Superando o nepotismo com coaching

Rawpixel.com Como superar o nepotismo no trabalho

Segundo o dicionário a palavra nepotismo significa o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos; concessão de privilégios ou cargos a parentes; favoritismo excessivo dado a parentes ou amigos por pessoa com boa posição.

Ele nada mais é do que o ato de contratar pessoas com algum grau de parentesco ou indicação para a sua empresa sem que elas realmente possuam as competências, conhecimento e formação necessária para ocupar a função para a qual foi recrutada.

É o que acontece nas empresas familiares onde boa parte dos membros de uma mesma família ocupam cargos de grande hierarquia sem possuir capacitação técnica e comportamental para isso.

Esta prática pode ser um “tiro no pé” para muitas empresas e organizações visto que se as ocupações não forem feitas de forma satisfatória ou se os resultados almejados não forem efetivamente garantidos podem prejudicar o alcance das metas corporativas bem como sua lucratividade. Além disso, a contratação, mesmo que imprópria, é de difícil e complicado desfecho porque há um laço familiar ou afetivo que impede tal ação.

Quer um exemplo claro de como isso funciona na prática? Suponhamos que você tenha uma empresa e precise contratar algum profissional para a área financeira e a sua mãe (que teoricamente não tem nada a ver com a empresa) te pede que contrate um primo que não possui uma formação específica para a área administrativa.

Mesmo assim você resolve contratá-lo na esperança de que esta seja uma atitude favorável para os bons resultados do seu negócio. Depois de algum tempo você percebe que aquela foi uma escolha equivocada, que o seu “primo” não atendeu suas expectativas muito menos da empresa e você não sabe como poderá dispensá-lo sem que isso afete e comprometa o seu laço afetivo e familiar com ele.

PSC

Esse é exatamente o grande perigo que o nepotismo oferece e por isso deve ser combativo a todo custo em qualquer situação. É importante ter em mente que não se deve misturar relações familiares ou pessoais com as empresariais, pois isso pode comprometer o sucesso do seu negócio.

Eliminando o nepotismo com o auxílio do Coaching

Apesar de ser uma prática não recomendada por muitos profissionais da gestão de pessoas o nepotismo ainda acontece com mais freqüência do que imaginamos principalmente em cargos públicos ou políticos.Nestas situações o Coaching, eficiente metodologia aceleradora de resultados pode ser um aliado eficaz.

Isso porque o Coaching poderá ser trabalhado e aplicado de duas maneiras importantes: para desenvolver habilidades e competências do profissional para ver se ele possui a capacitação adequada para desempenhar o cargo ou para desenvolver nele e nos gestores a própria compreensão de que essa escolha poderá prejudicar na só a empresa, que consequentemente não atingirá os resultados esperados, como para o próprio colaborador que não terá um crescimento profissional garantido já que não possui competências e nem formação para tal função

Dicas de Coaching para superar o nepotismo.

Confira algumas dicas e ferramentas de Coaching que podem auxiliar na superação e eliminação do nepotismo. Confira:

·         Avaliação 360º

Trata-se de uma ferramenta altamente eficaz para avaliar o grau de conhecimento e comprometimento de um profissional ou liderança por seus subordinados, colegas e superiores com o intuito de melhorar a performance do profissional submetido ao processo.

Este exercício é realizado através de um questionário feito de forma manual ou digital onde todos os envolvidos opinam sobre o desempenho do profissional em questão seguindo diversos critérios como: competências técnicas, comportamentais, resultados etc.

Através da avaliação 360º é possível avaliar se o nepotismo pode beneficiar ou prejudicar a empresa. Se o resultado for negativo, é hora de deixar a relação de amizade de lado e pensar no futuro do seu negócio.

·         Coaching Assessment

Trata-se de outra poderosa ferramenta de coaching para mapear perfis e tendências comportamentais para avaliar se o contratado através da prática do nepotismo possui alguma característica ou pode desenvolver para estar na função pela qual foi recrutado. É importante lembrar que este processo pode ser aplicado em qualquer área e em qualquer tipo de seleção também.

O coaching assessment é realizado através de um questionário de múltipla escolha que fornece uma análise detalhada sobre o comportamento, perfil, características, pontos fortes e de melhoria do profissional. A partir daí é  possível verificar e mostrar para o colaborador se ele realmente está apto a ocupar a sua função.

E você, já presenciou ou já viveu alguma experiência onde houve a prática do nepotismo? Como foi essa experiência? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento. E lembre-se de sempre se lembrar de curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais.