Goran Bogicevic’s/Shutterstock Ter disposição faz o ser humano superar seus limites e conquistar resultados extraordinários

De 0 a 10, como está sua disposição neste exato momento? Espero verdadeiramente que tenha dito que está no nível máximo. Essa motivação é essencial para nos sentimos bem e alcançarmos uma satisfação maior em todos os setores da vida.

A disposição é que nos faz levantar todos os dias, ir para a empresa e desempenhar nosso trabalho, brincar com nossos filhos, encontrar os amigos e fazer outras tantas atividades que temos programadas.

Quando estamos dispostos, somos mais criativos, alegres e nossa mente funciona muito melhor. Também conseguimos produzir mais e contagiar o ambiente em que estamos com atitudes e comportamentos baseados em sentimentos positivos. Do contrário, quando estamos cansados, tendemos a ser mais letárgicos, mal-humorados e menos acessíveis.
Para alcançar mais disposição, é necessário saber equilibrar a vida pessoal e profissional. Isso requer escolhas e algumas mudanças no cotidiano que possibilitam conciliar todos os setores e exercer cada atividade com êxito e sem sobrecarga, levando a maior qualidade de vida.

Esqueça o trabalho nos seus momentos livres

Muitos profissionais continuam trabalhando ou pensando em seus projetos mesmo quando o expediente se encerra. Geralmente, são reféns de status, competições desenfreadas e até mesmo do dinheiro e não estão nem perto de alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Se você se identificou com esse perfil, saiba que dedicar as folgas a outras atividades que não estejam relacionadas ao escritório é fundamental para que o excesso de trabalho não prejudique outros setores de sua vida. Afinal, uma carreira bem-sucedida não compensa uma vida pessoal infeliz. Aproveite seu tempo livre para fazer o que gosta, curtir a família e os amigos ou conhecer lugares diferentes. Você verá que os momentos de diversão garantirão mais bem-estar e, consequentemente, mais energia e produtividade.

Cuide de você

Você cuida do seu trabalho, da sua família e até mesmo de um ou outro amigo. Mas, já parou para pensar em quanto tempo dedica a cuidar de si mesmo? Tão importante quanto divertir-se com outras pessoas é curtir sua própria companhia para rever planos e pensamentos, o que permite uma boa dose de autoconhecimento.
Manter sua saúde em dia é um dos cuidados consigo mesmo indispensáveis para garantir mais disposição em todas as atividades. Consulte-se periodicamente com seu médico de referência, siga todas as suas orientações e faça os exames que ele solicitar. Ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas regularmente também não podem faltar nesse pacote.

Aprenda a dividir melhor seu tempo

PSC

Dividir adequadamente o seu tempo ajuda a ter mais disposição para desempenhar cada tarefa em seu devido momento. Essa é uma forma de alcançar o equilíbrio na vida pessoal e profissional, já que estará conciliando melhor atividades de ambos os setores. Além disso, evitará o desperdício de tempo e energia com sobrecargas ou outras atividades que não agregam valor.
Crie um planejamento diário e estabeleça quais são suas prioridades. O recomendado é dividir o dia em proporções iguais para cada um dos principais setores de sua vida, trabalho, vida pessoal e descanso. As tarefas devem ser realizadas no tempo estipulado para não prejudicar as demais.

Divida as suas responsabilidades

Grande parte das pessoas que estão sobrecarregadas acredita que somente elas poderão desempenhar determinada tarefa da forma adequada. Se você está nesse grupo, a dica é se convencer de que os indivíduos ao seu redor são igualmente competentes e produtivos. Conte com elas e atribua responsabilidades tanto em casa quanto no trabalho sempre que possível. Com isso, você não ficará sobrecarregado e poderá exercer todas as atividades com mais êxito e disposição.

Aposte no Coaching para aumentar a disposição

Quando notamos que nossos níveis de disposição estão baixos, é alerta de que algo não vai bem e que há um desequilíbrio entre corpo e mente. Se você não tem ideia do que está lhe fazendo se sentir assim, aposte no Coaching para descobrir. Esse método proporciona aos indivíduos a oportunidade de identificarem os focos de suas desmotivações e eliminá-los de forma rápida e assertiva.

Falta de reconhecimento, excesso de críticas, baixa autoestima, cansaço extremo também são fatores que potencializam os problemas de indisposição. Por meio do Coaching, o coachee (cliente) pode rever os comportamentos, crenças e situações que estão prejudicando sua disposição, pessoal e profissional, e trabalhar efetivamente para voltar a se reconhecer como alguém que merece ter uma vida mais equilibrada, ativa e feliz.

Com esse auxílio poderoso, verifica-se o aumento da disposição em pouco tempo. Isso ocorre porque, o Coaching estimula a pessoa a restabelecer mais rapidamente sua conexão consigo mesma e com as atividades que gostava de fazer.

Por fim, ao passar pelo processo, o indivíduo também conquista maior motivação para incorporar novos hábitos e descobrir novos interesses. Além disso, ainda consegue conquistar maior inteligência emocional e aprender a blindar sua disposição para afastá-la das influências negativas. Quer aumentar sua disposição também? Faça Coaching!

Gostou do artigo? Comente e compartilhe em suas redes sociais!