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Técnicas de Como Combater o Estresse

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Angela Waye/Shutterstock Para combater o estresse é fundamental liberta-se do excesso de cobranças e responsabilidades

Todos nós, em algum momento, já nos sentimos estressados e cansados da rotina diária, seja do trabalho ou mesmo no que tange os nossos compromissos pessoais.  Isso é normal quando são eventos isolados, porém vira um ponto de atenção quando a sensação de estafa se torna uma presença constante em nossa vida.

O estresse diminui nossa flexibilidade e nos torna pessoas mais agressivas, ansiosas e inconstantes emocionalmente. Além disso, ele prejudica nossas relações interpessoais e a nossa saúde física e emocional como um todo, o que resvala em nossa carreira e nas relações familiares e sociais.

Daí surge aquelas perguntas que não querem calar – Como combater o estresse? Existe uma forma ideal de lidar com ele? O que podemos fazer, na prática, para eliminar este transtorno de nosso dia a dia? As dúvidas são as mais variadas, entretanto, existem sim, técnicas e métodos efetivos que podem nos ajudar a lidar com os sintomas e a eliminar de vez o estresse.

Dicas para Aliviar o Estresse do Dia a Dia

Viva o Tempo Presente – O ser humano tem o hábito de se preocupar demais com o futuro e criar uma infinidade de imagens mentais que, na maioria das vezes, não existe e nem existirá e que apenas nos deixam ansiosos. Por isso, evite fazer projeções exageradas e aproveite para viver o seu aqui e agora.

Perdoe-se Mais – Todo mundo erra, inclusive você, então, nada de ficar remoendo suas falhas e nervoso a cada vez que se lembra de um erro. Permita-se aprender com seus erros, a filtrar os aprendizados e a deixar de lado as punições mentais que só te martirizam.

Saiba Dizer Não – Nenhum de nós consegue dar conta de tudo e agradar a todos, por isso, evite sobrecargas desnecessárias e permita-se dizer não para o excesso de trabalho, demandas ou responsabilidades. Divida com seus colegas as tarefas; do mesmo modo, divida com seu cônjuge as responsabilidades do casal e aprenda a expor sua opinião. Lembre-se que nem sempre se calar ajuda a resolver um problema, pois na maioria das vezes, só o complica mais.

Desconecte-se – Separe um tempo em seu dia para ter seu ritual de relaxamento e desconectar-se de coisas, pessoas e sentimentos que estressam você (celular, email, mágoas, trânsito). Pode ser em seu carro ouvido suas músicas preferidas ao voltar para casa, durante um banho relaxante, cozinhado, vendo um bom filme, se exercitando ou fazendo pequenas sessões de meditação no trabalho, por exemplo. Se dê um tempo para aliviar a tensão.

Saia da Rotina – A repetição contínua dos mesmos hábitos e comportamentos só ajuda a potencializar nosso estresse. Permita fazer novos caminhos para o trabalho, observar coisas diferentes no trajeto, viajar nos finais de semana, conhecer novos lugares, aprender sobre novos assuntos e estar sempre em movimento. Por mais simples que possa parecer, estas são pequenas atitudes que nos ajudam a desestressar.

Aproveite estas dicas poderosas, repense o seu dia a dia e os seus comportamentos atuais. Será que você não está acumulando funções demais? Será que não está se cobrando muito e dando pouca atenção para as coisas simples e necessárias que também nos trazem bem-estar e felicidade?

Pense nisso e ouse ter uma vida menos estressada e muito mais feliz!

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