Tão importante quanto ser produtivo e trabalhar para alcançar os seus objetivos é saber aproveitar o seu tempo livre para que seja um momento para relaxar, fazer as coisas que mais gosta, adquirir conhecimento ou estar ao lado das pessoas que ama. Por mais que tenha escolhido uma profissão que ame, fazer pausas aos finais de semana e durante as férias para descansar, pensar em outras coisas e viver outras experiências é essencial para manter o equilíbrio. E você, como tem aproveitado o seu tempo livre? De 0 a 10, que nota atribui para a qualidade dos seus momentos fora do trabalho? Reflita!

A Importância de Ter um Tempo Livre de Qualidade

Poder desfrutar de uma agenda livre de compromissos pelo menos uma vez na semana é essencial para viver de forma equilibrada e ser mais feliz. Dar uma pausa nas obrigações e nas pressões do dia a dia é fundamental para relaxar a mente e evitar que ela fique sobrecarregada. Além disso, o descanso proporciona bem-estar e impulsiona a produtividade. Afinal, já é de conhecimento de todos que pessoas felizes são muito mais produtivas do que aquelas que estão desmotivadas e sem ânimo.

Manter-se durante muito tempo focando em apenas uma coisa, como apenas o trabalho ou as obrigações com a casa e com a família, além de trazer uma grande sobrecarga mental, faz com que o indivíduo deixe de enxergar novos horizontes e tenha novas ideias. Mudar esse foco esporadicamente ajuda a manter o equilíbrio, reduz os níveis de estresse, promove a criatividade e traz mais qualidade de vida.

Dicas Poderosas Para Ter um Tempo Livre de Qualidade

Existem infinitas formas de aproveitar o seu tempo livre, mas é importante saber escolher opções de qualidade para que sejam experiências realmente proveitosas e positivas. Confira, a seguir, as dicas poderosas que preparei para que as suas pausas na rotina do dia a dia sejam extraordinárias e lhe proporcionem momentos agradáveis e felizes.

1 – Desconecte-se

A primeira dica para que o seu tempo livre tenha qualidade inclui desfrutar dele na essência. Para isso, é fundamental que se desconecte do e-mail e do celular do trabalho, a menos que seja realmente indispensável se manter conectado. Você precisará começar a desapegar da necessidade de controle para que consiga se dedicar por inteiro ao que for fazer. Programe-se para cumprir com todas as suas obrigações nos dias úteis para que possa se desligar aos finais de semana e durante as suas férias.

2 – Defina as Suas Prioridades

Podem existir finais de semana em que queira aproveitar para fazer diversas atividades ou resolver questões pessoais e, em outros, prefira descansar e ficar em casa. É importante que defina essas prioridades para que realmente consiga fazer o que deseja e não chegue no domingo com a sensação de que não fez nada do que pretendia. O planejamento é tão eficaz para o trabalho quanto para os momentos livres. Quando se tem esse tipo de intenção em mente, você evita desperdiçar o seu tempo no piloto automático, fazendo coisas que não irão atender às suas necessidades atuais.

3 – Adote o Hábito da Leitura

PSC

Uma ótima maneira de relaxar e, ao mesmo tempo, adquirir conhecimento é fazendo da leitura um hábito. Diferente do que muitos pensam, ler não é cansativo ou estressante, pelo contrário. Ao escolher os livros uma boa dica é não considere apenas a sua área profissional e amplie os seus horizontes. Algumas sugestões de assuntos interessantes incluem: desenvolvimento pessoal, educação infantil (para quem tem filhos), tecnologia, saúde, história, romance, e, claro, literatura, afinal histórias de ficção também podem trazer muito conhecimento.

4 – Inclua a Família nos Seus Planos

Nossa família é a maior riqueza que possuímos, por isso, estar perto deles é estar conectado com as suas raízes e a sua história. Nesse sentido, sempre que possível inclua os seus familiares nos programas que for fazer no tempo livre. Fazer um passeio com eles ou mesmo jogar conversa fora ao redor da mesa certamente irá lhe render momentos extraordinários e muito felizes. Conte sobre a sua vida, ouça histórias, troque experiências, peça conselhos. Valorize o seu bem maior!

5 – Mude a Rotina

Aproveite os dias livres para mudar a rotina e fazer coisas diferentes sempre que puder. Saiba que não é apenas em viagens que é possível conhecer o novo, dá para fazer isso na sua cidade, mesmo que ela não seja uma metrópole. Se tem o costume de almoçar no mesmo restaurante sempre, por exemplo, experimente conhecer outro, sinta novos sabores. Faça isso com outras coisas também, se dê a oportunidade de conhecer outros lugares, viver outras experiências, ter contato com pessoas diferentes. Isso irá ajudar a expandir as suas ideias e estimular a sua criatividade.

6 – Aprenda Coisas Novas

Aprender coisas novas é uma forma excelente de estimular o cérebro e, também, de se atualizar. Pense em tudo que tem vontade de aprender, nas habilidades que gostaria de desenvolver e programe-se para transformar esses desejos em realidade. Existe um universo de possibilidades de aprendizado e que podem ter muito a agregar para a sua vida e carreira. Quer aprender um novo idioma, a cozinhar, praticar um novo esporte ou tocar um instrumento musical? Deixe a insegurança de lado e dê o primeiro passo, afinal, para fazer algo basta começar.

7 – Aprecie a Natureza

Mesmo que se considere uma pessoa completamente urbana e goste da agitação da cidade, ter contato com a natureza certamente irá ajudar a se reenergizar e te levará a se conectar consigo mesmo. Ir à praia e pisar na areia, apreciar as belezas naturais, caminhar em um parque ou mesmo simplesmente pisar na grama proporcionará momentos muito agradáveis e relaxantes. Sempre que possível, tenha alguns momentos a sós em um ambiente natural, fique em silêncio e apenas ouça os sons da natureza.

Espero que tenha gostado das dicas e que elas te inspirem a desfrutar ao máximo de cada tempo livre que tiver. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca se esquecer de que a sua vida não é apenas trabalho, por mais importante que seja se dedicar a ele; viver outras experiências também é. Afinal o equilíbrio é um elemento essencial para o sucesso e a felicidade. Lembre-se disso e busque o seu caminho do meio!

Copyright:  365682632 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc