O tempo de trabalho é precioso e devemos fazer o possível para aproveitá-lo ao máximo. Por isso, saber o que fazer para evitar que armadilhas roubem seu foco é essencial. Assim, conseguirá dar o seu melhor durante todo o expediente e ter mais tempo livre para descansar, ficar com a família e cuidar de si mesmo. Continue acompanhando para saber como organizar a sua rotina e trabalhar em atenção plena.

A Importância de Manter o Foco no Tempo de Trabalho

Cada profissional tem obrigações a cumprir dentro do seu cargo, e, em muitos casos, se elas não forem realizadas dentro do expediente normal, é necessário ficar na empresa até mais tarde ou levar trabalho para casa. Quando ocorre esporadicamente, isso é natural, contudo, ao se tornar parte da rotina, pode levar um indivíduo a sofrer com estresse e vários outros tipos de problemas.

Além de verificar se a carga de trabalho está realmente excessiva, outra medida para evitar isso é se atentar às armadilhas que tiram o foco para eliminá-las do seu dia a dia e, assim, dedicar toda a sua atenção às atividades profissionais. Desse modo, estará zelando pelo seu bem-estar e, consequentemente, mantendo a produtividade e a qualidade das tarefas que realizar.

As Principais Armadilhas Que Podem Fazer Você Perder o Foco

Cada pessoa tem aquelas coisas que mais lhe tiram o foco, entretanto, existem algumas que são mais comuns entre todas. Veja quais são elas e reflita sobre o impacto que possuem sobre a sua produtividade.

1 – Ansiedade em Excesso

A ansiedade é uma emoção natural em determinadas situações, mas em excesso pode se tornar prejudicial. Quando se está esperando que algo importante aconteça, como o nascimento de um familiar ou o resultado de uma prova, por exemplo, é normal ficar um pouco aéreo e ter problemas para se concentrar. Caso isso se torne algo comum em sua rotina, é fundamental que procure ajuda especializada para realizar o tratamento adequado e conseguir voltar a manter o foco em suas atividades.

2 – Querer Fazer Várias Coisas de Uma Vez

Muitos têm a ideia equivocada de que, se conseguirem realizar várias tarefas de uma só vez, serão mais produtivos. No entanto, o cérebro humano não é capaz de se dedicar a tantas atividades com a mesma eficiência do que teria caso se concentrasse em apenas uma por vez. Por isso, o ideal é evitar querer ser multitarefas e se organizar para manter a atenção sobre uma única coisa para ir para a próxima apenas após concluí-la.

3 – Ficar Verificando o Celular a Todo o Momento

PSC

O celular é um aparelho incrível capaz de realizar inúmeras atividades e, assim, poupar muito o nosso tempo. Porém, é necessário saber fazer um bom uso dele para evitar que o efeito não seja o contrário e ele se torne uma armadilha que comprometa o foco. Dessa maneira, é essencial que evite verificar mensagens e redes sociais a todo o momento, definindo um período do dia específico para isso.

4 – Não Ter um Planejamento

Quando não se tem um planejamento é fácil se perder em meio a tantas obrigações. Você pensa em tudo o que tem que fazer e acaba se desesperando, o que atrapalha a concentração e faz com que as tarefas, de fato, se acumulem. Ao se planejar, saberá exatamente o tempo que tem para realizar cada atividade, o que traz mais tranquilidade e, consequentemente, mais concentração e produtividade.

5 – Certos Tipos de Medicamentos

Ao notar que está tendo problemas para manter o foco é importante pensar se está fazendo uso de alguma medicação. Certos tipos de remédios, como os antidepressivos e tranquilizantes, por exemplo, podem comprometer a concentração. Se for esse o seu caso, converse com o seu médico para que ele verifique o que está acontecendo e possa encontrar a melhor solução.

Como Eliminar as Distrações e Manter o Foco no Tempo de Trabalho

Depois de conhecer as principais armadilhas que podem comprometer o seu foco no trabalho, confira dicas poderosas de como manter a concentração e se tornar um profissional muito mais produtivo.

1 – Concentre-se no Momento Presente

Um dos principais motivos que leva as pessoas a se desconcentrarem é a ansiedade em relação ao que ainda vai acontecer. Dessa forma, sempre que se sentir assim respire fundo e volte sua atenção para o momento presente. Isso irá permitir que desfrute de cada instante ao máximo, o que será positivo tanto em relação ao trabalho quanto à vida pessoal.

2 – Defina Momentos do Dia Para Ler E-mails e Mensagens

Os e-mails e mensagens chegam a todo o momento e, se você for parar o que estiver fazendo para ler e responder cada um imediatamente, terá a sua concentração interrompida. Portanto, desabilite as notificações do celular e do computador e estipule momentos do dia específicos para fazer isso.

3 – Divida as Tarefas Maiores em Etapas

É bastante comum que um profissional se sinta desanimado e perca o foco ao realizar uma tarefa que parece não ter fim. Para evitar que isso aconteça contigo, basta que a separe em etapas, assim poderá concluir cada uma delas e intercalar com outras atividades, o que certamente te dará mais motivação para continuar até vencê-la por completo.

4 – Faça Pausas Durante o Dia

Um expediente normal tem por volta de oito horas, que são divididas em dois blocos e separadas pelo horário de almoço. Porém, além desse intervalo maior que acontece no meio do dia, é importante realizar pausas menores, para que consiga relaxar a mente e renovar as energias para continuar trabalhando. Por isso, é interessante que procure parar por cinco ou dez minutos a cada hora para se alongar e tomar uma água.

5 – Adote o Hábito de Fazer Anotações

Por melhor que seja a sua memória, é necessário evitar sobrecarregar a mente com o excesso de informações, pois isso também pode prejudicar a sua concentração. Nesse sentido, adote o hábito de anotar informações importantes, para que a sua mente não tenha preocupações que comprometam o seu desempenho.

Se atentar para a qualidade do seu tempo de trabalho é fundamental para que seja um profissional focado e produtivo. Por isso, mantenha sempre a sua atenção sobre si, para que se conheça e saiba identificar armadilhas que possam vir a atrapalhar o seu desempenho. Lembre-se sempre que o autoconhecimento é poder!

 

Copyright: 508571902 – https://www.shutterstock.com/pt/g/ronnarong