Voltar

Vantagens da Técnica Pomodoro para estudar

Publicado em | 0 comentários
Técnica Pomodoro

Peliken/Shutterstock Conheça a técnica Pomodoro e seus benefícios!

Desenvolvida nos anos 80, pelo italiano Francesco Cirillo, a Técnica Pomodoro foi criada com o intuito de otimizar o tempo de trabalho e torná-lo mais produtivo. O método consiste em fazer intervalos, pausas de 25 em 25 minutos, para descansar a mente e potencializar o processo de desenvolvimento das tarefas ou mesmo os aprendizados durante os estudos.

Embora não tenha nada a ver com comida, segundo sua história, o nome foi inspirado num modelo de cronômetro em forma de tomate (pomodoro), muito famoso na cultura italiana. Este marcador de tempo regula o período em que um prato fica pronto, por isso, esta mesma lógica também passou a ser usada como um sistema para cronometrar a realização de determinada tarefa.

No dia a dia dos estudantes, a quantidade de conteúdos para estudar e aprender é imensa e, isso aumenta ainda mais no período pré-vestibular. Por isso mesmo é importante contar com ferramentas como a técnica Pomodoro que ajuda muito neste importante processo de aprendizado.  Vamos então ver como funciona esta metodologia para que você possa avaliar se é mesmo o modelo ideal para você!

Técnica Pomodoro – Passo a Passo

  1. Defina suas demandas (Exemplo – aprender uma matéria, fazer uma atividade, corrigir um problema…);
  2. Marque no temporizador/cronômetro 25 minutos;
  3. Defina a tarefa pela qual vai iniciar;
  4. Em seguida ligue o relógio e comece a trabalhar nas tarefas durante este período. Caso seja interrompido, anote o motivo e em seguida volte ao trabalho. Tente manter o foco!
  5. Quando o alarme tocar, marque a lista de tarefas cumpridas;
  6. Se conseguir realizar menos de quatro atividades, pare de 3 a 5 minutos;
  7. Se realizar mais de cinco demandas/marcações faça uma pausa de 15 a 30 minutos para descansar.

Para que a Técnica Pomodoro surta o efeito desejado é importante definir as metas diárias com bastante clareza, para que assim, o estudante possa priorizar as matérias conforme sua necessidade, ou seja, estudar os temas de acordo com seu planejamento de estudos e com o resultado objetivado.

Muitas ferramentas de gerenciamento do tempo e do trabalho como, por exemplo, o ClockWork Tomato, seguem uma lógica parecida com o método Pomodoro e são usadas pelas empresas para ajudar a gerenciar as tarefas dos seus funcionários e otimizar o prazo de execução das mesmas.   Por fim, se você também busca por um instrumento que auxilie você em seu processo de aprendizado e também na realização de suas tarefas diárias, considere usar a Técnica Pomodoro.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!