Supere suas Deficiências com Coaching

Lightspring Vença suas Deficiências com Coaching

Quais são as suas maiores limitações e deficiências? Em uma escala de 0 a 10 o quanto cada uma delas atrapalha ou prejudica a sua vida pessoal e profissional? O que você tem feito, efetivamente e na prática, para que se supere suas deficiências?

Todos nós possuímos limitações em diferentes áreas de nossas vidas que nos impedem de desenvolver todo o nosso potencial. Afinal de contas, nenhum de nós é perfeito e muito menos nasceu dotado de todas as características e habilidades existentes.

Mas, é importante lembrar que, mesmo com limitações, todos nós somos seres humanos extraordinários dotados de inteligência e motivadores capazes de nos influenciar e encorajar a vencer nossas fraquezas e deficiências para sermos indivíduos cada vez melhores seja no contexto pessoal, profissional, social ou mesmo emocional.

Coaching na eliminação de deficiências

Falta de atenção, desorganização, dificuldade de manter o foco, irresponsabilidade com horários, insegurança, medo, timidez, dificuldades de comunicação etc. Qualquer que seja a sua limitação ou impedimento quero te encorajar que é possível desenvolvê-las, superá-las e até mesmo eliminá-las com a ajuda da melhor e mais eficaz processo de desenvolvimento humano: o Coaching.

Ele nada mais é do que uma metodologia que tem como principal objetivo levar os indivíduos a alcançarem os seus objetivos de forma rápida, eficaz e permanente em qualquer contexto ou situação.

Trata-se da união de diversas ciências, ferramentas, técnicas e conhecimentos aplicados de forma intensa que podem trazer benefícios extraordinários e resultados inimagináveis quando realizados de forma excepcional, ou seja, com total vontade, disciplina e comprometimento do indivíduo envolvido no processo.

PSC

Um dos principais pontos em que o Coaching trabalha está exatamente na eliminação de deficiências através da identificação clara e precisa sobre os principais pontos positivos e negativos das pessoas, fraquezas e limitações e tudo aquilo que as tem impedido de avançar em qualquer momento ou contexto da vida.

Após a identificação dos pontos fortes e fracos começa-se um trabalho profundo de desenvolvimento em cada ponto reconhecido que carece de mudança. Posso garantir que os resultados obtidos vão muito além das expectativas, as carências são superadas e eliminadas tornando os indivíduos mais felizes, capazes e mais seguros em relação a suas vidas e atitudes.

Supere suas deficiências com as dicas de coaching:

Conheça algumas dicas de Coaching que ajudam na superação e eliminação de deficiências:

Roda da Vida – Trata-se de uma ferramenta muito utilizada nos processos de Coaching para mensurar o nível de satisfação e entusiasmo em diferentes contextos da vida humana dispostos da seguinte forma:

  • Pessoal: desenvolvimento intelectual, saúde, disposição e equilíbrio emocional;
  • Profissional: realização, propósito, recursos financeiros e contribuição social;
  • Relacionamentos: família, desenvolvimento amoroso e vida social;
  • Qualidade de vida: criatividade, hobbies, diversão, plenitude, felicidade e espiritualidade.

Essa ferramenta é importante porque, muitas vezes, não estamos satisfeitos com alguma área de nossa vida ou algum comportamento específico mas não sabemos como identificá-lo ou não sabemos a origem ou o contexto onde ele está inserido. A roda da vida dá abertura para uma profunda reflexão acerca de si mesmo e sua vida como um todo, analisando o que precisa ser melhorado ou melhor desenvolvidos.

Shazan – Trata-se de uma ferramenta que consiste em 3 ou mais questionamentos que se cruzam  em direção a um significado maior, em direção da identificação das deficiências que precisam ser trabalhadas na vida dos indivíduos. Estes questionamentos estão ligados a 3 perguntas principais:

  • Quais foram os três melhores momentos, fases ou situações da sua vida?
  • Quais foram os três piores momentos, fases ou situações da sua vida?
  • Se pudesse voltar no tempo qual destes momentos você mudaria?

O shazam pode auxiliar a identificação de limitações principalmente no caso de indivíduos que buscam auxílio do Coaching para sanar carências emocionais que não foram identificadas de onde surgiram.

Perguntas Poderosas – Trata-se de uma série de questionamentos que levam os indivíduos a realizarem um feedback sobre suas vidas e suas atitudes. Esta é uma ferramenta fundamental, isso porque é muito fácil falar e refletir sobre nossas qualidades mas quando questionamos e refletimos em nossas fraquezas a visualização do que precisa ser melhorado se torna mais clara e compreensível.

Confira alguns exemplos de perguntas poderosas realizadas no contexto de auto feedback de pontos fortes e de melhoria:

  • Quais são os meus maiores pontos fortes e qualidades?
  • Quais são minhas maiores limitações ou defeitos?
  • O que preciso melhorar em minha vida?
  • Quais são as competências e habilidades que estão faltando para me tornar uma pessoa, um profissional, um colaborador, um amigo e um ser humano melhor?
  • O que posso fazer hoje, efetivamente e na prática, para melhorar o meu comportamento?
  • Quais são as atitudes que tem me sabotado no dia a dia?

E você, quais outras dicas considera importantes para superar deficiências? Compartilhe comigo o seu comentário e lembre-se de compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.