Voltar

Dinâmicas de Grupo – Trabalho em equipe com motivação

Publicado em | 0 comentários
dinamica de grupo

Colaboradores motivados visando o crescimento da equipe e da empresa
Créditos da Imagem: Depositedhar Via: Depositphotos

A capacidade de uma equipe atingir resultados cada vez melhores é diretamente proporcional ao seu nível de sinergia. Este senso de coletivo é promovido por meio de valores primordiais e indispensáveis para o alto desempenho do time, entre eles: colaboração, confiança, transparência, empenho, comprometimento, iniciativa e foco nas metas e objetivos almejados.

Porém, uma equipe desmotivada impacta diretamente na queda de resultados ao final do mês. Essa desmotivação pode ser ocasionada por inúmeras razões, que podem ser combatidas dentro da empresa de diversas maneiras, além de criar um ambiente negativo e desagradável de se trabalhar.

Uma excelente maneira de manter seus colaboradores motivados é por meio de dinâmicas. Dinâmicas de motivação no trabalho são capazes de despertar no funcionário a vontade de dar seu melhor pela carreira e empresa. Se sentir bem no emprego é um grande ponto positivo, e essas atividades procuram justamente fazer com que o colaborador se sinta a vontade naquele lugar. Além disso, essas dinâmicas se mostram muito efetivas para a maximização da fluidez entre os integrantes e potencialização de resultados gerais.

BENEFÍCIOS DAS DINÂMICAS DE GRUPO

  • Melhoria significativa no relacionamento interpessoal;
  • Compreensão mútua dos diferentes perfis entre os integrantes;
  • Desenvolvimento da comunicação efetiva;
  • Promoção da qualidade do ambiente organizacional;
  • Maximização do engajamento, motivação e produtividade;
  • Aceleração de resultados em curto espaço de tempo;
  • Aumento da satisfação dos colaboradores e redução de turnover.

Além disso, as dinâmicas de integração de grupo promovem a união da equipe, que é algo valioso, e esses momentos levam os participantes a se identificarem com seus colegas, além de conhecerem melhor uns aos outros e criar laços de amizade. Como consequência, o expediente se torna mais agradável e com grandes melhorias ao rendimento do profissional.

Conheça algumas sugestões para motivar a sua equipe:

DINÂMICA: “CARTA A SI PRÓPRIO”

Esta dinâmica tem como objetivo a automotivação, levantamento de expectativas individuais, compromisso consigo mesmo, autopercepção, autoconhecimento, sensibilização e reflexão.

Material: Envelope, papel e caneta.

Procedimento: Cada um dos participantes escreve uma carta para si mesmo, como se fosse enviá-la a seu melhor amigo. Entre os assuntos abordados, deve-se falar sobre como se sente no momento, o que espera das suas próximas semanas e como pensa que estará pessoal e profissionalmente dali a 30 dias. A empresa deverá, então, endereçar as cartas aos seus funcionários, agendando a entrega para dali a 45 dias.

DINÂMICA: “CONSTRUINDO UMA FOGUEIRA”

A dinâmica da fogueira tem o intuito de mostrar a importância do trabalho em equipe, motivando-os à integração.

Material: Palitos de sorvete ou de dente

Procedimento: Separar os participantes em grupos de, pelo menos, cinco componentes. Entregue a cada grupo um punhado de palitos e peça que façam uma fogueira. Cada equipe pode pegar palitos dos outros grupos, mas deverá proteger os seus. O líder da brincadeira deve observar a dinâmica para depois apontar quem fez o quê em cada grupo, ressaltando os que tentaram fazer tudo sozinhos, os que ficaram só olhando, os que foram tentar pegar palitos dos outros grupos por iniciativa própria e os que souberam liderar e delegar tarefas igualmente. A mensagem é que todas estas atitudes fazem parte da rotina do trabalho em equipe, e cada um deve analisar a si mesmo, avaliando seus pontos fortes e pontos que precisam de melhoria.

DINÂMICA: “OBJETO PESSOAL”

A dinâmica do objeto pessoal estimula a confiança, motivação e comprometimento.

Material: Um objeto pessoal

Procedimento: Solicitar ao grupo que traga de sua residência qualquer objeto que tenha um grande valor emocional. Fazer um sorteio, simulando um amigo secreto, e fazer a troca de objetos. O coordenador deve estabelecer um período para que cada um guarde o objeto do outro com muito zelo e troque bilhetes, motivando-os a descobrir segredos sobre o colega e o objeto. Na data marcada, os pertences serão devolvidos a seus donos, e cada um deve contar a seu colega o que descobriu do outro a partir do objeto, destacando o cuidado especial que teve com o objeto.

Esse texto foi útil pra você? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!