Teoria das Opções Reais

Alphaspirit/Shutterstock A Teoria das Opções Reais ajuda na tomada o empresário a fazer uma tomada de decisão mais assertiva

A Teoria das Opções Reais consiste numa metodologia que tem como objetivo considerar determinadas opções financeiras e também decisões relacionadas ao destino do negócio. Estas opções devem ser colocadas na mesa e avaliadas, entretanto, o empresário não é obrigado a optar por uma ou outra, se avaliar que nenhuma delas é a melhor no momento atual de sua empresa.

Fazer ou não fazer um investimento financeiro, ter ou não novos investidores, criar ou não um departamento novo, lançar ou não um novo produto ou serviço, dar nova escala ao negócio, tomar uma decisão importante agora ou deixar para mais adiante. Em se tratando do dia a dia de uma empresa, estas são algumas das opções que devem ser avaliadas para que o empreendimento possa dar um passo adiante agora ou então postergar seus investimentos ou decisões.

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3 Princípios que Movem a Teoria das Opções Reais

Dentro do contexto da Teoria das Opções Reais destacamos três importantes princípios que direcionam a tomada de decisão e que são respectivamente:

Flexibilidade – flexibilidade tem a ver com a capacidade de avaliar os resultados da empresa e estar aberto a modificar aspectos que estão impactando seu progresso financeiro ou empresarial, ou seja, a coragem para mudar a rota e ir por outros caminhos.

Incertezas – mesmo com uma boa quantidade de informações e com uma porção de dados e indicadores, existem determinados acontecimentos que não podem ser previstos com antecedência e que acabam interferindo no negócio. Por isso, é importante estar preparado para lidar com as incertezas.

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Irreversibilidade – tanto uma decisão tomada, quanto uma adiada ou ignorada têm consequências para a empresa, podem ser tanto positivas como negativas, mas, sobretudo, elas são irreversíveis. Ter esta consciência é importante na hora de cogitar uma hipótese e de se decidir sobre o que é melhor para a organização.

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Vantagens e Desvantagens da Teoria das Opções Reais

A ideia principal da teoria das opções reais é estabelecer um modelo de gestão que seja pautado numa tomada de decisões planejada e estruturada, onde o líder tem todas as informações, dados e subsídios necessários para decidir, quais são as melhores opções para sua empresa, tanto naquele momento como no futuro.

Entretanto, como qualquer conceito, esta teoria também tem seus prós e contras. Entre as vantagens destacamos o fato de que, por meio dela, o líder poder definir o melhor momento para investimentos e avaliar com mais clareza e objetividade, os cenários estratégicos, bem como as oportunidades e ameaças ao seu negócio.

No que tange as desvantagens, podemos dizer que a teoria das opções reais não é uma ciência exata e, como tal, muitas vezes mesmo tendo subsídios técnicos, isto não quer dizer que a decisão será realmente a melhor.

O ideal que dispondo de informações e embasamento se alie isso às experiências e visão empreendedora do empresário para que assim, ele possa conduzir sua empresa pelos melhores caminhos e levá-la a maestria em todos os sentidos, projetando seus resultados humanos, estratégicos e financeiros.