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A Técnica da Empatia: Entenda o que é Rapport

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Rapport e empatiaEm se tratando de um processo de Coaching muitos elementos são importantes para o alcance do sucesso. Um destes fatores primordiais para que um coach consiga criar um ambiente seguro, conectar-se com o seu cliente e apoiá-lo a chegar ao estado desejado, é o que chamamos de rapport.

Mas, afinal, você sabe o que é rapport?  

Esta é uma palavra de origem francesa, derivada do termo rapporter, que na tradução significa “trazer de volta”. No contexto de uma sessão de Coaching, o rapport representa criar conexão, gerar empatia, formar um campo relacional, oferecer apoio e segurança, num momento pleno de sintonia e alta frequência entre coach e coachee.

O rapport ajuda a criar uma troca equilibrada de informações, aumenta a confiança mútua e gera um estado maior de receptividade por parte do cliente. Por outro lado, se o coach não consegue desenvolver bem esta habilidade, dificilmente ele conseguirá alcançar empatia e abertura, o que comprometerá todo o sucesso do processo de Coaching.

A Comunicação que vai além das palavras

Esta ferramenta magnífica de comunicação vai muito além, uma vez que é capaz de extrapolar a linguagem verbal. Ao entrar em rapport criamos um campo de energia mágico, que permite, por alguns instantes, vivenciar a vida da outra pessoa. Com isso, podemos ver; ouvir; sentir e entender o outro, em sua essência maior, sem preconceitos e julgamentos.

Esta permissão para acessar a outra pessoa permite fazer uma leitura sistêmica dela, que compreende desde a postura corporal, o movimento de seus olhos, seus gestos e que permite, através destes sinais, uma compreensão maior de suas intenções, motivações, crenças, valores e visões de mundo.

Provido destas informações, o coach deve buscar entender seu cliente e, em hipótese alguma, tentar induzi-lo a fazer o que ele considera o certo. Como bem sabemos, as respostas estão e são do coachee e o nosso papel é apoiá-lo, com nossas técnicas e ferramentas, no alcance rápido e efetivo de suas metas, objetivos e resultados profissionais e pessoais.

Como criar o Rapport

De modo geral, para conseguirmos obter a empatia, seja num processo de Coaching, numa venda ou mesmo numa paquera, por exemplo, precisamos nos conectar visualmente a essa pessoa e, neste contato, é essencial que haja uma troca sinérgica.

Isso significa que todos os estímulos, sejam eles: físicos, gestuais, posturais, a intensidade da respiração, o timbre e o tom de voz precisam estar perfeitamente sintonizados ao dá outra pessoa para que o rapport seja feito.

Cada pessoa tem sua própria forma interagir, processar as informações e tempos distintos de conectar-se ao outro. Para iniciar uma conversa ou qualquer tipo de relacionamento, é preciso observar e encontrar as melhores maneiras de acessar o outro e se comunicar com ele.

Então, lembre sempre de se lembrar de nunca esquecer – Para ser efetivo em sua comunicação e potencializar o rapport, fique sempre atento a como você o seu coachee, cliente, parceiro, colega ou amigo se comunicam também.

Busque entender, respeitar e adaptar-se a estes modelos, isso favorecerá a abertura de um canal receptivo à interação e potencializará ainda mais seus resultados.

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