Cérebro pensando em ideias

Mayrum/Shutterstock Conheças as técnicas de Feynman para acelerar seu aprendizado de forma simples e eficiente

Transformar coisas complexas em algo simples de entender, é uma habilidade desenvolvida por poucas pessoas, é um talento, os contos e as metáforas ajudam muito a simplificar assuntos complexos. Eu uso bastante essa técnica, quem me conhece ou já participou de algum curso ou me acompanha pela internet, já deve ter percebido esta característica em mim.

Recentemente eu recebi um artigo falando de um físico chamado, Richard Feynman, ganhador do prêmio Nobel da Física, em 1965, estudioso das questões de aprendizado. Achei muito interessante, pois falava justamente sobre como transformar explicações de coisas muito complexas em algo simples e fácil de entender. Na hora me identifiquei e decidi compartilhar suas premissas, ou seja, os fatores que segundo ele otimizam nosso aprendizado.

Conquiste resultados extraordinários através do Coaching!
Clique aqui e conheça mais sobre essa poderosa metodologia!

 4 Passos Simples Para Aprender o Que Quiser

Para Richard Feynman, há dois tipos conhecimento: Saber o nome das coisas e a outra em saber realmente saber algo. Segundo ele, a técnica para uma aprendizagem aprimorada, tendo como a mais válida é a segunda, ele criou quatro passos que vou mostrar agora para você:

1. Escolha um tema da sua preferência e comece a se dedicar a esse assunto

Em um caderno anote tudo que você já sabe sobre o assunto, posteriormente vá incluindo as curiosidades que for descobrindo, acrescente nessa lista as coisas novas que ao decorrer dos dias foi apreendendo sobre o assunto.

2. Escreva da maneira mais simples que conseguir

PSC

Use o seu lado criança nessa etapa, explicando da forma mais simples possível ou até mesmo lúdica. Escreva como se estivesse falando para uma criança, parece bobagem, mas é uma etapa muito importante dentro da técnica. Evite usar qualquer termo que remeta que você já sabe algo sobre o assunto. Use uma linguagem simples! Seja detalhista e escreva realmente tudo que sabe sobre o conceito que foi escolhido.

3. Retorne aos livros e pesquise mais sobre o tema

Na etapa dois você incluiu informações e é muito provável que algumas lacunas não tenham se conectado por completo. É o momento em que todos os dados devem fazer sentido para você, do aprendizado maior, caso perceba que ainda lhe falta alguma informação que lhe permita entender o assunto, volte aos livros e busque-a e só para quando realmente conseguir explicar o assunto de uma maneira que uma criança entenderia. Só então volte ao texto original e continue a escrever.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

4. Simplifique ainda mais e use temas aproximados para maior clareza do assunto

A revisão do tema e as analogias vão favorecer e deixar sua compreensão mais clara possível. Nesse passo, é importante ler em alta voz, escutar o que foi escrito, e simplificar ainda mais o tema. Caso perceba que o conceito precisa ser mais compreensível.

Ao ler em voz alta tente notar se a explicação em algum momento não ficou de fácil entendimento, caso isso aconteça é um sinal que algo precisa ser melhorado, e talvez alguma informação precisa se conectar melhor para que você consiga falar sobre o assunto. Com essa superdica eu tenho certeza que vai ficar mais fácil aprender o que você quiser. Faça teste e compartilhe comigo a sua experiência!