Voltar

Ter um Objetivo Profissional Pode Mudar sua Carreira

Publicado em | 0 comentários
Objetivo Profissional

Rudgal/Shutterstock Ter um objetivo profissional é essencial para manter foco e conquistar sucesso na carreira

Imagine você acordar todos os dias e ir par ao trabalho sem nenhum objetivo profissional em mente para os próximos dias, meses ou anos. Se, só de pensar, isto já parece pouco produtivo e desanimador, imagine ter que realmente ir para uma empresa onde você não vê nenhuma perspectiva de crescimento na carreira.

Esta é uma realidade frequente na vida de muitos colaboradores nas organizações. Eles são aqueles que cumprem suas tarefas, atendem as demandas, seguem as orientações do líder, mas que, ao final do dia, não veem nenhum sentido naquilo que estão fazendo.

Por um lado, trabalhar nestas condições pode parecer a pior coisa do mundo, só que por outro também a oportunidade que a pessoa tem de fazer de sua falta de horizontes a motivação para uma real mudança de carreira. Isso quer dizer deixar de ser aquele indivíduo sem nenhum objetivo profissional e passar a ser alguém que sabe o que quer.

A partir desta tomada de decisão, a pessoa começa a mudar seu mindset, organizar seus pensamentos e ajustar os pontos fora de lugar. Também é daí que ela poder começar a direcionar melhor suas ações e definir metas e objetivos congruentes com seus sonhos e projetos de vida. Você deve estar se perguntando, mas é na prática, como eu posso fazer isso? Continue lendo e veja minhas dicas.

Coaching de Carreira Para Definir seu Objetivo Profissional

Você pode não saber ao certo o que quer hoje, mas tenho absoluta certeza de que daqui a 10 anos você não quer estar no mesmo cargo, ganhando o mesmo salário e estagnado profissionalmente, não é mesmo? Então, comece agora mesmo a refletir sobre sua carreira e sobre onde pode precisa melhorar como profissional hoje, para não estar no mesmo lugar em 2026.

Para ajudá-lo neste sentido, o Coaching de Carreira é um poderoso aliado das pessoas que precisam de um apoio para dar um direcionamento à sua vida profissional e alinhá-la com seus anseios pessoais. Por meio de suas ferramentas e métodos, o processo oferece os recursos que o coachee (cliente) precisa para entender, em primeiro plano, quem ele é.

Este autoconhecimento é fundamental para que a pessoa compreenda os motivos pelos quais ela não tem nenhum objetivo profissional e para que possa te vencer as crenças limitantes e comportamentos negativos que lhe boicotam a ter. O coach também fará perguntas poderosas para que, por meio de profundas reflexões, o cliente consiga repensar sua trajetória, suas ações e resultados até ali e posteriormente projetar um futuro no que tange seu trabalho.

Pode ser que neste caminho, o coachee descubra que não tem nenhum objetivo porque simplesmente não gosta do que faz. Se este for o caso, ele terá todo apoio que precisa para redefinir e fazer a mudança de carreira que almeja.

Do mesmo modo, se o cliente entender que ser líder é o seu alvo, o seu processo de Coaching o ajudará a definir um plano de ações que levem a ser promovido no trabalho. Para tanto, o processo também fomentará o desenvolvimento de novas competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais e a eliminação dos comportamentos e pensamentos que limitam o seu sucesso.

Se você também quer sair do seu estado atual, aumentar sua autoconfiança, melhorar seu desempenho e potencializar os seus resultados, invista em seu desenvolvimento profissional por meio do Coaching. Para isso, conheça a formação Professional & Self Coaching – PSC e impulsione suas chances na carreira e ouse ir além em todos os sentidos!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!