Trabalhar e estudar são duas tarefas complexas, pois demandam inteligência, atenção, concentração e disposição do corpo e da mente. É a partir do equilíbrio entre todos esses elementos que conseguimos agir com produtividade, estudando e executando todas as tarefas do dia, sem perder tempo.

Por falar em tempo, a gestão dele é essencial para que sejamos produtivos. Nesse sentido, precisamos compreender que o tempo de descansar e fazer pausas é tão importante quanto o próprio tempo de agir. É com base nessa filosofia que surgiu uma das mais populares técnicas de administração do tempo: o método pomodoro.

Neste artigo, você vai conferir o que é a técnica pomodoro, como ela é realizada e quais benefícios ela tende a oferecer. Para saber mais sobre o tema e ser mais produtivo ao estudar e trabalhar, é só continuar a leitura a seguir!

O que é a técnica pomodoro e como ela surgiu?

“Pomodoro” significa tomate, em italiano, e isso nos leva às origens desse método. Ainda que não tenha nada a ver com comida, segundo a história, o nome da técnica foi inspirado em um modelo de cronômetro em forma de tomate (pomodoro), muito famoso na cultura italiana. Esse marcador de tempo regula o período em que um prato fica pronto. Por isso, essa mesma lógica também passou a ser usada como um sistema para cronometrar a realização de determinada tarefa.

A técnica foi desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo, que, ao ingressar na universidade, desejava encontrar uma maneira de ser mais produtivo nos estudos. Para isso, ele pegou um timer de cozinha que tinha um formato de tomate e passou a programar sempre o período de 25 minutos para que ele pudesse estudar sem interrupções, fazendo uma breve pausa cada vez que o timer tocasse.

Cirillo percebeu que o sistema funcionava, pois ele identificou melhorias nos seus estudos a partir do uso da técnica. Batizado de Pomodoro, o método foi apresentado pelo estudante em 1992. Hoje em dia, ele se tornou uma importante ferramenta de gestão de tempo para o trabalho e para os estudos, sendo encontrada até mesmo em vídeos do YouTube, em websites e em aplicativos para smartphones.

Como funciona a técnica?

A Técnica Pomodoro foi criada com o intuito de aperfeiçoar a gestão do tempo de trabalho ou de estudos e torná-lo mais produtivo. O método consiste em fazer intervalos, ou seja, pausas de 25 em 25 minutos, a fim de descansar a mente e potencializar o processo de desenvolvimento das tarefas, ou mesmo os aprendizados durante os estudos.

PSC

No dia a dia dos estudantes, a quantidade de conteúdos para estudar e aprender é imensa, e isso fica ainda mais intenso no período pré-vestibular. Por isso mesmo, é importante contar com ferramentas como a técnica Pomodoro, que ajuda muito nesse importante processo de aprendizado.  Vamos, então, ver como funciona essa metodologia para que você possa avaliar se é mesmo o modelo ideal para a sua rotina! Confira os passos a seguir.

  1. Defina as suas demandas (por exemplo: aprender uma matéria, fazer uma atividade, corrigir um problema etc.);
  2. Marque no temporizador/cronômetro o período de 25 minutos;
  3. Defina a tarefa pela qual vai iniciar;
  4. Em seguida, ligue o relógio e comece a trabalhar nas tarefas durante esse período. Caso seja interrompido, anote o motivo e, em seguida, volte ao trabalho. Tente manter o foco. A ideia é dedicar-se 100% à atividade nesses 25 minutos;
  5. Quando o alarme tocar, marque a lista de tarefas cumpridas;
  6. Faça uma pausa de 5 minutos e, depois, inicie um novo ciclo produtivo de 25 minutos;
  7. Se realizar mais de 4 ciclos, faça uma pausa maior, de 15 a 30 minutos, para descansar.

Para que a Técnica Pomodoro surta o efeito desejado, é importante definir as metas diárias com bastante clareza, de modo que, assim, o estudante possa priorizar as tarefas conforme a sua necessidade, ou seja, estudar os temas de acordo com o seu planejamento de estudos e com o resultado objetivado.

Muitas ferramentas de gerenciamento do tempo e do trabalho, como o ClockWork Tomato, seguem uma lógica parecida com o método Pomodoro e são utilizadas pelas empresas para ajudar a gerenciar as tarefas dos seus funcionários e aperfeiçoar o seu prazo de execução.

Quais são os benefícios que a técnica oferece?

A técnica pomodoro parte de um princípio cientificamente comprovado: o de que a atenção humana tem um prazo, ou seja, ela diminui com o tempo de atividade, demandando descanso. Assim, todo período produtivo precisa conter pequenas pausas para que a pessoa possa descansar. Isso é primordial na recuperação das energias, tanto do corpo como da mente. Após essa breve pausa, será possível retomar o ritmo de estudo ou de trabalho, iniciando um novo ciclo de foco e atenção.

Outro aspecto que a técnica explora é o de foco total, o que vai ao encontro do “estado de flow”, que falamos aqui no IBC. O ideal é que, durante os 25 minutos produtivos, o indivíduo pense e aja 100% focado na atividade que estiver realizando, sem ocupar-se com distrações e sem permitir que o pensamento divague. Assim, essa técnica torna-se também um treino para que a pessoa desenvolva a sua capacidade de concentração em diferentes contextos da vida.

Em consequência desses benefícios, o método pomodoro, desde que seja adequadamente empregado, tende a aumentar a produtividade das pessoas, uma vez que organiza a rotina, evita a perda de tempo, favorece a concentração em médio prazo e ainda permite que a pessoa descanse o corpo e a mente para recuperar as suas energias. Sensacional, não é mesmo? Não é à toa que tantas pessoas, de diferentes idades e origens, têm aderido ao método para trabalhar e estudar.

E você, ser de luz, o que pensa sobre a técnica pomodoro? Já fez uso dela ou de algum outro método de gestão do tempo e produtividade? Então, contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!