pessoa-ruim-lidar

Sou uma Pessoa Ruim? Quais Comportamentos Podem Definir Isso? Você Pode Melhorar!

Por: José Roberto Marques | Blog | 11 de julho de 2018

Se em algum momento da sua vida já se fez o seguinte questionamento: “sou uma pessoa ruim?”, saiba que não está só. É natural ter dúvidas em relação a si mesmo, principalmente quando se está passando por um processo de mudanças e descobertas. Além disso, saiba que, independente das atitudes que tenha tido no passado, sempre é possível repensá-las e buscar evoluir. Afinal, é o desejo de querer fazer o bem que faz com que alguém se torne, de fato, uma boa pessoa.

Como Saber Se Sou uma Pessoa Ruim?

Em uma escala de 0 a 10, o quanto se considera uma pessoa ruim? Saiba que, se esse questionamento já passou pela sua cabeça, é um grande sinal de que não é uma má pessoa, pois, se fosse, certamente não teria esse tipo de preocupação. Entretanto, é interessante que se atente às razões que te levaram a ter essa dúvida, pois elas podem te mostrar pontos do seu comportamento que precisam ser trabalhados e melhorados, pelo seu próprio bem e daqueles com os quais convive.

Sentir inveja ao invés de se alegrar com os êxitos dos outros, fazer fofoca, desejar que algo negativo aconteça a alguém são exemplos de atitudes ruins, mas que não significam, necessariamente, que uma pessoa seja má. Na grande maioria dos casos, aqueles que sentem algumas dessas coisas o fazem por conta de conflitos internos, como é o caso da insegurança e da baixa autoestima.

Desse modo, se você tem essa preocupação e sente receio de ser uma pessoa má, é sinal de que não é, porque comportamentos isolados não são capazes de resumir toda a grandiosidade da sua essência. Contudo, não basta apenas não querer ser ruim, é necessário utilizar esse sentimento como uma mola propulsora para que seus pensamentos, palavras e atitudes sejam sempre voltados para o bem.

7 Dicas Poderosas Para Ser uma Pessoa Melhor

O fato de estar fazendo a leitura deste artigo já é uma grande prova de que dentro de ti há o desejo de ser uma pessoa cada vez melhor. Então, mantenha esse foco e coloque as dicas a seguir em prática, pois assim estará seguindo por um caminho que irá te aproximar cada vez mais da bondade, do equilíbrio e da felicidade.

1 – Conheça a Ti Mesmo

Se você deseja mudar qualquer aspecto do seu comportamento, o primeiro passo deve ser sempre procurar se conhecer melhor. Por mais que pareça óbvio que já se conheça, saiba que muitos indivíduos não têm real consciência em relação a quem são verdadeiramente. Portanto, procure sempre manter diálogos internos, para que se questione em relação aos seus valores e à sua essência e os utilize como guia para tomar decisões e seguir em frente no caminho que deseja trilhar.

2 – Seja Honesto em Suas Palavras e Ações

A honestidade é uma qualidade comum às pessoas boas que é expressada através de atitudes e palavras. Vale lembrar que ser honesto é completamente diferente de ser rude e mal-educado e é perfeitamente possível dizer a verdade de maneira gentil. Em muitos casos, ser um indivíduo íntegro envolve abrir mão de obter certos tipos de vantagens, mas ainda assim vale a pena, pois ter uma consciência tranquila e saber que suas ações não estão prejudicando ninguém é algo que não tem preço.

3 – Assuma as Suas Responsabilidades

Cada pessoa deve assumir as suas próprias responsabilidades ao invés de buscar culpados para usar como argumento pelos erros que comete. Dessa maneira, se agir de forma inadequada em relação a alguém, reconheça a sua falha ao invés de culpá-la por isso. Lembre-se sempre que ser bom não significa ser perfeito, afinal estamos falando de seres humanos, que são falhos por natureza, mas sim de ter a bondade como um objetivo maior e de assumir quando agir de maneira contrária em relação a ele.

4 – Aprenda a Lidar Com as Suas Emoções

O ser humano é movido por emoções e, por essa razão, aprender a lidar com elas é fundamental para que tenha controle sobre o próprio comportamento e evite agir de forma contrária aos seus valores e crenças. Desenvolver a inteligência emocional irá permitir que tenha mais empatia, o que te levará a refletir antes de tomar atitudes que impactem terceiros, pois saberá se colocar no lugar deles e se ver naquela mesma situação.

5 – Saiba Perdoar Aqueles Que Te Magoarem

Como disse anteriormente, ser bom não é sinônimo de perfeição, simplesmente porque seres humanos estão sujeitos a falhar. Nesse sentido, para não ser uma pessoa ruim, é essencial que reconheça esse fato e saiba perdoar aqueles que vierem a te magoar. É claro que é natural ficar chateado e se decepcionar, mas evite que esses acontecimentos te levem a conservar sentimentos ruins dentro de si. Ao exercer o perdão estará se libertando dos ressentimentos e abrindo espaço em seu coração para o amor.

6 – Dê Atenção Para as Pessoas Que Ama

Para ser uma boa pessoa não basta evitar ter atitudes negativas, é importante que procure ser sempre o melhor que puder, para si e para aqueles que ama. Dessa forma, comece a se atentar para a atenção que tem dado aos seus entes queridos. Sempre que tiver a oportunidade de estar ao lado deles, evite olhar para o relógio, deixe o celular de lado e viva na essência aquele momento especial, dedicando toda a sua atenção para ouvir o que eles têm a dizer.

7 – Respeite as Diferenças e Aprenda Com Elas

Por fim, é fundamental que saiba respeitar as diferenças e aprenda a apreciar a pluralidade do mundo em que vivemos. Afinal, ninguém precisa concordar com as opiniões dos outros para respeitá-los. Além disso, ao conviver pacificamente com indivíduos que pensam diferente de você terá a oportunidade de ampliar os seus conhecimentos e as suas habilidades sociais e emocionais, o que certamente trará diversos benefícios para a sua vida.

Espero que este artigo tenha feito você refletir a respeito do seu comportamento e sirva como um incentivo para que procure ser uma pessoa cada vez melhor. Lembre-se que você pode ser o que quiser e apenas o fato de desejar ser uma boa pessoa já é um excelente sinal de que está no caminho certo.

 

Copyright: 302679401 – https://www.shutterstock.com/pt/g/esb%20professional