Em todas as organizações empresariais, a busca por resultados extraordinários é constante. São estes resultados que garantem a existência das empresas, certo? No caso das empresas que lidam diretamente com vendas e atendimento a clientes, faz parte dos resultados buscar as melhores formas de vender seus produtos através de um atendimento primoroso. Mas, o que é preciso ser feito para que as empresas tenham estes resultados? É sobre isso que quero falar com você neste artigo, querida pessoa! Confira.

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Porque é importante investir em técnicas de vendas e atendimento?

Para ter maiores e melhores resultados, as técnicas de vendas e atendimento são essenciais a que as empresas possam melhorar continuamente o seu desempenho, agregar mais clientes e ter uma lucratividade sempre em alta.  Esta dupla é tão importante porque saber atender bem e vender de forma assertiva. É importante saber que as técnicas de vendas e o bom atendimento são elementos complementares, ou seja, mutuamente eles se ajudam e ajudam o negócio a ter um bom desempenho em vendas.

Mas e na prática, como melhorar o atendimento? Quais técnicas de vendas são mais ou menos efetivas? Bem, cada empresa e, cada nicho, vai responder de um jeito às estratégias de comercialização, entretanto, existem ações que, de forma geral, podem alavancar o sucesso financeiro. Vamos conhecê-las!

Exemplos de Técnicas de Vendas e Atendimento

Veja a seguir exemplos de técnicas de vendas que podem melhorar seu atendimento e se converterem em um grande volume de vendas.

1 – Spin Selling – Situação, Problemas, Implicações e Necessidades

Esta é uma famosa técnica de vendas e atendimento muito eficiente e que passa por quatro etapas. A intenção é que intercaladamente, o vendedor ouça e faça perguntas chave para o seu potencial cliente, a fim de saber quais são suas necessidades e qual produto ou serviço tem mais a ver com seu perfil e momento. Vamos conhecê-la melhor:

PSC

Situação – consiste na primeira etapa de uma venda e que representa conhecer qual o estado atual do cliente: seu momento, suas pretensões, objetivos e metas, possibilidades financeiras, estado emocional e tudo mais que envolva seu processo de decisão. Esta sondagem é essencial para colher as informações que darão melhor embasamento às outras etapas.

Problemas – como o nome indica, este é o momento do profissional de vendas identificar o problema do futuro cliente e conhecê-lo com mais profundidade. Aqui é a hora de conhecer quais são as principais dificuldades, conflitos, motivações e impedimentos e entender qual é o produto ou serviço certo que poderá resolver isso.

Implicações – a terceira fase é o momento de conhecer as implicações, o que pode invalidar a venda. Isso ajuda a ter uma melhor dimensão do problema e a criar estratégias mais efetivas para resolvê-lo.

Necessidades – É quando o vendedor deve agir de forma inteligente e assertiva, criar soluções para transpor as implicações, para atender no alvo as expectativas do cliente e passar à etapa de fechamento da negociação.

2 – Cross Selling

Consiste em oferecer a um “velho” cliente, no momento de fechar a venda, um produto ou serviço que complemente sua compra principal.  Exemplo: sua empresa trabalha com vendas de roupas. Um cliente que já comprou roupas anteriormente, retornou para comprar novas peças. Aproveite o momento para oferecer acessórios que ele possa usar com as novas peças de roupa. Se ele comprou uma calça, que tal oferecer um cinto? Se ele comprou um terno, que tal oferecer abotoaduras?

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3 – Up Selling

Este tipo de venda objetiva o fechamento de um valor maior. A Up Selling é uma técnica indicada para vendas que envolvam produtos de alto valor ou quando o vendedor mostra ao potencial cliente produtos ou serviços de alto padrão. Para esta estratégia entram vendas que envolvam produtos mais caros e mais luxuosos e que tem um preço bem mais elevado com um custo-benefício maior também. Exemplo: mansões e carros de luxo.

Uma dica extra que deixo aqui é: invista na capacitação de seus colaboradores. Incentive-os a fazer cursos que podem contribuir com as habilidades destes profissionais. Um excelente investimento é a formação Coaching Vendas Training. Esta formação capacita vendedores a serem excelentes negociadores, além de promover melhorias nas formas de atendimento. Quem participa do CVT também capacita seus participantes a:

  • Tomar decisões com mais agilidade e precisão
  • Serem mais motivados
  • Desenvolver a autoliderança
  • Ouvir os clientes na essência
  • Serem mais empáticos em seus atendimentos

 

Agora que você conhece técnicas de vendas e atendimento ao cliente, avalie quais delas você pode incorporar ao seu negócio ou mesmo em sua equipe para maximizar seus resultados. Muitas vezes, o crescimento da receita da empresa depende apenas de treinamento e da implantação de novas estratégias de negociação e vendas. Esteja atento a isso e lucre mais!

Espero que este conteúdo contribua de maneira verdadeiramente positiva e poderosa com o crescimento da sua empresa, querida pessoa. Que você e seus colaboradores consigam resultados cada vez mais extraordinários. Agora, me conte: qual das técnicas de vendas são aplicadas em sua empresa? Quais os resultados obtidos? Utilize o espaço abaixo para compartilhar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de maneira positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

 

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