A capacidade de uma equipe atingir resultados cada vez melhores é diretamente proporcional ao seu nível de sinergia. Esse senso de coletivo é promovido por meio de valores primordiais e indispensáveis para o alto desempenho do time, entre eles: colaboração, confiança, transparência, empenho, comprometimento, iniciativa e foco nas metas e objetivos almejados.

Porém, uma equipe desmotivada impacta diretamente na queda de resultados ao fim do mês. Essa desmotivação pode ser ocasionada por inúmeras razões que criam um ambiente negativo e desagradável de se trabalhar, mas que podem ser combatidas nas empresas de diversas maneiras.

BENEFÍCIOS DAS DINÂMICAS DE GRUPO NAS EMPRESAS

Uma excelente maneira de manter os seus colaboradores motivados ocorre por meio de dinâmicas de grupo. Dinâmicas de motivação no trabalho são capazes de despertar no funcionário a vontade de dar o seu melhor pela carreira e pela empresa.

Sentir-se bem no emprego é um grande ponto positivo, e essas atividades procuram justamente fazer com que o colaborador se sinta à vontade naquele lugar. Além disso, essas dinâmicas se mostram muito efetivas para a maximização da fluidez entre os integrantes e para a potencialização dos resultados em geral. Confira os principais benefícios das dinâmicas do tipo:

  • Melhoria significativa no relacionamento interpessoal;
  • Compreensão mútua dos diferentes perfis entre os integrantes;
  • Desenvolvimento da comunicação eficaz e objetiva;
  • Promoção da qualidade de vida no ambiente organizacional;
  • Maximização do engajamento, da motivação e da produtividade;
  • Aceleração de resultados em curto espaço de tempo;
  • Aumento da satisfação dos colaboradores e consequente redução na rotatividade.

Além disso, as dinâmicas de integração de grupo promovem a união da equipe, o que é algo valioso. Esses momentos levam os participantes a identificarem-se com os seus colegas, além de conhecerem-se melhor uns aos outros e de criarem laços de amizade. Como consequência, o expediente se torna mais agradável e com grandes melhorias concedidas ao próprio rendimento do profissional.

CONHEÇA ALGUMAS SUGESTÕES PARA MOTIVAR A SUA EQUIPE

Na sequência, você vai conferir alguns exemplos de dinâmicas de grupo que podem ser realizadas nas empresas, a fim de promover os benefícios citados acima.

1. DINÂMICA: “CARTA A SI PRÓPRIO”

PSC

Essa dinâmica tem como objetivos a automotivação, o levantamento de expectativas individuais, o compromisso consigo mesmo, a autopercepção, o autoconhecimento, a sensibilização e a reflexão.

Materiais: envelope, papel e caneta.

Procedimento: cada um dos participantes escreve uma carta para si mesmo, como se fosse enviá-la ao seu melhor amigo. Entre os assuntos abordados, deve-se falar sobre como se sente no momento, o que espera das suas próximas semanas e como pensa que estará pessoal e profissionalmente dali a 30 dias. A empresa deverá, então, endereçar as cartas aos seus funcionários, agendando a entrega para dali a 45 dias.

2. DINÂMICA: “CONSTRUINDO UMA FOGUEIRA”

A dinâmica da fogueira tem o intuito de mostrar a importância do trabalho em equipe, motivando os participantes à integração.

Material: palitos de sorvete ou de dente.

Procedimento: separe os participantes em grupos de, pelo menos, 5 componentes. Entregue a cada grupo um punhado de palitos e peça que façam uma fogueira. Cada equipe pode pegar palitos dos outros grupos, mas deverá proteger os seus.

O líder da brincadeira deve observar a dinâmica para, depois, apontar quem fez o quê em cada grupo, ressaltando os que tentaram fazer tudo sozinhos, os que ficaram só olhando, os que foram tentar pegar palitos dos outros grupos por iniciativa própria e os que souberam liderar e delegar tarefas igualmente. A mensagem é que todas essas atitudes fazem parte da rotina do trabalho em equipe, e cada um deve analisar a si mesmo, avaliando os seus pontos fortes e os pontos que precisam de melhoria.

3. DINÂMICA: “OBJETO PESSOAL”

A dinâmica do objeto pessoal estimula a confiança, a motivação e o comprometimento.

Material: um objeto pessoal.

Procedimento: solicite aos membros do grupo que tragam das suas respectivas residências qualquer objeto que tenha um grande valor emocional. Em seguida, faça um sorteio, simulando um amigo secreto, e promova a troca dos objetos.

O coordenador deve estabelecer um período para que cada um guarde o objeto do outro com muito zelo e troque bilhetes, motivando-os a descobrir segredos sobre o colega e o objeto. Na data marcada, os pertences serão devolvidos aos seus donos, e cada um deve contar ao seu colega o que descobriu do outro a partir do objeto, destacando o cuidado especial que teve com o objeto.

4. DINÂMICA DA APRESENTAÇÃO

A dinâmica da apresentação tem o objetivo de fazer com que os membros de uma equipe, que já trabalha em conjunto há tempos ou que acabou de ser formada, conheçam-se uns aos outros melhor. Trata-se de uma dinâmica simples, mas que pode estreitar laços, tirar dúvidas e promover amizades.

Material: uma bola leve, que possa ser jogada entre os colegas dentro da empresa.

Procedimento: reúna a equipe (o ideal é que não tenha mais do que 15 pessoas) e peça a todos que formem um círculo, permanecendo em pé e virados para o lado de dentro. Uma pessoa inicia a dinâmica com a bola em mãos e faz uma pergunta, jogando a bola a quem deve respondê-la. Exemplos de perguntas:

  • Qual é o seu nome?
  • Qual é o seu cargo?
  • Quais são os seus hobbies?
  • De onde você é?
  • Qual é o seu maior defeito/qualidade?
  • O que você prefere: X ou Y?

Quem pegar a bola deve responder à pergunta que foi feita e fazer uma nova pergunta, jogando a bola para outra pessoa, e assim por diante. É importante que todos participem ao menos uma vez da dinâmica, que pode se estender de acordo com a disponibilidade de tempo. Se desejar, o mediador da dinâmica pode definir um tema específico para as perguntas (exemplo: infância, carreira etc.).

As dinâmicas de grupo são atividades práticas, que afastam momentaneamente os profissionais das empresas das suas atividades e problemas. Isso ameniza um pouco o estresse e promove outros benefícios, como: motivação, integração, descontração e aprendizados específicos.

E você, ser de luz, o que pensa sobre as dinâmicas de grupo? Já participou de alguma delas no seu ambiente de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Copyright: 616775657 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jpwallet