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Tendências de mercado – quando levá-las para meu negócio?

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Tendências de mercado

Nopporn/Shutterstock Saber filtrar as tendência de mercado é importante para captar o que tem a ver ou não com sua empresa!

É fato, sai ano entra ano, as tendências de mercado se apresentam como as referências econômicas, tecnológicas, políticas e sociais que as empresas deverão seguir agora ou mesmo num futuro próximo. Contudo, com tantas informações e visões diferentes, é importante ter certo filtro para não ir à onda, saber interpretar bem estes dados e agregar apenas aquilo que tem aderência com o seu nicho de negócio.

Digo isso porque tendência é algo que pode tanto se confirmar como não, ou seja, é uma previsão do que ainda pode vir a acontecer. E como o mercado também sofre suas instabilidades, se a cada vez que uma tendência for lançada você modificar a estrutura da sua empresa, logo ela perderá sua própria identidade.

Este olhar crítico é o que permite ao empresário olhar para seu negócio, geri-lo com responsabilidade e fazer uma leitura mais exata das tendências de mercado que podem tanto potencializar sua empresa como também prejudicá-la. Isso serve para todo tipo de negócio, dos que estão começando agora àqueles que já estão consolidados em seu segmento.

Quando a Tendência de Mercado Vira Realidade

Um exemplo de tendência de mercado, que se confirmou, é a utilização de meios de transporte alternativos aos convencionais, como o caso do aplicativo Uber, que inicialmente trouxe uma proposta de valor diferenciada, de fácil adesão pelos motoristas, pagamento de corridas exclusivo com cartão de crédito, valor bem mais baixo que o praticado e um foco especial na experiência do cliente.

Mas por que isso é uma tendência? Há muito tempo, os consumidores reclamam do sistema de transporte público e também dos serviços de transporte particular (táxi), que por serem as únicas opções disponíveis, em muitos aspectos, deixavam muito a desejar. Assim, quando surgiu, o Uber logo abocanhou uma boa fatia do mercado e forçou mudanças importantes nos comportamentos dos seus concorrentes.

Portanto, se esta demanda não tivesse sido criada hoje os consumidores continuariam sem opções e a mercê de um mercado que ignorava suas próprias carências.  Este é um perfeito exemplo de quando uma tendência de mercado acaba se confirmando e impactando tanto fornecedores quanto consumidores, já que ao subestimá-la, os concorrentes perderam espaço e também dinheiro e agora precisam se adaptar.

Tendências de Mercado e sua Empresa

Olhando para sua organização vale ressaltar que todas as variáveis também precisam ser analisadas caso a caso, pois, às vezes o que pode ser prejudicial para um tipo de empresa, pode ser altamente benéfico para o seu negócio. Para entender a diferença é importante avaliar a situação atual do seu empreendimento, conhecer seus pontos fortes, de melhoria, vantagens, ameaças e oportunidades e, avaliar, até que ponto sua empresa será impactada pelas tendências de mercado.

Em se tratando da economia, especialmente em tempos de crise, acompanhar os seus desdobramentos é essencial para tomar decisões assertivas e saber quando é hora de investir ou de ser mais cauteloso, por exemplo. Esta mesma lógica também deve ser aplicada quando você for analisar o que seus concorrentes estão fazendo, de modo a perceber se aquilo é uma inovação interna ou fruto de uma tendência de mercado captada antecipadamente. Lembre-se disso e boa sorte!

 

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