Profissionais felizes depois de ter muitas ideias no brainstorming

Mangostar/Shutterstock O brainstorming é uma troca de ideias que ajuda a construir resultados extraordinários

O Brainstorming é uma técnica muito conhecida nos meios de gestão de pessoas e liderança que pode ser utilizada no processo de cocriação desenvolvido no Coaching Group. A partir de uma técnica que pode ser individual ou grupal, o brainstorming tem como finalidade solucionar problemas específicos, desenvolver novas ideias e projetos, bem como juntar diversas informações com o propósito de estimular o pensamento criativo dos indivíduos, a partir de três premissas, são elas:

  • Ausência de julgamentos, críticas e autocríticas;
  • Todas as ideias são aceitas e respeitadas;
  • Incentivar o grupo a liberar toda sua criatividade, sem barreiras e restrições para alcançar o objetivo final.

O Que é o Brainstorming?

Seguindo, literalmente, o significado que o termo brain­storming transmite, essa técnica busca gerar uma tempestade mental de ideias (se você fez a formação do PSC sabe que chamamos carinhosamente de “toró de parpite”). Imagine uma garrafa de água com gás ou refrigerante após ser agitada, cheia de bolhas, todas efervescentes, loucas para sair. Pen­sou? Agora pense que o refrigerante ou a água com gás é a sua cabeça, e as bolhas são suas ideias. Uma tempestade de ideias, de insights estimulando sua criatividade ao máximo!!

Esse momento é extraordinário, uma sensação incrível, pois você pode ver que de dentro da sua cabeça pode sair ideias maravilhosas, inovadoras que podem revolucionar toda a sua forma de viver. Quando esse processo é desen­volvido em grupo, a explosão de ideias é ainda maior, pois cada pessoa tem uma vivencia de vida diferente, uma forma diferenciada de ver o mundo, conhecimentos teóricos dis­tintos e isso tudo propicia que sejam apresentadas olhares de diversas perspectivas.

O Processo de Cocriação Por meio do Brainstorming

Importante: a cocriação não nasce apenas da exclusão de um grupo de ideias e a aprovação de outras. A cocriação nasce da junção de uma ideia com outra ou da ideia que, embora tenha sido descartada foi fundamental para que alguém tivesse o insight de uma próxima ideia – melhorada e, por conseguinte aprovada. É assim que se “cria com”.

Essa é a grande riqueza da dinâmica de brainstorming e da cocriação é justamente reunir seres de luz distintos pensando em prol de um objetivo comum, e perceber que através de um pensamento conjunto vocês podem desenvolver melhor.

Entretanto, é necessário se ter em mente que nenhuma informação é irrelevante, ou que qualquer ideia é absurda ou irreal de­mais, pois de uma forma ou de outra uma ideia sempre pode auxiliar no desenvolvimento de outra ideia, ou auxiliar na solução de problemas, seja para mostrar um possível caminho para trilhar ou quais caminhos devemos evitar.

PSC

Para que a cocriação seja efetiva e que se crie um campo relacional é fundamental que todos os coachees participantes estejam no mesmo patamar, sem discrepâncias e distinção entre eles, todos são importantes e fundamentais nesse ambiente. Nesse processo é de fundamental importância que todas as pessoas se sintam entrelaçadas energicamente, compartilhando através do estado de atenção focada toda sua energia.