O Teste Disc é uma metodologia de avaliação comportamental que tem como objetivo identificar quais são os perfis e padrões comportamentais dominantes de uma pessoa em tipos específicos de ambientes. Desenvolvido pelo psicólogo americano, Dr. William Moulton Marston (1893-1947), o método foi apresentado pela primeira vez, em 1928, quando do lançamento de seu livro: “As Emoções das Pessoas Normais”, que marcou o aparecimento da teoria.

De acordo com Marston, especialista em comportamento humano, os indivíduos são influenciados por fatores: interno (referente à imagem que fazemos de nós mesmos no ambiente onde estamos) e externo (referente à nossa visão da posição/papel nestes contextos onde estamos inseridos). Na prática, isso quer dizer que o posicionamento e os resultados da pessoa, num determinado ambiente, dependem muito de como ela é ali. Isso diz muito sobre seu perfil comportamental.

Quer saber mais sobre esta poderosa ferramenta? Continue comigo nesta leitura e confira!

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso”Mundo do Coaching”!

O Teste Disc

De acordo com a Teoria Disc, existem quatro matrizes influenciadoras dos nossos comportamentos, que são respectivamente – Dominância, Influência, Estabilidade, Conformidade, e que descrevem a metodologia. Conhecer qual é o nosso perfil predominante nos ajuda, tanto pessoal como profissionalmente, a entender como nós somos, agimos e pensamos em várias situações.

Dispor destas informações é importante para fortalecer nosso autoconhecimento, potencializar nossas habilidades e nos atentarmos aos comportamentos e atitudes que limitam nosso desenvolvimento em todos os sentidos. Por isso, continue lendo e veja como cada influenciador atua.

  • Dominância – como o indivíduo enfrenta seus desafios e dificuldades;
  • Influência – corresponde à influência da pessoa sobre os outros e à forma como ela se relaciona com os demais;
  • Estabilidade – capacidade de manter constância no desempenho em lidar com mudanças e se adequar a transições;
  • Conformidade – capacidade de obedecer e respeitar ordens, regras e decisões tomadas por outras pessoas.
PSC

O Teste Disc avalia qual é o percentual de influência de cada um destes componentes citados acima, o que há em maior ou menor grau em nós.  A avaliação mostra ainda quais são os comportamentos, qualidades, exigências do meio, pontos fortes e de melhoria, que cada pessoa possui, de acordo com a sua personalidade dominante.

Ele é realizado por meio de um questionário, que pode ser  feito a mão ou em softwares específicos, já disponíveis no mercado, a exemplo do Coaching Assessment, do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, que é baseado nesta importante metodologia.

Características Presentes nos 4 Perfis

Veja, a seguir, quais são as principais características encontradas em cada um dos perfis relacionados ao Teste Disc: 

  • Dominância – determinação, egocentrismo, ousadia, coragem, franqueza;
  • Influência – entusiasmo, persuasão, autoconfiança, empatia, otimismo;
  • Estabilidade – previsibilidade, paciência, estabilidade, gentileza e lealdade;
  • Conformidade – cautela, disciplina, rigor, precisão e lógica.

Sabendo disso, se, por exemplo, um indivíduo tem alto índice de Influência, o teste mostra que ele tende a ser aquele que realmente tem o poder de influenciar as pessoas à sua volta. Trata-se de alguém que adota uma postura de liderança em seu dia a dia, e tem grande potencial de ser seguido pelos demais. Se por outro lado, ele tem um perfil marcado pela Estabilidade, terá grande dificuldade em lidar com mudanças e, por isso, sempre buscará preservar sua segurança e estado atual.

Agora, se o foco é a Conformidade, a pessoa terá uma aderência maior a regras, normas e diretrizes, aceitando sem contestar estas definições. Por fim, se a Dominância se destaca, é sinal de que a pessoa tem mais facilidade para lidar de frente com as suas dificuldades e problemas.

Os benefícios da aplicação do Teste Disc

Conforme pudemos perceber, o Teste Disc, ao ser aplicado dentro das empresas, ou de forma individual por um profissional, tem a possibilidade de trazer grandes benefícios. Saiba quais são eles a seguir: 

Autoconhecimento

A partir do momento que o indivíduo obtém as informações do Teste Disc, ele dá início ao seu processo de autoconhecimento. Este processo o permite um aprimoramento constante de suas capacidades, bem como resultados extraordinários, tanto em sua vida pessoal, quanto na profissional. 

Percepção e aceitação do outro

Outro benefício da ferramenta é que ela nos permite perceber e aceitar as pessoas ao nosso redor exatamente como elas são, fazendo, diariamente, o exercício de suspender todo e qualquer tipo de julgamento.

Comunicação 

A comunicação é outro ponto de nossa vida que é beneficiado pelo Teste Disc. Isso porque passamos a entender melhor, não só como nos comunicamos, mas como o outro gosta de se comunicar. Com isso, o trabalho em equipe é potencializado e conseguimos construir relações cada vez mais saudáveis. 

Capacitação assertiva de equipes  

O Teste Disc permite que empresas conheçam mais seus colaboradores, o lhes dá a oportunidade de capacitá-los com assertividade, direcionando-os para treinamentos, que estejam de acordo com seus perfis e características. 

Liderança

A liderança também é potencializada através do Teste Disc, porque a ferramenta ajuda o líder a conhecer mais e melhor os profissionais de sua equipe. Com isso, ele elabora estratégias cada vez mais eficientes de incentivo e motivação no dia a dia empresarial. 

Mudança

Por fim, o Teste também ajuda líderes de demais profissionais a se prepararem para as mudanças, que acontecem de tempos em tempos nos mais diversos tipos de negócios. A partir da ferramenta, todos conseguem desenvolver a sua inteligência emocional, bem como a resiliência, para lidar com o que lhes espera no futuro. 

Aplicar o Teste Disc é algo que tem grande valor, não só para empresas, como também para profissionais de todas as áreas. Experimente conhecê-la e deixe um comentário nos contando seus resultados.

Gostou de saber mais sobre o Teste Disc? Já imaginou qual destes é o seu perfil comportamental predominante? Quer atuar como Analista Comportamental? Conheça a ferramenta do IBC, baseada no método Disc, o Coaching Assessment e amplie suas possibilidades.