado sai de acordo com suas respostas e é um extraordinário direcionador da profissão, pois leva em conta o perfil e os sonhos da pessoa, mas também seus desejos profissionais e de vida.

Ainda está em dúvida? Invista em um teste vocacional e descubra quais profissões têm mais a ver com você. Isso, com certeza, será muito importante em seu futuro!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!